terça-feira, 4 de agosto de 2009

A MORADA ETERNA DOS SANTOS



Há um grupo de cristãos que defendem a teoria de que os salvos irão morar em uma nova terra, e não no céu, como ensina as escrituras. A razão dessa confusão acontece quando não se percebe o que o contexto quer dizer sobre o assunto, e não se faz a distinção de promessas para Israel e para a Igreja.
Os crentes são chamados para terem uma esperança, e essa esperança não é terrenal, mas sim celestial (Tito 2:13 e 14). Encontramos a afirmativa de Jesus de que o céu e a terra irão passar (Mateus 24:35), no grego, a palavra para o termo “passarão” é paterchomai, que significa perecer ou morrer. São os cristãos que defendem a morada terrenal eterna, que crêem justamente na morte como uma espécie de aniquilamento ou extinção, torna-se, portanto contraditória a questão de uma morada terrestre eterna, para quem deseja afirmar que a morte, é um mergulho para a inexistência.
Embora haja dento do novo testamento algumas passagens que sugerem uma futura terra renovada, devemos tomar cuidado com a interpretação dessas passagens. Jamais devemos tira-la para fora do contexto, mas avalia-la a partir do prisma de todas as promessas da nova aliança com relação ao assunto. No final desse estudo darei alguns detalhes sobre esse assunto.
Encontramos em II Pedro 3:7 a 10, que nossa atual terra vai se queimar, ou seja vai ser completamente carbonizada(no grego o termo para queimar, no texto mencionado é Katakaid. E o que quer que venhamos a pensar de um uma outra terra, teremos que imagina-la completamente diferente do atual planeta em que vivemos, e isso inclui tanto com relação aos elementos físicos(se é que ela será de fato uma planeta físico) e suas estruturas geográficas. E as poucas passagens que mencionam uma nova terra, revela um ambiente totalmente diferente do que conhecemos hoje. Quando lemos muitas passagens com relação a uma promessa de possuir a terra, elas são direcionadas ao povo da antiga aliança(por exemplo:o salmo 37, que é tão usado pelos adeptos da teoria de uma morada eterna na terra), alem disso se temos passagens que falam de uma herança terrenal, por outro lado encontramos textos como Isaias 24:20, que afirma categoricamente que a terra cairá e nunca mais se levantará. Vejamos os dois termos em hebraicos no texto de Isaias 24.20: para a palavra “cairá” encontramos no original “naphal” que pode significar morte violenta. E quando Isaias diz que ela nunca mais se levantará, a palavra hebraica para “levantar” é quwm. E significa que ela nunca mais vai entrar em cena, nunca mais se fixará, nunca mais ficará de pé.
Encontramos na bíblia, portanto, textos que não apóiam a teoria da morada eterna na terra como defendem alguns.
Agora vejamos, outras passagens das escrituras que não apóiam a morada eterna na terra, Jesus disse que seu reino não era desse mundo (João 18.36)esse reino era chamado de Reino dos Céus.(Mateus 3:2 e todo o capitulo 13). Lá em Hebreus 11 encontramos informações de que os heróis da fé eram peregrinos e forasteiros na terra, e buscavam uma pátria que não era terrestre, mas celestial. Pedro também diz que a nossa herança incorruptível está reservada nos céus e não em uma nova terra(I Pedro !:3 e 4). Paulo também falou de uma esperança que está guardada nos céus (Colossenses 1:5). Ele também afirmou categoricamente. “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernaculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”(II Corintios 5:1). Além disso, encontramos a exortação clássica do mesmo apostolo, ensinando que o crente deve pensar e buscar as coisas que são de cima e não as que são daqui da terra.