terça-feira, 29 de setembro de 2009

AS DEZ CARACTERISTICAS DO FANÁTICO


1º) esta convencido contra a sua própria vontade, mantém um ponto de vista mesmo diante de evidencias contrarias;
2º) cárcere mental. É impenetrável e ignora tudo o que não condiz com seu ponto de vista
3º)não possui liberdade pessoal e mental, por isso torna-se incapaz de questionar o que crê e esta limitado em seu próprio raciocínio pelos limites impostos por sua seita.
4º) torna-se incapaz de tirar conclusões em observações espontâneas e pessoais
5º) sua mente foi programada, possui um legado de chavões, textos implantados para repetição, argumentações viciadas. Vocabulários próprios do grupo a que pertence.
6º) não tem senso critico para analisar as conseqüências de um erro. Geralmente é ensinado a não crer no inferno, para diminuir essa tensão psicológica.
7º) esta disposto cegamente a se aprofundar mais e mais nos erros que defende, tornando-se cada vez mais distante da verdade, chegando ao ponto de aceitar argumentos absurdos para defender o que aceita como a "verdade"
8º desconfia de todos os sistemas que se opõem ao que defende, e se isola, evitando contatos com informações contrarias ao seu conto de vista.
9º) se irrita e se altera consideravelmente quando é desacreditado ou confrontado no nível teológico.
10º) considera o ponto forte de suas convicções de que possui a verdade, as oposições que sofre na sociedade, por causa de suas crenças.
Todo o cidadão que professar o cristianismo deve viver dentro dos princípios lógicos da fé evangélica. Sua vida e suas convicções devem ser moldadas com tudo o que a bíblia ensina no contexto da liberdade de pensar e de existir.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário