quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os efeitos visíveis da vida transformada

Eu li dias atrás uma matéria na revista Galileu, (Numero 196 ano 2005) com o titulo: “Há um Darth Wader dentro de você?”. A matéria assinada por Pablo Nogueira na sessão “psicologia” da revista citada é interessante. Darth Waden foi o personagem maligno da serie “guerras nas estrelas” sucesso de cinema e referencial no campo da ficção cientifica. Acontece que Wader foi o resultado de um processo de transformação, um jovem até então cheio de virtudes chamado Anakin Skywalker se transforma num terrível vilão, de aspecto sombrio. Nogueira enfatiza que o mal dentro de nós tem despertado cientistas para pesquisas com o intuito de desvendar a origem do mal no homem. Nogueira afirma que essas pesquisas levam para uma direção: “a capacidade de fazer o mal, assim como a de fazer o bem, parece existir em todas e sociedades”. Deixarei para trás todo o misticismo de guerras nas estrelas e suas implicações heréticas e perigosas, e concentrar esse texto na área do comportamento do homem. Que o mal se origina no pecado, não temos duvida, ele é o fruto da corrupção humana. A questão é que não somente o mal residente dentro do homem caído é perigoso, mas a fonte do mal que existe fora dele, também o é! A realidade da influencia de um mundo espiritual caído foi bem explorado por novas explorações teológicas como os temas correlacionados a guerra espiritual. A matéria alude ao “fato” de que todo homem está propenso ao mal. Mas na relação teológica, esse fenômeno pode acontecer em um homem transformado? Pode um homem regenerado praticar maldades sinistras, ou ser transformado em um “Darth Wader” na vida social do mundo real?
É difícil responder uma pergunta tão profunda, mas eu creio que isso é impossível, um homem regenerado pode errar, pode se irar, pode cometer um delito, mas um homem regenerado jamais pode se transformar em um monstro. Se ele se transforma em um monstro, nunca foi um regenerado, se foi um regenerado, jamais será um monstro. Os sinais bíblicos apontam para a direção oposta. Um regenerado caminha em direção da regeneração, da glorificação. Seu processo de vida espiritual e tornar-se mais santo, ele caminha nesse sentido e nessa direção. Passagens bíblicas como romanos 8 lançam luzes fortes sobre essa realidade. A sensibilidade é uma virtude de quem anda controlado pelo Espírito Santo, um homem que tem Cristo é um homem que tem compaixão. O amor rege o estilo de sentimentos e emoções que um verdadeiro cristão adota para viver seu dia a dia. Muitos inimigos seculares do cristianismo, não entendem isso, fazem criticas ferrenhas quando nos colocamos desfavoráveis ao aborto e a eutanásia e a todas as modalidades de injustiça. De fato o verdadeiro cristão, não se direciona a favor da pratica de qualquer tipo de injustiça. Ele é justo porque o senhor é justo.
Antes que qualquer anticristão faça apologia contra o cristianismo usando como artifício, as cruzadas, a pedofilia, o mercantilismo e a corrupção de muitos ditos “cristãos”, já quero deixar exposto aqui que tais nunca foram regenerados, são falsos professos, cristo falou sobre essas pessoas em muitas passagens das escrituras, e qualquer inimigo do evangelho deveria ler tais passagens para perceber o fato de que nem todo o que diz “Senhor, Senhor” é de fato cristão de verdade. Foi o próprio Jesus que ensinou e advertiu sobre isso.
Não temos muitos regenerados nesse mundo, essa é a verdade. O cristianismo cheio de superficialidades, tem se omitido da essência que processa homens regenerados: denuncia da corrupção espiritual do homem, uma chamada ao arrependimento, conversão genuína e novo nascimento. Se você não acredita em mim, pesquise você mesmo, e verá que os púlpitos ditos cristãos não pregam isso que vos tenho dito. O resultado é um cristianismo fantasioso, permissivo, mundano. De aparências externas, sem obras, sem frutos verídicos de regeneração. Doutrinas como “a não resistência” ´e pregada apenas por menonitas conservadores e alguns grupos pentecostais. Parece não ser tão impressionante, mas os menonitas estavam lá no Iraque protestando contra a guerra e a invasão dos americanos. Talvez você fique se perguntando, se sou a favor da doutrina da “não resistência”, na verdade, não deveria ser doutrina, deveria ser estilo de vida. O cristão deveria ser o exemplo Maximo de paz e compaixão nesse mundo. As pessoas da sua comunidade ao ouvirem termos como “pacifico” “longanimo” “humilde” “caridoso” “santo” “sincero” “bondoso” “inofensivo” “compassivo” deveriam apontar para você como exemplo maximo dessas coisas. Você deve ser o exemplo real no tempo real dessas coisas que mencionei acima. Porque? Porque o Espírito Santo operando na vida de um regenerado, não produz um Darth Vader, produz um homem santo, inofensivo, compassivo, bondoso. O centro da regeneração é processar Cristo em nós mesmos : “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:29)
A humanidade, os cientistas, os psicólogos deveria fazer uma exclusão, deveriam descobrir que há uma nova raça de homens nesse mundo, que não estão em decadência moral e espiritual, mas que estão progredindo, se aperfeiçoando na graça e na santidade. São os verdadeiros cristãos. Talvez pelo fato desse gênero de pessoas serem raras em nosso meio, eles tem passado despercebidos ou simplesmente ignorados. Minha oração e esperança é que você seja um desses homens santos tão incomuns na nossa época de crise moral e espiritual.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Este artigo também foi postado em www.crereamar.blogspot.com visite também esta pagina com estudos bíblicos e reflexões.

0 comentários:

Postar um comentário