quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A biblia ecumênica fala contra o ecumenismo




Segundo o Dr Augustus Nicodemus, líder presbiteriano, o movimento ecumênico:
“É a tentativa de aproximar as grandes e diferentes religiões do mundo. Essa aproximação vai desde cooperação em missões e ação social e política, até união e fusão de credos. A iniciativa tem sido principalmente de órgãos protestantes. O maior deles é o Concílio Mundial de Igrejas (CMI).
A filosofia que permite o CMI fazer esta tentativa é o pluralismo. Como o nome já indica, essa filosofia defende a pluralidade da verdade, ou seja, que não existe uma verdade absoluta, mas sim verdades diferentes para cada pessoa. Esse conceito é ambíguo, mas definitivamente já faz parte integrante da nossa cultura presente. Ele acredita que seja possível o relacionamento de pessoas com crenças e ideologias diferentes, sem que um tenha de sujeitar suas convicções ao domínio do outro. A idéia de converter alguém às suas próprias convicções é politicamente incorreto. A chave está na valorização da negociação e da cooperação em lugar de se tentar provar que se está certo ou errado”.
Segundo Millard Erickson, ecumenismo é a tentativa de promover a unidade entre todos os crentes. Pode tomar a forma tanto de cooperação de grupos separados como de sua fusão em apenas um organismo. Embora seja uma visão um pouco esclarecida, sabemos que o ecumenismo começou com igrejas protestantes, e mais tarde ganhou força no catolicismo. O ecumenismo numa linguagem apologética, é a tentativa de unir grupos ditos cristãos numa cooperação comum, sem olhar para as diferenças teológicas. Para o catolicismo tem um significado mais abrangente: colocar novamente sob o domínio do vaticano e do Papa, todos os cristãos denominados de “irmãos separados”. O catolicismo que durante as primeiras décadas se posicionou contra a reforma protestante de forma violenta, com o passar do tempo, viu no ecumenismo uma forma de tentar dominar novamente, aquela parte do cristianismo que não aceita o domínio do Papa e não reconhece a Igreja Católica apostólica romana, como a única igreja verdadeira.
Em um site encontrei esta advertência com relação ao estado atual do dialogo entre católicos e protestantes:
“Alguns evangélicos que costumavam alertar sobre o "governo mundial" agora parecem estar correndo para os braços dessa "autoridade central". Eles se recusam a reconhecer o que a Igreja Católica é e a forma como opera - não como uma igreja, mas como um império sócio-político. Por exemplo, Charles Colson, Timothy George, Os Guinness, Richard Land, Max Lucado, T. M. Moore, Mark A. Noll e J. I. Packer endossaram "O Dom da Salvação", um documento que começa com a seguinte declaração: "Damos graças a Deus porque nos últimos anos muitos evangélicos e católicos têm sido capazes de expressar uma fé comum em Cristo e de reconhecer uns aos outros como irmãos e irmãs em Cristo, inclusive nós mesmos."
Olhando para a historia, descobriremos que o catolicismo sempre teve como meta uma religião de domínio mundial, e que as suas praticas incompatíveis com as escrituras, deram o impulso para o movimento protestante. Atualmente, parece que muitos protestantes se esqueceram ou não entendem nada de historia. O interesse do catolicismo em um dialogo ecumênico, não é para que padres bispos e cardeais e o Papa venham reconhecer seus erros, nenhum catolico tem em mente um ecumenismo para que católicos que convertam ao Senhor Jesus e tenham a bíblia como única regra de fé, não! O principal interesse do ecumenismo é para que pessoas não católicas venham reconhecer que devem reconhecer o Papa como autoridade suprema, venham reconhecer que os erros absurdos do catolicismo não são heresias e que podemos caminhar lado a lado sem qualquer problema. No entanto, as mais aberrantes distorções doutrinarias são defendidas pelo catolicismo, o falecido papa João Paulo II foi a favor do evolucionismo Darwinista, em um artigo evangélico encontrei a informaçao:
Em um importante pronunciamento da posição da Igreja Católica Romana sobre a Teoria da Evolução, o papa João Paulo II proclamou que a teoria é "mais que apenas uma hipótese" e que a evolução é compatível com a fé cristã. Em uma mensagem escrita para a Academia Pontífica de Ciências, o papa disse que a teoria da evolução foi corroborada pelos estudos científicos e por descobertas desde Charles Darwin... "É realmente impressionante que essa teoria tenha progressivamente enraizado-se nas mentes dos pesquisadores seguindo uma série de descobertas feitas em diferentes esferas do conhecimento', o papa disse em sua mensagem na quarta-feira. 'A convergência dos resultados dos estudos feitos de forma independente pelos pesquisadores, em si mesmo, é um importante argumento em favor dessa teoria..."

Ora não é isso que a bíblia ecumênica está declarando(TEB; tradução ecumênica da Bíblia Paulinas e Loyola). Em Genesis 1:26, está escrito que o homem foi feito a imagem de Deus, e não segundo a imagem de um primata, os escritos posteriores da TEB corroboram as afirmativas declarativas de Gênesis e apóiam o criacionismo e não o evolucionismo( veja Mateus 19:4 e 5 e I Corintios 15:45)
As sagradas escrituras nos ensinam que temos que testar todos os espíritos, porque nos últimos tempos surgirão espíritos enganadores(1Jo 4:1,6 com I Timoteo 4:1), devemos rejeitar e expor todos os falsos ensinos(Efésios 5:11), confrontar e repreender seus falsos mestres (Tito 1:9,13), mas acima de tudo a bíblia, inclusive a ecumênica ensina que o cristão deve se separar de todos os que professam falsos ensinos e persistem no erro (Romanos 16:17; Tito 3:10), não devemos nos identificar com aqueles que professam desvios doutrinários, erros e heresias de destruição(2Jo 10,11).
Encontramos essa séria advertência na TEB: “também houve falsos profetas entre o povo, igualmente haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão sorrateiramente doutrinas perniciosas, chegando até a renegar o Senhor, que os resgatou, atraindo sobre si uma perdição que não poderá tardar”(I Pedro 2:1). Basta analisarmos escritos católicos para descobrirmos uma série de erros grosseiros e as mais aberrantes heresias, moldadas por um espírito apostata que vem alienando o catolicismo há muitos séculos.
No quadro abaixo temos alguns erros que o romanismo introduziu em seu seio, e que veio a diferencia-la enormemente do cristianismo bíblico. encontramos nessas doutrinas espúrias, como a missa, o purgatório e o marianismo, desvios sérios que por fim, acabam negando e ou anulando a obra perfeita que Jesus realizou no Calvário:
Ano 304 d.C. - Os Bispos [de Roma] se auto intitulam e passam a ser chamados de papa. Ano 310 d.C. –é iniciada dentro da igreja a pratica de se rezar pelos mortos, para salva-los através de praticas não antibiblicas e estranhas ao cristianismo primitivo. Ano 320 d.C. - As Igrejas Católicas, começam a utilizar velas e seus rituais. Ano 325 d.C. - Constantino, inaugura e celebra o 1º concílio papal. Ano 381 d.C. - A Igreja Cristã , passa a se denominar "Católica" que significa "Universal". Ano 394 d.C. - O culto cristão é abolido e passam a rezar as missas. Ano 416 d.C. - Começam a batizar as crianças recém nascidas por aspersão. Ano 431 d.C. - Passam a cultuar Maria, mãe de Jesus. Ano 503 d.C. - Começam a divulgar a existência do purgatório. Ano 787 d.C. - Começam com o culto às imagens. Ano 830 d.C. - A Igreja Católica passa a usar ramos e água benta. Ano 869 d.C. - Devido as alterações iniciadas em 304 d.C., a Igreja Católica deixou de ser legítima e dividiu o Cristianismo. A Igreja Ortodoxa, separou-se de Roma recusando a submissão ao Papa e dizendo que a infalibilidade papal (Nota. Infalível, ou seja o papa é dotado do poder de não errar nas questões pertinentes à fé e aos costumes de Deus quando pretende conferir uma decisão universal), é a blasfêmia que coroou o Papado. Ano 933d.C.-Instituíram a canonização dos "santos". Ano 1184 d.C. - Iniciou-se a inquisição. Ano 1190 d.C. - Instituiu-se a venda de indulgência, ou seja pagar pelo pecado; "venda da salvação". Ano 1200 d.C. - A hóstia passou a substituir a ceia. Ano 1215 d.C. - Decretaram a transubstanciação, ou seja presença real de Cristo na eucaristia pela mudança na substancia do pão e do vinho, na do corpo e sangue de Jesus. Ano 1517 d.C. - O Monge Martinho Lutero encontrou a Bíblia ( a qual não era permitida ler por quem não fosse bispo ou papa ), inspirou-se em Paulo - Romanos 1.17 "O justo viverá pela fé." Raciocinou que a salvação nos é dada por Cristo e não pelos ritos, sacramentos e penitências receitadas pelo catolicismo. Ano 1529 d.C. - Clemente VII, tentou impedir na Alemanha que o Evangelho fosse pregado, intitulando-os de "Protestantes". Os Cristãos não católicos, fizeram um protesto contra essa pretensão do Papa e por isso receberam este nome, aplicado hoje a parte dos Evangélicos (Luteranos, Presbiterianos, Wesleyanos) Ano 1546 d.C. - A Igreja Católica inclui os "livros apócrifos" (Baruc,Macabeus,Tobias,Judite,Sabedoria) na Bíblia, livros sem validade, cuja autenticidade não se provou, livros de assuntos sagrados os quais para a Igreja Católica, são frutos de inspiração somente daqueles que têm o poder de falar com Deus (O Papa Segundo os Católicos). Ano 1854 d.C. - Criou-se o dogma da Imaculada Conceição. Ano 1870 d.C. - Reforçou-se a infalibilidade papal, ou seja o Papa é infalível perante a interpretação de Deus. Ano 1950 d.C. - Decretou-se a "Assunção de Maria".

