segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SOBRE A TRIUNIDADE DIVINA

Deus Pai, Deus Filho



Existe uma polêmica antiga dentro do cristianismo protestante a respeito da doutrina da trindade. Talvez a partir do movimento pentecostal, com o surgimento de algumas denominações pentecostais que abraçaram a unicidade, o tema focou ainda mais acentuado. Mas precisamos usar de equilíbrio espiritual para tratar do assunto, e ter discernimento para chegar a uma conclusão sabia. A bíblia claramente ensina que Jesus Cristo está a destra de Deus. Posição que conquistou depois da ressurreição(I Pedro 3:22). Numa visão horizontal da realidade espiritual, só pode existir um Cristo a destra, se existir outra pessoa, que esteja ao lado. Como a ocupação a destra de Deus, ganha sentido, se Cristo for o Deus pai? O cristão trinitario, não crê em uma doutrina inconsistente, pelo contrario a doutrina da trindade é uma doutrina inteligente, faz distinção do Deus Pai e do Deus Filho, sem fragmentar a unidade absoluta de Deus. Ora dentro da perspectiva bíblica, foi o filho um enviado do Pai, o apostolo João tratou de esclarecer esse assunto. Há uma distinção entre quem envia e quem é enviado. Não podemos nos equivocar teologicamente, Como pode Cristo ser mediador entre Deus e os homens, se não houver uma distinção entre ele e Deus Pai? Quando analisamos as palavras de Jesus, com respeito a esse assunto de comunhão e unidade entre ele e o Pai, notamos que Jesus nunca identifica a si mesmo como o próprio Pai. Ele se declara igual a Ele, mas não se identifica como sendo o próprio Pai. Jesus faz muito cuidado em não confundir sua posição e sua identidade junto a Deus Pai. O que os judeus tinham dificuldade de entender, os unicistas tiveram a facilidade de confundir.

0 comentários:

Postar um comentário