terça-feira, 1 de setembro de 2009

DEPRESSÃO

COMO VENCER A DEPRESSÃO


O QUE É DEPRESSÃO?

É o abatimento moral, sentimentos negativos, perda profunda do humor por questões de tristezas e sofrimentos interiores.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DEPRESSÃO, CLASSIFICADA PELA MEDICINA?

ENDOGENA: origem interna, causada geralmente pós parto, menopausa, TPM, disfunção hormonal.
PSICOTICA: caracterizada por sofrimento intenso, que leva a perda do controle da realidade.
REATIVA: provocada por fatores externos. Alguns motivos comuns: desemprego, discriminação, perda de bens, indecisões, injustiças, desilusões amorosas, perda de entes queridos ou amigos, queda de posição social, fracassos, preocupações demasiadas e certas fobias estremas.

QUAIS SÃO AS INTENSIDADES RELATIVAS A DEPRESSÃO?

CRÔNICA: De longa duração com intensidade menor.
AGUDA: De curta duração com intensidade maior

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA DEPRESSÃO?

Choros constantes, insônias, desanimo profundo, falta de apetite, cansaço, falta de motivação para trabalhar, e estudar. Perda de sentido da vida, desorientação em decisões, auto compaixão negativa, pessimismo extremo etc.

EXISTE DEPRESSÃO, CUJA CAUSA É ESPIRITUAL?

Sim! Há depressão que é causada por distúrbios espirituais, ação de espíritos imundos, ou as vezes tais se aproveitam da situação vulnerável de uma pessoa depressiva para agir com mais intensidade.

EXISTE MEIOS DE COMBATER A DEPRESSÃO E VENCE-LA?

Sem duvida nenhuma, seja ela causada por qualquer um dos fatores apresentados, uma pessoa com depressão pode vencer e receber a cura, se levar em conta alguns princípios.

1º) reserve tempo diariamente para orar, conversar com Deus e lançar sobre ele a sua ansiedade. Jesus afirmou que jamais lançará fora àquele que vier até ele. Então reserve tempo diário para conversar a sós com o Senhor, preferivelmente em seu quarto secreto, pois assim ensinou Jesus. Mas também reserve um dia por semana para fazer uma caminhada solitária numa praia, ou numa mata, ou em um lugar aprazível, sempre pensando em Jesus Cristo, como o maior de todos os amigos.

2º) procure ler a bíblia diariamente, meditando nas promessas do Senhor, recomendo muito a leitura do evangelho de João, os Salmos, Provérbios, Mateus, Lucas, Marcos, I João, Gênesis 37 a 49.

3º) discipline o seu pensamento e o seu coração: a bíblia recomenda que devemos pensar em tudo o que é verdadeiro, puro, justo, honesto, amável, de boa fama nisso pensai. Leia Filipenses 4:8.

4º) não fique preso ao passado, aos fracassos ou aos momentos desagradáveis que passou, nem se preocupe com o futuro demasiadamente. Viva o presente e desfrute da presença de Deus procure ter uma comunhão permanente com o Senhor.

5º) ocupe o tempo com ocupações sadias, leia bons livros, procure a presença de bons amigos, procure conselho de pessoas sábias e santas. Freqüente uma igreja evangélica, peça oração os cristãos que você conhece. Evite a televisão e ocupe o tempo com passatempos saudáveis.

6º) invista em você como pessoa, Jesus morreu por você porque você é uma pessoa importante, a bíblia diz que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito. Isso significa que Deus vê você de modo especial, e é importante que você atente para esse importante detalhe: VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA DEUS.

CONSELHOS IMPORTANTES

Saiba que Jesus perdoa o passado, transforma o presente e projeta o futuro.
E que a depressão deforma o homem, mas Jesus transforma o homem.
CINCO PONTOS PARA MEDITAR

1- A vida sempre traz conflitos que precisamos enfrentar com sabedoria
2- A vida sempre revela que Deus tem um tesouro que só pode ser contemplado com um coração aberto para o seu chamado.
3- A vida exige fé, e a fé em Deus é uma visão espiritual poderosa que enxerga a vitória, mesmo diante da mais árdua batalha que enfrentamos pessoalmente.
4- Na vida, a verdadeira esperança é alimentada pela fé viva em um Cristo que está vivo.
5- A vida sempre exige que tenhamos esperança, mesmo nas horas mais difíceis. É, portanto a paciência, uma exigência básica, para que a esperança alcance resultados.




CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário