terça-feira, 11 de maio de 2010

O QUE É CABALA?

Cabala


A origem da cabala está ligado ao cativeiro dos judeus para a babilônia, como conseqüência da apostasia. No exílio, alguns sacerdotes judeus se aprofundaram nos mistérios babilônicos e desenvolveram uma filosofia que chamamos ou conhecemos como cabala. Qual o significado original desse termo? A palavra cabala ou kabbalah, significa “o que foi recebido” ou o “recebeu”. Na visão dos sacerdotes, a fim de explicar essa nova modalidade de “revelação”, argumentavam que Deus estava se revelando e que até então estava oculto. Cabala, ou cabo, portanto é uma revelação metafísica dada a uns certos escolhidos de forma especial. Mas esse movimento metafísico, só floresceu com força 900 anos depois de Cristo, e teve sua força de expansão na Espanha, quando Moisés de Leon, escreveu o “Zohar” a bíblia cabalística, esse obra foi escrita no século 13, Zohar significa o “livro do brilho” e possui muitos elementos neoplatonicos e gnosticos.
O movimento cabalista, é sem seu bojo, ocultista, emprestou seus elementos em praticamente todos os outros movimentos ocultistas e sociedades secretas. Possui um sistema doutrinário muito complexo. De difícil entendimento para leigos e pessoas não versadas na cabala, esse movimento ensina algumas coisas estranhas, como a teoria de que o homem é um microcosmos, que a shekinah é um elemento feminino da divindade, etc.
A cabala elaborou a sefiroth, o diagrama cósmico, representando a arvore da vida, na filosofia cabalística o homem é uma miniatura do próprio Deus, pode se desenvolver até se tornar um deus. É a velha mentira do diabo, a antiga serpente enganando a Eva no jardim do Éden.
A cabala é um movimento ocultista que tem suas raízes nos mistérios da babilônia, os cabalistas acreditam por exemplo que Moisés usou a magia para confrontar os egípcios, veja bem que eles não ensinam ter sido Deus, mas magia. Esse movimento vem ganhando terreno nos últimos dias, com o surgimento do movimento nova era, foi popularizada e hoje muitos livros de cabala são acessíveis em todos os lugares.

CLAVIO JUVENAL JACINTO


Fonte: http://www.agp-internet.com/react/profetie/1504.htm

0 comentários:

Postar um comentário