sábado, 12 de setembro de 2009

ENGANADORES DO FIM DOS TEMPOS

Autor:
—Dan Corner—

Entre outras terríveis circunstâncias que caracterizam os perigosos dias no final desta era (II Tim 3:1-5) há enganação generalizada partindo de pessoas ímpias:

Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
(II Tim 3:13)

Quando uma pessoa é enganada, ela é levada por uma falsa aparência ou declaração. Tal pessoa pensa que as coisas são de uma forma quando na realidade são de outra. Este tipo de coisa se proliferará nos últimos dias, especialmente religiosamente.

Jesus ALERTOU os Cristãos Acerca da Enganação Religiosa!
A primeira coisa que Jesus mencionou quando Ele respondeu as perguntas de seus discípulos sobre os sinais de Sua vinda no final desta era foi para se prestar atenção aos enganadores religiosos:

Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. (Mat 24:4;5)

Falsos Profetas
O Senhor também mencionou que os falsos profetas serão bem sucedidos em seus enganos. Isto deveria deixar todos os cristão em prontidão, do ponto de vista espiritual, porque muitos serão enganados:

Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; (Mat 24:11)

Falsos Profetas e Falsos Cristos que Fazem Milagres
O Senhor Jesus continuou dando detalhes sobre como os falsos cristos e falsos profetas enganarão as pessoas:

porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (Mat 24:24)

Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)

Você percebeu que sinais e milagres podem ser realizados por enganadores? Ainda mais, eles parecem ter como designo enganar os eleitos, se isso fosse possível! Algumas pessoas pensam que isso não é possível, digo, que os eleitos sejam enganados, mas nós aprendemos a partir de outras passagens das escrituras que isso definitivamente é possível:

e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns. (II Tim 2:17;18)

Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! (II Cor 11:3;4)

Paulo claramente acreditava que os eleitos poderiam ser enganados, pois ele mencionou dois falsos mestres pelo nome e declarou que a mensagem deles perverteu a fé de alguns cristãos. Ele também demonstrava preocupação pelos cristãos de Corinto, achando que eles poderiam ser enganados como Eva foi.

Enganadores podem também ter Fala Mansa
e podem ser Gentis e Lisonjeiros
Há ainda outro tipo de enganador. Este tipo tem fala mansa exatamente como o pessoal da Televisão e Rádio, que se expressam tão bem:

Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. (Rom 16:18)

Enganadores podem usar Argumentos Persuasivos
Falsos mestres podem apresentar argumentos que parecem plausíveis:

para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. (Col 2:2-4)

Outro Tipo de Enganador
Ainda existe o seguinte tipo de enganador:

Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. (II John 1:7)

Testemunhas de Jeová são Enganadores
Certamente, uma das formas com a qual o diabo tem enganado muitos é através dos Testemunhas de Jeová. Além de suas muitas falsas previsões sobre o fim do mundo que as pessoas precisam estar cientes, ainda há outra mensagem. Observe a seguinte advertência:

Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. (Lucas 21:8)

O fundador das Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russell, escreveu uma coleção de livros em seis volumes intitulada Studies in the Scriptures na qual suas distorções doutrinárias são apresentadas. Seu segundo volume desta coleção é intitulado The Time is at Hand (“O Tempo é Chegado”), as exatas palavras que Jesus disse que os enganadores declarariam! (Por favor, fique atento também a outros enganadores tais como Mórmons, Adventistas do Sétimo Dia, Muçulmanos e Católicos).

Um Alerta quanto a Volta de Jesus
Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, (II Tess 2:1-3)

Com todo o burburinho acerca do Arrebatamento* Pré-tribulacionista*, o qual alguns dizem que pode ocorrer a qualquer momento, Paulo nos forneceu detalhes para que não venhamos a nos enganar. Observe no texto acima que dois eventos que ele citou devem anteceder o arrebatamento da igreja.



[*Arrebatamento: é o ajuntamento da Igreja de Jesus nos ares para encontrá-Lo no fim dos tempos.

*Pré-tribulacionista: é a doutrina que acredita que o arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação dos últimos tempos.]

Os Milagres Satânicos Enganarão
Alguns acharão difícil de crer que o Anticristo e o Falso Profeta realizarão milagres, mas com certeza eles realizarão:

a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. (II Tess 2:9;10)

e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. (Apo 13:14) E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apo 19:20)

Na verdade, até demônios conseguem fazer milagres:

Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. (Apo 16:14)

Doutrinas Demoníacas farão alguns Cristãos Decaírem
Demônios conseguem fazer diversas coisas, mas talvez a obra mais chocante de um demônio é forjar doutrinas e ensinamentos que prejudicarão alguns cristãos mesmo a ponto de chegarem a abandonar o Cristianismo:

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, (I Tim 4:1)

Nós Podemos nos Auto-Enganar!
Acredite ou não, é até possível se auto-enganar! Leia as passagens abaixo e veja como isso pode ocorrer:

