sábado, 12 de setembro de 2009

GRUPOS PARA-PROTESTANTES MODERNOS


Para-protestantes é uma terminologia que usaremos para definir alguns grupos dissidentes, muitos deles sectários cismaticos do protestantismo tradicional.
Em geral esses grupos possuem algumas particularidades comuns a quase todos.

1°) O líder fundador saiu de uma igreja evangélica e fundou seu próprio grupo, mediante uma revelação especial e sobrenatural, ou através de uma nova interpretação das doutrinas das escrituras, desafiando a ortodoxia cristã, defendida através dos séculos. Cada grupo será classificado por suas particularidades. A despeito em quase todos surgem a idéia do restauracionismo, ou seja de que são a restauração do cristianismo primitivo. Esta é uma idéia que abrange quase todos os grupos citados a seguir.

São chamados de para-protestantes porque infundem ortodoxia reformada, calvinista ou arminiana, usam bíblias de sociedades bíblicas protestantes, e só em raríssimas exceções, fabricam uma versão própria, com interpretações particulares, doutrinas novas, fruto de visões e revelações espirituais, algumas extravagantes.

São exclusivistas, e quase sempre identificam as denominações evangélicas como filhas da babilônia. Fazem proselitismo agressivo entre os evangélicos e em alguns casos desprezam outros movimentos que levam as mesmas insígnias doutrinarias.

Vejamos:

Sabatismo. É uma das vertentes que mais crescem na atualidade, devido a propaganda e o investimento massivo com literatura gratuita. as igrejas de Deus de orientação doutrinaria das exposições de Armstrong, tem sido uma dessas vertentes que defendem doutrinas comuns a muitos outros grupos, tais como o restauracionismo, interpretação exclusiva das profecias com forte ênfase na escatologia apocalíptica. Distribuem gratuitamente revistas e investem pesado em literatura, nessa corrente, podemos citar a Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus vivente, Igreja de Deus Filadélfia, Igreja de Deus Universal etc. todas dissidentes do armstronguianismo desprezam completamente outros sistemas sabatistas. Igreja de Deus do sétimo dia. Grupo que reúne uma mistura de doutrinas expostas por outros grupos sabatistas, são sectários ao extremo, e desprezam outros grupos sabatistas, se consideram únicos corretos.
Adventistas. São varias grupos, da reforma, da reforma completa, da promessa, remanescentes, independentes. A igreja adventista da promessa tem mais similaridade com grupos evangélicos, é de orientação pentecostal, rejeita os escritos de Ellen White, mas defende muitos ensinos expostos pelos adventistas Whiteanos. Nos EUA existe a igreja cristã do advento, que não guarda o sábado, não aceita os escritos de Ellen White como inspirados e não defende as doutrinas dietéticas do velho testamento. grupos menores são mais comuns nos Eua, mas podem ser encontrados no Brasil. Lá fora existe A Verdadeira igreja de Jesus, muito parecida com a Igreja Adventista da promessa, e tem muita similaridade com os evangélicos tradicionais. Cada grupo despreza outro. Os adventistas não reconhecem outros grupos sabatistas, só ela é a igreja remanescente. A igreja Batista do sétimo dia, é um pequeno grupo, e talvez a denominação evangélica mais antiga na questão da guarda do sábado. Não são tão extremistas e são evangélicos protestantes. A maioria desses grupos expõem um forte legalismo, são sectários e exclusivistas e investem pesado com literatura, talvez o grupo que mais investe na mídia e na distribuição gratuita de livros e revistas. Daí a grande expansão no mundo moderno. Uma grande parte dos movimentos sabatistas são antitrinitários.


Antitrinitários- há grupos que negam a divindade de Cristo(unitários) e os que defendem acirradamente a divindade de Cristo(unicidade). Minha ênfase fica na unicidade. Onde a maioria é de orientação pentecostal. São em grande numero na América do norte e em expansão no Brasil. Aqui a mais conhecida é a Igreja pentecostal Unida. São autodenominados como apostólicos. Varias assembléias cristãs, igrejas independentes fazem parte do grupo da unicidade. São moralistas, conservadores, exclusivistas, mas ao contrario dos grupos sabatistas, possuem estreita comunhão entre as denominações que defendem as mesmas doutrinas. Mas fazem proselitismo agressivo contra as igrejas trinitarias. Acusam os crentes trinitarias de pagãos, e em geral apelam para doutrinas não ortodoxas como a regeneração batismal. Usam as bíblias protestantes, uns dão ênfase para a santidade pessoal outros são mais liberais, e a grande maioria é de fato evangélica, mas muitos são extremistas fanáticos. No Brasil, a igreja voz da verdade, (grupo voz da verdade) segue a teoria da unicidade. Outros grupos menores e independentes também aderem esse ramo teológico, como exemplo: comunidade dos continuadores da mensagem apostólica, assembléia universal dos santos, etc.


Movimentos do nome sagrado. Vários grupos surgiram nas ultimas décadas defendendo doutrinas estranhas. Podemos identifica-los como neo-hebraistas. Defendem a teoria de que os nomes traduzidos de Cristo e de Deus nas escrituras estão errados. Muitos defendem a teoria de que o nome de Jesus deveria ser traduzido e pronunciado por Ierrochua, outros por Yeshua, e assim por diante. Outros apelam para o nome divino, Yahweh, Iavé, Javé, etc e etc. muitos grupos também são sabatistas. São extremamente agressivos no proselitismo, e apesar de serem grupos pequenos no Brasil, são em grande numero na América do norte, onde saíram seus maiores mentores. Aqui no Brasil são conhecidas as testemunhas de Ierrochua alem de outros grupos locais. Não são evangélicos e nem mesmo se consideram como tal. São exclusivistas, a maiorias de seus fundadores são provenientes de grupos evangélicos, e os ensinamentos geralmente é uma fusão de doutrinas evangélicas, novas revelações, interpretações particulares e outros elementos doutrinários importados de outros movimentos religiosos.

Movimento da fé. Hank Haneggraf no seu livro cristianismo em Crise, dá uma ênfase sobre os ensinos de vários televangelistas, que amalgamaram protestantismo, esoterismo, pensamento positivo, novas revelações pentecostalismo carismático e pasmem até neo-espiritismo. Nesse time sobressai Kenneth Haggin, Copeland, Bennin Hinn, etc e etc e etc. no Brasil muitos grupos surgiram com a mesma ênfase doutrinaria. O resultado foi uma mistura de neo-pentecosalismo, emocionalismo experimental. As mais estranhas doutrinas surgiram a partir dessa corrente para-protestante. Maldição hereditária, falsas profecias, a pobreza como maldição, imperialismo religioso, luxuria religiosa, neo-simonia, extravagâncias extremas, teorias heréticas, distorção da obra de Cristo na Cruz, ênfase ao sobrenatural, dando espaço a um dualismo universal, espiritismo “cristão”, e tantos outros desvios da ortodoxia. O movimento da fé cedeu espaço a muitos escândalos vergonhosos, e adotou muitos princípios doutrinários comuns ao ocultismo. Dave hunt, Escreveu dois livros sobre o tem, que deveria ser lido por todos o bons cristãos. “A Sedução do cristianismo” e “Escapando da Sedução.” Os grupos do movimento da fé são comunicativos entre si, se consideram evangélicos, e não fazem proselitismo agressivo. A ameaça está mais na estratégia de se infiltrar em grupos conservadores, atuam mais no campo das idéias. Não são exclusivistas, apelam que fazem parte do corpo de cristo. Geralmente desenvolvem um orgulho por causa do êxito do crescimento, tanto financeiro como em membresia. Apelam para megatemplos, sinais e maravilhas, e religião-show. O perigo se encontra no fato de ensinarem muitas doutrinas falsas perigosas, que negam a expiação na cruz, o senhorio completo e absoluto de Cristo, bem como um apelo forte a superstição e praticas mágicas e ocultistas.;

Neo-apostolicos. Uma nova modalidade surgiu no cenário protestante carismático nos últimos tempos, em parte fruto da visão dos 12(G-12). A teoria dos novos apóstolos. Eles são consagrados em todas as partes. Geralmente seus lideres são consagrados a apóstolos, e o movimento passa a ser denominado ministério apostólico.(por Exemplo, igreja apostólica renascer em Cristo). Seus defensores afirmam que trata-se de uma nova reforma protestante. Esses grupos são evangélicos de orientação carismática. Os erros se concentram em certos aspectos judaizantes que voltam a ser introduzidos na igreja, bem como teorias como o sistema G-12, visto com muito desconfiança por muitos, e com razão, por causa de suas praticas não convencionais e secretas, alem de uma forte inclinação a certos elementos comuns ao ocultismo. Os novos apóstolos, ou apóstolos modernos geralmente são lideres de denominações e movimentos que aderem a chamada “nova unção” uma serie de jargões foram desenvolvidos para dar impacto ao movimento. Possuem uma visão muito pragmática do evangelho, inclinação clara ao ecumenismo em muitos aspectos, e por ter uma intima associação com o movimento da fé, possuem muitas características desse movimento.

Carismáticos católicos-embora esse movimento não seja protestante, e em certo sentido seja até antiprotestante, principalmente no Brasil, nos EUA, berço da RCC, há uma comunhão estreita entre os carismáticos protestantes e os carismáticos católicos. E por adotar certos aspectos comuns aos protestantes, posso afirmar que muitos carismáticos se parecem muitos com pentecostais protestantes sem realmente ser. Adotaram liturgia pentecostal, hinos evangélicos, linguagem evangélica, em certas circunstâncias adotaram jargões evangélicos, e também muita pratica comum aos pentecostais e carismáticos protestantes, como leitura devocional da bíblia, orações e vigílias, missas alegres apelando para o emocionalismo, expulsão de demônios, etc. parece, mas não é o que parece, mas de fato por adotarem muitas praticas, o movimento carismático católico é a ponte que está unindo muitos católicos com protestantes. A RCC deu um largo passo em favor do ecumenismo. E quebrou em parte o evangelismo agressivo dos pentecostais, pois aparentemente podem ter em suas reuniões quase todas as experiências que outrora os crentes evangélicos pentecostais tinham em suas reuniões. Em outras palavras, os católicos carismáticos ficaram mais parecidos com os pentecostais, e agora muitos pentecostais ou estão ficando parecido com os carismáticos católicos, ou em certos casos, estão mais parecidos com os protestantes tradicionais, apelando mais para uma teologia bíblica e pratica.

Movimento emergente talvez a primeira expressão eclesiástica protestante do pós- modernismo. Como igreja emergente, entendemos grupos que aderiram as praticas medievais de técnicas espirituais. É recente na sua estrutura, e os escritos de Richard Foster contribuíram muito para o desenvolvimento da igreja emergente. A adoção de um novo estilo de vida espirituais , como contemplação, certas modalidades místicas de oração, a leitura e a pratica de técnicas de exercícios espirituais de místicos cristãos, inclusive provenientes do catolicismo medieval tem importado para dentro do protestantismo carismático e pentecostal, praticas estranhas e em até certo ponto perigosas. Muitos elementos do ocultismo já tinham sido importados para dentro da igreja através do movimento da fé, agora parece trazer novidades antigas, que abrem a percepção para experiências espirituais perigosas e praticas não ortodoxas. A igreja emergente também adota um novo estilo de liturgia, e uma ênfase para experimentos espirituais. Assim como a RCC, parece que o movimento emergente contribui para o processo do ecumenismo, e ao contrario do Movimento carismático católico, faz com que o evangélico adote as praticas de místicos católicos. Leituras de livros de místicos como Ignácio de Loyola, fenelon, Madame Guyon, Francisco de Assis, Francisco de Sales, Henri Nowen e tantos outros, contribuem muito para o desenvolvimento da igreja emergente.

Movimentos extravagantes há no cenário protestante alguns movimentos cujo desafio para a mente comum é bem grande. Alguns deles estão lá nos EUA. O primeiro exemplo é a igreja da Nação ariana, que prega a supremacia da raça ariana, em um moderno anti-semitismo e neonazismo. Afirmam que Jesus não era judeu, e se consideram cristãos. No Brasil a igreja pentecostal Ubaldista, é isso mesmo, o que seria se um movimento fundisse num corpo doutrinário ensinamentos pentecostais com os ensinos do neo-espirita Pietro Ubaldi? Está ai, a igreja Pentecostal Ubaldista faz esse sincretismo, e embora seja um pequeno movimento hoje, não sabemos como será amanhã. A comunidade metropolitana, existe no Brasil e nos EUA. É protestante e foi criada para aceitar como membros, homossexuais e lésbicas. Para a visão conservadora dos evangélicos brasileiros e também americanos, parece inaceitável a filosofia da comunidade das igrejas metropolitanas.


Clavio Juvenal jacinto-presbítero e pesquisador de seitas e movimentos evangélicos.

Email bazarebenezer@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário