sábado, 12 de setembro de 2009

A PARABOLA DO RICO E DO LÁZARO

A parábola do rico de do lazaro.

Encontramos essa parábola em Lucas 16.

1- foi um ensino de Jesus, ele narrou essa historia. Não há nenhum versículo no texto e no contexto que afirma ser uma parábola.
2- Jesus ensinou seus discípulos aplicando historias reais do cotidiano, dando aplicações pessoais. Ainda que seja muitos acreditem ser uma parábola, a narração não é um conto de fadas, Jesus não era um Esopo, o criador de contos e fabulas. Ele não criava estórias, ele narrava historias. Assim entendemos e vemos claramente, cada narrativa dele, tinha um pano histórico. Por exemplo, o bom samaritano, a ovelha perdida, o filho pródigo, o joio e o trigo, todas as narrativas estavam dentro da realidade de vida da sua época. Não podemos ver a narrativa do rico e do lazaro de outra forma, porque isso descontextualiza a narrativa das outras, e também menospreza Jesus, insinuando que ele não esteja falando a verdade.
3- A narrativa menciona uma personagem, Lazaro. O que confirma a realidade histórica da narrativa.
4- Alem disso fala de fatos naturais, como, morte, riqueza, pobreza, fome, fartura, sepultamento, dialogo, dor, doença, sofrimento, alivio. Tudo isso faz parte da vida natural dos mortais. Portanto não pode ser uma fabula.
5- O “seio de Abraão”, mais uma vez é mencionado um personagem histórico. Isso confirma dentro do contexto o ensino de Jesus; “Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito. (Marcos 12:27). Deus de vivos, porque Abraão está morto para os mortais da terra, não para Deus nos céus, portanto é valido para crentes nas escrituras, as palavras: “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. (Lucas 16:25).
6- Novamente é mencionada a presença de anjos, fato comum em todas as escrituras, anjos são seres reais, como a narração pode ser simbólica?
7- Também são citados outros personagens históricos como Moisés e os profetas, firmando mais ainda a realidade da narração.
8- Confirma um principio bíblico bem comum nas paginas da bíblia, a reprovação do contato entre os vivos e os mortos. A passagem é favorável a ortodoxia bíblica, reprovando o espiritismo, a doutrina do purgatório, a reencarnação, a mediação Mariana e dos santos, etc.
9- Há um lugar de descanso para os que morrem no senhor? Claro que sim. Veja bem, Paulo teve uma experiência interessante e II Corintios 12. “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. (2Co 12:2) ele ainda afirma: “Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (2Co 12:4). Preste atenção a bíblia interpreta bíblia. Não deixe que os falsos profetas enganem você citando escrituras sem interpreta-las dentro do contexto de toda a bíblia. Esse paraíso existiu, Adão e Eva estiveram lá, viveram lá e depois forma expulsos de lá, veja que no jardim estava a arvore da vida, e o livro de apocalipse diz que a arvore está no paraíso: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Ap 2:7). Foi a esse paraíso que Paulo esteve. Não há como negar isso. “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2:9). Bíblia interpreta bíblia. O que Jesus prometeu para o ladrão na cruz? Deixe que as escrituras mesmas respondam por você “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23:43). Alguns exegetas desesperados tentaram achar uma virgula para colocar entre as palavras “hoje” e “estarás”, como não existe no Textus Receptus, e em nenhuma tradução que conheço. Os tais ficam apenas a viajar na maionese da teologia estragada... veja bem, é provável que esse seio de Abraão seja o paraíso. Algo que Paulo viu, testemunhou, e que Jesus também mencionou, e uma vez que o ladrão penitente foi para lá junto com Jesus. É claro que o lazaro teve o mesmo destino.
10- Quem acredita no sono após a morte, vive sonhando com doutrinas sem base bíblica. Cemitério não é lugar de crente remido. A bíblia não diz que o crente fica lá dormindo. Isso porque a sepultura é um lugar de imundície: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.” (Mt 23:27). Que bonito lugar de espera os adventistas e os testemunhas de Jeová acreditam ser a sala de espera dos remidos!. Nem os mais infames reis da terra, tem um lugar assim, feito para seus súditos esperarem para consultas conselhos e visitas. Quem fica num lugar imundo torna-se imundo. “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:23) “estar com Cristo” casa teologicamente com “hoje estarás comigo no paraíso”. Esse paraíso não é o sepulcro que por dentro está “cheio de ossos de mortos e de toda a imundícia”.
11- Já que ir dormir na sepultura onde esta cheia de toda a imundícia não convém para cristão. E fato lógico que o contexto bíblico apóia esse fato, afinal de contas: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. (1Ts 4:7). Sejamos razoável na nossa esperança. Porque o crente sempre estará onde estiver o seu senhor: “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. (1Co 6:17).
12- Além disso, há uma afirmação revolucionaria de Cristo com relação a morte do verdadeiro cristão. Seria bom que meditássemos nisso com profundidade: “E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:26). A promessa é para o presente. Ele não disse que um dia iríamos receber a imortalidade, o texto literalmente está dizendo que não morre mais aquele que nele crê. Morre o corpo, então o que nunca morre? Deixem os materialistas cristãos, como os saduceus da época de Jesus se debaterem entre si, e arrancarem do contexto mais algumas dúzias de versículos do livro de Eclesiastes, para tentarem rebater o que está escrito nesse estudo. Mas essas palavras de Jesus são tão maravilhosas, que não preciso ler e ouvir mais argumentos de doutores que seguem seus próprios caprichos e são escravos de opiniões humanas. Jesus disse, afirmou, tão claro: NUNCA MORRERÃO. E ainda complementa: “crês tu isto?” muitos não crerão como diz a afirmação de Cristo. Muitos tentarão sofismar encima dessa afirmação, para desfazer o que Jesus disse claramente. Pecado dos pecados, negam o que Jesus afirmou, usando de argumentos falaciosos. Porem fica a verdade maravilhosa: NUNCA MORRERÃO. Porque quando partimos dessa vida, não é o seio da terra que nos aguarda. “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem”. (Ap 14:13). Porque quem morre salvo, nasce para a eternidade. E com Cristo.
13- A narrativa de Lucas 16 não é uma ficção, não é uma estória, não é um conto de fadas. Por isso estejamos atentos ao que Jesus quer ensinar, pois distorcer o que Jesus ensinou é um grave erro, que pode comprometer a nossa vida espiritual.

Não de credito às testemunhas de Jeová e aos Adventistas do Sétimo dia, porque eles ensinam que a historia de do rico e do Lazaro, não é verdadeira, e que Jesus contou uma mentira disfarçada. Tipo “ sitio do pica pau amarelo” de Monteiro Lombato.

CLAVIO JUVENAL JACINTO







0 comentários:

Postar um comentário