Tudo isso são inovações corrompidas que destroem a luz da verdade. Paulo exorta na TEB:”Quanto a ti, ensina o que é conforme a sã doutrina”(Tito 2:1). Não há denuncia mais clara nas escrituras quanto a irresponsabilidade dos ecumênicos em quererem ecumenizar o cristianismo bíblico, porque o catolicismo é um sincretismo de paganismo, fabulas, lendas, filosofias gregas, animismo e superstições, com algumas doutrinas bíblicas. Tentar uma unidade de fé com o catolicismo é uma verdadeira insanidade.
A TEB também ensina que aqueles que estão trilhando a senda do erro devem ser corrigidos e não tolerados “Corrigi aqueles que vivem de maneira desordenada”(I Tessalonicenses 5:14) Ela também nos orienta a não nos apegar as fabulas judaicas e aos preceitos de homens que se desviam da verdade(Tito 1:13). Somos exortados pela TEB a vivermos distanciados de irmãos que não vivem de acordo com os ensinos apostólicos(II Tessalonicenses 3:6 e II Timoteo 3:5).
É impossível crer e obedecer a bíblia TEB e ao mesmo tempo se aliar ao catolicismo romano e apoiar sua declarações infames, no que diz respeito as doutrinas centrais do evangelho e que são a coluna da ortodoxia apostólica, vejamos alguns exemplos de aberrações:No livro do padre Marcelo, intitulado "Aprendendo a dizer sim com Maria", Editora Vozes, Petrópolis, 1998, o dito Padre carismático afirma que Maria se tornou divina, ou seja agora ela é uma deusa. Afonso de Ligório,citando uma beata que viu uma aparição de “Maria”, afirmou que ela, Maria era a porta por onde os pecadores entram para Deus, ele também ensina que seremos vencedores na batalha contra o inferno através de Maria. Por fim ele declara hereticamente: “é impossível salvar-se quem não é devoto de Maria” e “não há possibilidade de Salvação para quem não é amparado por Maria”, Ligorio que é um “santo” e doutor da ugreja católica cita outro beato chamado Inácio, este por sua vez afirmou que nenhum pecador pode se salvar se não for por meio da santa virgem”(Glórias de Maria, Santuário, 1987, pag42,45, 49,50)
Veja bem, outro teólogo católico, G. Roschini, declarou: “Primeiro Deus; depois Jesus Cristo, enquanto homem, o terceiro lugar é da sua santíssima mãe, Maria; todo o resto do mundo serve de escabelo a seus pés”(Instruções Marianas, Paulinas, 1960, pág 52) querido leitor, não é arrogância extrema expulsar o Espírito Santo da trindade e colocar Maria no lugar Dele? Ai está a chave que explica o engano do catolicismo, eles expulsaram o Espírito Santo do seu lugar, e é justamente o Espírito Santo que foi encarregado por Cristo a conduzir a igreja pelas veredas da verdade(veja João 16:13 ). Daí para frente a divinização completa de Maria, que muitos católicos e ecumênicos negam, mas que os fatos falam muito mais alto, é só mais um passo. Joseph Tissot, outro escritor católico declara Maria a “Toda Poderosa”, em seu livro”A Arte de Aproveitar as Próprias Falhas”(Editora quadrante 1995 pag 125).
Estejamos cientes da verdade de que o ecumenismo é impossível para o verdadeiro cristão, e acima de tudo perigoso, ao invés do cristão se conformar com os erros católicos, temos que protestar contra esses erros. Veja bem a periculosidade abominável das doutrinas católicas. Em uma publicação do Correio da Rainha da Paz, Maria Simma, mística católica, narra suas experiências com supostas almas do purgatório, e trabalha para “libertar” essas supostas almas desse mítico lugar antibiblico. Simma declarou: “Eu conheço o sofrimento: tem muito valor porque é penoso! Não vejamos o sofrimento como punição;ele pode ser acolhido como expiação não só por nós mesmos, mas sobretudo pelo dos outros...”(Maria Simma e as almas do purgatório, Correio da Rainha da Paz, 1998, pág 82). Simma e outros escritores acima, revelaram acima de qualquer suspeita de que a advertencia de Pedro já citada neste artigo, é verdadeira, podemos repeti-la, usando a tradução da TEB: “também houve falsos profetas entre o povo: igualmente haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão sorrateiramente doutrinas perniciosas, chegando até a renegar o Senhor que os resgatou, atraindo sobre si uma perdição que não poderá tardar”(II Pedro 2:1).
Ao invés de unirmos aquela que vem através dos séculos erguendo as mais abomináveis heresias, devemos nos manter distantes dos romanistas. A seguir cito uma advertência escrita por Mike Gendron, publicada no site www. monergismo.com, essas palavras devem ser uma medida de avaliação para os que são a favor do ecumenismo:
Com tantos professos cristãos unindo-se às fileiras ecumênicas, há evidência do espírito do anticristo em operação preparando o terreno para essa religião universal. Impulsionando o movimento estão líderes eclesiásticos que negligenciam advertir suas congregações sobre a grande apostasia e crescente engano durante os últimos dias. Em lugar de os líderes eclesiásticos odiarem tudo quanto é falso, muitos estão tolerando falsas doutrinas e evangelhos falsificados (Salmo 119: 104, 128). Em lugar de líderes eclesiásticos denunciarem as doutrinas prevalencentes e agentes de comprometimento muitos os estão tolerando.


Que o Senhor possa abrir os olhos de todos os cristãos, nosso compromisso nunca deve ser com Roma e com Papa, nosso compromisso é com aPalavra de Deus e com o Deus que se revelou na palavra.

"A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo".(Charles H. Spurgeon)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

A BÍBLIA ECUMENICA FALA CONTRA O ECUMENISMO









0 comentários:

Postar um comentário