(Colossenses 3:1 e 2). Certas passagens das escrituras precisam ser entendidas de modo figurado, pois de outra forma não teremos uma interpretação consistente e harmoniosa. Por exemplo, ao depararmos com passagens como Eclesiastes 1:4, onde Salomão afirma que a terra permanece para sempre, temos que entender que no antigo Testamento, o termo “para sempre” nem sempre é sinônimo de eternidade. Em hipótese alguma! Certos preceitos da antiga aliança eram perpétuos, como a circuncisão e a páscoa só para citar uns entre muitos exemplos do antigo testamento. “Para sempre” e “perpetuo” significa enquanto durar a aliança vigente. Poderíamos entender muitas passagens assim, para sempre enquanto durar a aliança. Nesse caso enquanto durou o pacto, durou o sacerdócio, a circuncisão e os sacrifícios leviticos. Assim vimos que muitas passagens não devem ser entendidas usando uma interpretação pré-concebida, influenciada pelo nosso português que muitas vezes tem as palavras e expressões de modo diferente da cultura hebraica do antigo testamento e do grego do novo testamento. E o texto de apocalipse 21? Parece que mais uma vez encontramos uma dificuldade aparente, mas olhando para todo o contexto do novo testamento e da bíblia em geral, vamos descobrir, que o pecado faz separação, entre deus e os homens, e a medida da iniqüidade construiu um abismo entre o céu e a terra, houve, portanto uma separação após a queda. Sabemos que essa separação não existirá na eternidade, porque não haverá pecado para separar os salvos do salvador. Por isso mesmo que haja uma terra, completamente diferente dessa que estamos vivendo aqui, ela estará incluída no céu, ou seja, ela será uma parte do Céu. E a bíblia não dá muitos pormenores sobre esta terra. É interessante que Paulo e outros escritores da nova aliança deram uma ênfase especial sobre uma morada celestial. Mas antes de citarmos alguns textos apostólicos, devemos fazer uma avaliação geral do ensino do novo testamento sobre a pessoa de Cristo, e sua relação com o Céu:
1º) Jesus veio do céu, ele tem sua origem no Céu, Ele é de lá:João 3.31
2º) Ele foi para lá, sentou se em um trono a destra de Deus: Atos 1.11, Hebreus 8:1, I Pedro 3:22.
3º) O trono de Jesus está firmado eternamente no Céu: Hebreus 1:8
4º) A grande multidão de salvos estará no céu com Ele: Apocalipse 19:1
5º) Os salvos estarão para sempre com Jesus: I Tessalonicenses 4:17.
Partindo da perspectiva desses cincos pontos notaremos que, uma esperança celestial é bíblica, mas uma esperança terrena é antibiblica (veja novamente colossenses 3.1).
Além disso, notemos que as características dos salvos serão de qualidades celestiais, eles terão um corpo igual aos anjos do Céu (Mateus 22.30). Paulo também afirma que o nosso corpo ressurreto será semelhante ao corpo do Cristo ressurreto que está no Céu (Filipenses 3:21). Ora se as características do nosso corpo serão de qualidades celestiais, porque teremos que viver na terra? Isso seria uma contradição de termos.”E assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”(I Corintios 15:49)
Em II Corintios 12, vimos que Paulo foi arrebatado ao terceiro Céu, que é o paraíso. Paulo esteve lá literalmente. Viu a paisagem e ouviu palavras inefáveis. Paulo teve uma experiência extraordinária, em um local que uma pessoa poderia ir, no corpo ou se fora do corpo ele não sabe, mas pergunto, porque muitos negam a entrada dos homens ao Céu, quando a bíblia abriu as portas das mansões celestiais para Paulo e para os cristãos?
