quinta-feira, 20 de maio de 2010

SOBRE A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

A verdadeira iluminação espiritual

A maior parte das pessoas já ouviu sobre o conceito “iluminação espiritual” esse foi um termo comum e ainda é comum entre místicos, simpatizantes de religiões orientais etc. alguns até explicam ou defendem meios para obter a “iluminação espiritual” técnicas como ioga, meditação, repetições de formulas verbais, etc e etc. o conceito de iluminação espiritual é bem conhecido no budismo, esoterismo e até mesmo ocultismo. Há três fontes de iluminação espiritual, a primeira tem sua fonte divina, há a farsa, de origem diabólica e a humana, puramente natural, já que o homem é um ser religioso, com poderes latentes na alma. A iluminação espiritual esotérica e ocultista, tem suas fontes no misticismo ocultista e nas religiões orientais. A própria advertência divina de que Satanás se transfigura em anjo de luz, já é suficiente para alertar cada pessoa, sobre a fonte da sua iluminação. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2Co 11:14)

A verdadeira iluminação espiritual vem através do evangelho, não através de técnicas esotéricas ou místicas como muitos querem propor. Qualquer fonte de luz fora de Deus deve gerar desconfiança, e acima de tudo deve-se ter muito cuidado. Até mesmo aquela luz que tenta brilhar dentro de nós, através de técnicas de meditação ou de outros exercícios e praticas ocultistas deve ser completamente evitado, porque é perigoso. O Dr Edward Bach, criador dos famosos florais de Bach, por exemplo, ensinava algo completamente perigoso, ele afirmava: “todo o verdadeiro conhecimento vem apenas de dentro de nós mesmos, através da comunicação silenciosa com a nossa alma” e ainda “precisamos muito voltar a crer que dentro de nós repousa toda a verdade, precisamos lembra que não necessitamos de conselhos e ensinamentos, exceto aquele que vem de dentro de nós”. Bach está ensinando uma espécie de iluminação que se oriunda de dentro de nosso ser e nos leva a conhecer a “verdade”. A essência do movimento esotérico ocultista que propõe a iluminação espiritual, é antibiblica e anticristã, ela se opõe ao modo bíblico da iluminação espiritual, e vai contra toda a mensagem do evangelho. Bach afirma: “Buda nos ensinou que todos nós estaríamos no caminho da auto-realização se nos livrássemos dos sacerdotes e dos livros”. A busca para uma verdade fora da bíblia é um engano, veja você mesmo, que os místicos de plantão, sobreviventes na periferia do mundo caído, acabam se contradizendo, um dos movimentos que mais investem em literatura, são os esotéricos e os ocultistas.

O apostolo Paulo nos afirma categoricamente: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2Co 4:4).

Leia novamente o versículo, primeiro Paulo nos ensina que o deus desse século cega. A cegueira espiritual é complexa, de maneira sutil, a iluminação espiritual falsa cega o homem, ao invés de conceder visão da verdadeira realidade das coisas espirituais. Paulo então conclui “para que não resplandeça a luz do evangelho de Cristo” e então ele expõe de forma clara a fonte dessa luz espiritual: “da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” a verdadeira luz concede verdadeira iluminação. E a verdadeira tem sua fonte em JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR. Qualquer outra fonte é falsa, e conduz o homem a cegueira e ao erro. Nesses dias onde o tema está popular, que os verdadeiros cristãos estejam atentos para proclamar que Jesus é a luz do mundo, como ele mesmo proclamou: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8:12)

Clávio Juvenal Jacinto,

Nota: a fonte das citações do Dr Edward Bach foi o Boletim da FEEU inverno de 1998 pag 27

0 comentários:

Postar um comentário