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (Tiago 1:22)

Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (I João 1:8)

Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. (Tiago 1:26)

Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. (Gal 6:3)

Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. (I Cor 3:18)

O Diabo tem estado Enganando desde o Jardim do Éden
A primeira vez que lemos sobre o diabo, é sobre o seu trabalho como enganador. (Ele foi bem sucedido em sua enganação com Eva quando ele primeiro ensinou Gen 3:4, o qual será discutido logo adiante):

Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. (II Cor 11:3)

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; (I Tim 2:14)

O Diabo é um ENGANADOR Muito Bem Sucedido
É impressionante que a mais notável característica com a qual o diabo é mencionado na passagem abaixo é por sua habilidade de enganar pessoas:

Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. (Apo 20:3)

e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. (Apo 20:10)

(Observe: o destino final do diabo será tormento sem fim, juntamente com todas as pessoas que morrerem em condição de não salvas! Isso reflete como a salvação é importante.)

O Pecado é Enganoso
Além de todos os vários métodos que o diabo tem para enganar as pessoas, nós temos que estar cientes que o pecado propriamente dito é enganoso.

Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. (Rom 7:11)

Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; (Heb 3:12-14)

O pecado pode levar cristãos à morte espiritual e deve ser resistido até o sangue:
Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; (Heb 12:4)
(Observe: Os cristãos estão em luta contra o pecado. O pecado ainda é questão primordial para os cristãos.)

Até mesmo o Coração de uma Pessoa pode ser Enganoso
Chocante, porém verdadeiro; nós não podemos sequer deixar nosso próprio coração nos levar, porque este também pode ser enganoso. Nós temos que exaltar as escrituras à posição de primazia quanto a avaliar o que é verdadeiro e falso, mesmo acima de nossos próprios sentimentos e pensamentos:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jer 17:9)

Os Não Salvos estão Enganados!
Uma das melhores maneiras de se descrever uma pessoa não salva está no versículo abaixo:

Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. (Titus 3:3)

Observe: Todos os não salvos estão enganados. É por essa razão que eles não vem a Jesus para obter salvação. (Somente uma pessoa enganada não viria ao Senhor Jesus para receber a salvação.)

As Conseqüências do
Engano Original do Diabo acerca do Pecado
A mentira original do diabo é encontrada em Gen 3:4:

Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrereis.’

O diabo mentiu acerca do pecado acarretar morte espiritual. Esta é a mesma mensagem que hoje em dia é espalhada pelos vários mestres populares da doutrina da “segurança eterna” do crente (ou “perseverança dos santos”), assim como Charles Stanley, Chuck Swindoll, John Mac Arthur, Charles Ryrie, Dave Hunt, etc. Eles negam que o pecado na vida de um crente pode resultar em morte espiritual. A passagem a seguir do verdadeiro professor da graça, Paulo, declara o oposto quando aprendemos que o pecado pode impedir o cristão de herdar o reino de Deus e colher vida eterna.

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; (Ef 5:5-7)

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (I Cor 6:9;10)

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. (Gal 6:7-9)

Um tipo de engano comum por milhares de anos tem sido a eterna segurança. Em vez de crerem nas claras passagens que acabaram de ser citadas, alguns ainda preferem crer neste mito doutrinário. Observe também a clareza das passagens a seguir.

O Pecado Pode Resultar em Morte Espiritual
Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos. (Tiago 1:14-16)

Outras passagens bíblicas que também comprovam o que está acima são:

porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Rom 8:13)

Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela; e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá. (Ezeq 33:18-19)

Não Seja um Mentiroso
A seriedade de ser um mentiroso assim como o diabo é, o qual é chamado de pai da mentira (Jo 8:44), está mostrado na passagem abaixo:

Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. (Apo 21:8)

Portanto, mentirosos irão para o lago de fogo. A passagem a seguir similarmente mostra que eles serão excluídos da Nova Jerusalém:

E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Apo 21:17)

COMO NÃO SER ENGANADO
Com todos esses enganos correndo soltos, é vitalmente importante não ser enganado. Por favor, observe as próximas duas passagens bíblicas:

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. (I João 4:1)

mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; (I Tess 5:21)


Os cristãos não devem acreditar em qualquer coisa! Em vez disso, nós somos aconselhados a por tudo e todos à prova. Isso significa que qualquer visão, sonho, profecia, ensino, testemunho, experiência, sentimento, etc. deve ser comparado com a mensagem da Bíblia. Veja II Tim 3:16;17. Se tais mensagens não baterem com as da Bíblia, estas não podem ter sido produzidas pela mesma fonte, ou seja, Deus. Guarde o que for bom, conforme mencionado em I Tess 5:21, isso significa guardar o que for verdadeiro, assim como mostrado nas escrituras. Rejeite tudo o mais como veneno mortal.



Acesse : www.evangelicaloutreach.org





0 comentários:

Postar um comentário