O céu é um lugar porque Enoque para lá foi, alguns não aceitam o que a bíblia diz, e buscam evasivas torpes para tentar anular a santa esperança e nosso vocacionado celestial. Em Gênesis 5:24, lemos que o Senhor tomou Enoque para si mesmo. A palavra hebraica usada para “tomar” é “Iaqach” e significa: tomar, pegar, apanhar tomar como uma esposa, tomar e levar embora. Na epistola aos Hebreus existe uma testemunha acerca de Enoque, (hebreus 11:5) e diz que ele foi arrebatado, o termo grego é “methatithemi” e significa uma remoção literal, ser capturado, transferido. Lendo o texto, em que está escrito que ele foi arrebatado para não ver a morte, lemos “methatithemi me oida thanatos” e significa literalmente que ele foi transferido, retirado, apanhado desse mundo, para não ver literalmente a morte, ou seja, o texto grego ensina uma negação absoluta da experiência da morte. Ora se Deus o tomou para si, então temos certeza que Enoque foi para o mesmo lugar em que o Senhor morava, a casa de Deus onde existe muita morada conforme os ensinos de Cristo, e de onde Cristo veio e voltou como já vimos anteriormente (João 14, 3.31 etc). Estar com o Senhor no Céu, é algo que está dentro de todo o contexto das escrituras, Jesus afirmou a um dos ladrões na cruz. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”(Lucas 28:43). Aquele ladrão, recém convertido foi para a presença do Senhor, tal como Paulo também experimentou uma entrada no Paraíso. Aliás, foi o próprio Paulo mesmo quem afirmou: “mas de ambos os lados estou em apertos, tendo o desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é bem melhor”(Filipenses 1:23) Paulo, escreveu no texto nesse texto: “einai sun Christos” que foi traduzido “estar com Cristo”, e significa literalmente “estar unido com Cristo”. Amados irmãos, estar com Cristo não é dormir na sepultura, não é expirar no sepulcro, é ir para o Céu, um lugar real e literal, em que muitos tiveram o privilegio de entrar, incluindo Paulo e o anônimo ladrão da cruz. O Céu, portanto é um lugar de bem aventurança e também um lugar de promessa e esperança para o cristão.
Também lemos em II Timoteo 4:18: “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja gloria para todo sempre, amem” Paulo ensinou a existência e o estabelecimento de um reino celestial e não de um reino terrestre. Celestial porque é no céu, porque é do céu, porque tem características do céu, porque tem seu fundamento no céu. O centro de tudo, no reino vindouro será o céu e não uma terra.
As escrituras afirmam que Cristo derrubou as paredes da separação, e isso se consumará em todos os sentidos na eternidade (veja Efesios 4.14). Ora Paulo também afirmou: “E, quando todas as coisas estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”(I Corintios 15:28). Em outras palavras, o Senhor não estará distante, mas compartilhando com os salvos de um mesmo reino, e você pode ter certeza de que o reino de Deus não é deste mundo como afirmou Jesus em João 18.36.. Agora veja bem a declaração de Paulo, falando da esperança, da preciosa e bíblica esperança celestial: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernaculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, cós céus” queridos irmãos e leitores, há somente uma esperança e ela é celestial, ela é construída e alicerçada sobre à casa do Papai celestial, está lá encima, onde Jesus foi preparar lugar. Em nenhuma parte das escrituras, está escrito que Jesus voltará e vai preparar um lugar aqui na terra para nós. Tal coisa não existe, o texto de João é muito claro em ensinar que ele foi preparar um lugar para nós, no céu. No grego o texto é “heimatazi topos” que significa “fazer preparações necessárias em um lugar demarcado”. Alem disso o Céu como um lugar, é uma verdade bem firmada em todo o livro do Apocalipse. Para o verdadeiro cristão que é guiado pelas verdades bíblicas, no coração, há somente uma esperança, a esperança que está guardada nos Céus, conforme Colossenses 1:5, e não uma esperança terrena, uma esperança guardada na terra, como pretendem ensinar muitos. Amados irmãos, a bíblia ensina que “a esperança não traz confusão”(Romanos 5:5). Estejamos firmes nas promessas e nas consolações do verdadeiro evangelho, pois o mesmo Paulo, que a nossa esperança está reservada nos Céus em Colossenses 1:5, escreve também no mesmo livro de Colossenses 1:23: “ Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”. O que está escrito e foi explicado nesse estudo, é a esperança do evangelho que tendes ouvido. Desse evangelho não devemos nos remover, mas defender e também vive-lo como modelo de vida e esperança. Amem.


CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário