quarta-feira, 5 de maio de 2010

Caminhos místicos de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é uma cidade espanhola. Segundo a tradição católica, Tiago foi o responsável pela evangelização da Espanha. Quando foi martirizado no século I teve seu corpo transladado de Jerusalém para a Espanha. No local onde foi sepultado seu corpo nasceu a cidade de Santiago de Compostela. Reduto místico dos novaerenses e local de peregrinação do catolicismo. Vários monumentos foram erguidos nessa cidade em honra ao apostolo, entre elas uma grande catedral que começou as ser construída em 1074 e foi terminada mais de 200 anos depois. Segundo o catolicismo, dois discípulos de Tiago tomaram o corpo do mártir, que teria sido decapitado no tempo de Herodes Agripa, e levado o corpo para a Espanha. Hoje muitos peregrinos tentam fazer o mesmo trajeto, partindo então da França, atravessando mais da metade desse país a pé e atravessando praticamente toda a Espanha, muitos católicos tentam fazer esse trajeto, que para muitos traz uma experiência mística de elevação espiritual. Na década de 80 e 90 no auge do movimento nova Era, o caminho de Santiago de Compostela era para os novaerenses o que Israel era para muitos evangélicos: uma experiência a ser vivida. Até uma das mais proeminentes escritoras da nova Era, Shirley Maclaine fez esse percurso místico. Compostela, é um centro de idolatria, como qualquer santuário católico erguido no velho continente. Atrai milhões de turistas durante todo o ano.
Não há evidencias históricas de que Tiago tenha sido enterrado em Compostela, a tradição assim afirma, até o século IX, nada se sabia sobre o assunto, e a descoberta se deu por evidencias sobrenaturais. Um ermitão viu um clarão intenso em uma colina e informou o bispo local, descobriram lá um sepulcro, e então afirmaram ser do apostolo Tiago.
Cada cristão que preze pelas informações e as doutrinas bíblicas, não vê importância nisso, porque não há evidencias concretas sobre tais coisas. E pelo fato de se tornar um reduto de idolatria e experiências místicas extra-biblicas, devemos rejeitar completamente. Aos cristãos bíblicos cabe a admoestação do próprio irmão de Tiago (segundo a tradição católica) “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1Jo 5:21)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário