sexta-feira, 4 de junho de 2010

2012 QUAL A ORIGEM DO MITO?


Ao lado: calendário maia

Em seu famoso livro. “2012,ano do Apocalipse”, Lawrence E. Joseph, afirma o propósito da catástrofe apocalíptica de 2012: “As antigas profecias maias, baseadas em dois milénios de ob­servações astronómicas meticulosas, indicam que 21/12/12 marcará o nascimento de uma nova era, acompanhada, como todos os nascimentos., de sangue e agonia bem como de esperança e promessa.” Apesar do livro ter um titulo que tenha uma divida com a biblia, porque cita a palavra Apocalipse, o livro no seu todo, não enfatiza a biblia, pelo contrario a enfase é sobre misticismo pagão, mais precisamente o calendario maia.

Muitos grupos esotericos da decada de 1990 tambem previram catastrofes para o ano 2000 e o surgimento de uma “nova era”

De onde lawrence buscou suas informações sobre 2012? Não foram da biblia, no livro citado acima ele declarou em outro trecho: “Dirigia-me à Guatemala, para me encontrar com xamãs maias que me explicariam as profecias de 2012” é isso mesmo com feiticeiros! (um Xamã é um especie de feiticeiro tribal).

Veja bem querido leitor, que o Dr Lawrence fala a respeito desses Xamãs ; “Os Maias adoram os seus calendários, olham-nos como imagens da passagem do tempo, que é como a vida se desenrola.” Aqui está, a pura idolatria propria das religiões amerindias, nada de biblia, pelo contrario, a fonte dessas supostas revelações misticas para 2012 é de origem idolatras, ainda cheirando a sacrificio humano, como faziam os antigos a moloque...

Os maias acreditavam em muitos deuses, e o calendario maia se baseia nessa crença pagã e idolatra como descreve o livro citado: “No Cholqij, o calendário de 260 dias representa um ciclo de uma mulher grávida e também o número de dias que o planeta Vénus se levanta de manhã em cada ano, sendo cada dia representado por 20 símbolos representativos de guias espirituais ou divindades chama­das Ajau”

A base que sistenta a escatologia do mito de 2012 e praticamente toda a escatologia da nova era é a crença em um tempo ciclico, ao invés de linear, engraçado que até mesmo os mais materialistas tambem pegam carona na hipotese do tempo ciclico, muitos defendem um universo que teve como um inicio um ovulo, uma explosão, uma expansão, uma contração(entropia) uma redução para um ovulo, e uma explosão, o livro de Genesis é mais descomplicado, muito obrigado Moisés...

O mito de 2012, por ter sua origem no calendario maia e por dar tanta enfase a planetas e estrelas, deveria ser chamado com muita justiça de astrologia em estado mistificado da pós modernidade.

Mas afinal o que é que faz de 2012 uma data tão especial para o calendario maia? Vejamos: “No dia 21/12/12 o nosso Sistema Solar, com o Sol no seu cen­tro, irá, como os Maias afirmaram durante milénios, eclipsar a visão que a Terra tem do centro da Via Láctea. Isto acontece apenas a cada 26.000 anos. Os antigos astrónomos maias consideravam esta mancha no centro como sendo o umbigo da Via Láctea, uma crença agora apoiada por provas volumosas de que é aí que nascem as estrelas da galáxia. Agora os astrónomos suspeitam da existência de um buraco negro precisamente no centro sugando a matéria, a energia e o tempo que servirão como matérias-primas à criação de futuras estrelas.” Bem, é algo mais ou menos parecido com o a famosa teoria do alinhamento dos planetas, os mais antigos entendem do que estou falando...

Além dos elementos de budismo tibetano inserido nas experiencias dos neo-xamãs maias, Lawrence tambem injeta reencarnção na tematica “2012, uma odisséia apocaliptica” vejamos: “Segundo a actual crença maia, os ancestrais já começaram a regressar e a misturar-se com a população. Diz Carlos que eles não estão interessados em ser reconhecidos. Até 2012 já terão todos regressado para cumprir a sa­grada missão desse ano tão importante.” E ainda “A Ressurreição está a ser cumprida nas crianças que nascem hoje. Todos os que nasceram e morreram no passado estarão de volta até 2012 — disse Carlos abanando a cabeça quando perguntei se a ex­plosão demográfica do mundo é a prova desta reencarnação em massa.”

As velhas utopias da antiga nova era voltam a pipocar novamente, eis ai onde a teoria ciclica se encaixa, nas velhas tradições da nova era: “Os mais velhos dizem que na nova era que está para vir, de­pois de 2012, cada vez mais a dor e a felicidade serão partilhadas. A comunicação em massa torna-nos mais como irmãos, mais como uma família. Em 2012 haverá testes colectivos de harmonia e com­preensão”

Mas qual é a origem da metodologia das interpretaçoes dos misterios maias? Deixe que o Dr Lawrence explique atraves da iniciação de um xamã maia “Gerardo fora treinado na escuridão, de facto, metido num pe­queno quarto subterrâneo, cor de azeviche, durante duas semanas. Após um certo tempo, perdeu completamente a noção de tempo e de espaço, de noite e de dia. Começou a ter alucinações e rapidamente conseguia visualizar, separada, e distintamente, centenas de hierógli­fos maias utilizados nos diversos calendários. No quarto escuro ouviu também uma linguagem secreta que não compreendia, embora ti­vesse a certeza de que, se prestasse atenção, essa linguagem iria, um dia, ajudá-lo nos seus prognósticos.” Se ele ele lesse a biblia e estudasse ela com amor, sem duvida, sua pesrpectiva sobre 2012 seria diferente...

Mas as informações prosseguem: “A imersão na escuridão é um tema da aprendizagem de xamã maia. Gerardo explica que, por vezes, sabem que uma criança está destinada a tornar-se um grande xamã enquanto ainda está no ventre materno. Quando o bebé nasce, envolvem-lhe a cabeça com treze ligaduras, cobrindo os olhos.”

Ah, aquela velha estória “Gerardo explicou que em diferentes etapas da história da huma­nidade, vieram diferentes messias. Segundo os mais antigos, esta é uma era em que haverá muitos pequenos guias em vez de um grande messias”

O Dr Lwrence discorre sobre a tese sobre 2012, citando videntes e mediuns famosos como Edgar Cayce e Anne Stander, até a metade do livro, nada de biblia, somente mediuns, videntes e xamãs, e traz revelações surpreendente sobre o tipo de espiritualidade esconde o mito de 2012 e a crendice dos maias. “Para falar verdade, ficámos todos um tanto embriagados no pri­meiro serviço religioso, Manuel, Lord Byron e eu tínhamo-nos despe­dido da tarde venerando Maximón, o santo boémio, profeta, sacerdote e protector mágico do povo indígena, que era simultaneamente um ébrio enraivecido e efeminado.” E a descrição não termina sem outras revelaçoes surpreendentes: “No Cofradia Apostol Maximón, um relicário pagão/católico, meti uma nota de vinte dólares na estátua de Maximón e fiz-lhe uma saúde com um copo de cerveja. A sair da boca (de madeira) de Maximón havia sempre um cigarro aceso, e um dos padres, cujo trabalho principal era sacudir as cinzas ” Sem comentarios...

Imagine que tipo de extase religioso poderia surgir de tal aberração: “Estar em adoração aos pés de um boémio efeminado era uma his­tória que teria de guardar para o resto da vida, pensei, e depois dei uma gargalhada bem alto. Mais tarde vim. a saber que é perfeitamente aceitável, até mesmo esperado, rir durante a cerimónia a Maximón” essa tal de Maximón parece ser parente de um tal mamon...

Bem, após revolver muitas paginas encontrei uma menção a biblia, ao livro de genesis, a visão liberal é notavel, e apoio ao darwinismo como fato é clarissimo. Depois disso o que se encontra são apoio a teoria da historia ciclica, com nuances de negação ao diluvio biblico: “O jornal referia-se a «Cycles in Fossil Diversity» um artigo pu­blicado em 2005 pela Nature, pelo físico da UC Berkeley Richard Muller e pelo seu mestrando Robert Rohde. Muller e Rohde desco­briram provas evidentes, credíveis e sólidas de que as extinções em massa ocorrem com uma regularidade de 62 a 65 milhões de anos. Infelizmente, a última grande extinção em massa ocorreu há 65 milhões de anos. Já estamos atrasados.”

Bem estamos chegando no final do artigo, não queria escrever ao extenso, para não ser cansativo, mas não posso deixar de apresentar outro mito que Lawrence cita para apoiar 2012, surpresa! O codigo da biblia de Drosnin: “É esta a conclusão a que chegou Michael Drosnin no seu bestsel­ler O Código da Bíblia que, plausivelmente, pretende ter descodificado um segredo, um código divino retido no texto da Bíblia.”

no final do livro, o Dr Lawrence faz uma alegação explicativa, o tema vigente a essas alturas é o armagedom, e ele umas pinceladas sobre dispensacionalismo evangelico de forma rasa e superficial: “Os cristãos evangélicos são o grupo mais ansioso por precipitar o Armagedão, aguardando angustiadamente o Êxtase, o momento de exaltação quando, antes de a batalha começar, os cristãos verdadei­ros e fiéis serão literalmente elevados aos céus para se juntarem a Deus. Sem dúvida que isto seria estimulante. Da segurança e conforto do Céu, teríamos a oportunidade de olhar para baixo para a Terra e assistir à batalha entre os dois grupos guerreiros: cristãos que, devido a imperfeições na sua fé, ou por qualquer destino guerreiro, não foram submetidos ao Êxtase; e seguidores do Anticrísto, um falso messias carismático, cujos seguidores incluem humanistas seculares, pagãos, hindus, budistas, bem como muçulmanos, judeus e cristãos não suficientemente comprometidos. Espera-se que uma grande pro­porção de judeus, segundo a teologia evangélica, se converta ao Cris­tianismo e assim lutem do lado correcto da batalha de Armagedão. Os que voltarem as costas a Jesus, juntamente com outros que dizem não, explodirão.

Bem no final do livro, depois do caldaloso rio de misticismo, xamanismo, paganismo e cristianismo( Lawrence citou alguns versiculos no final do livro, relativos aos ultimos dias) além de citações complexas de teorias e afirmações cientificas, um emaranhado palavras proprias como “grande mar eletromagnetico” “climatologia extrema” “sincronização galatica” “magcatastrofe” etc, ele dá um conselho para lá de heretico, bem a moda do vaticano: “Se se é cristão, não se deve esquecer Maria; não há Mãe mais doce, mais amorosa. Mas não a ponham de parte. Como explicava um missionário italiano que tinha acabado de sobreviver aos massa­cres da Serra Leoa, é para Maria que nos devemos voltar quando Deus e Jesus já não nos querem ouvir. Percam-na e terão sérios problemas.

2012 como data para uma catastrofe, vem crescendo por motivos diversos, o filme, os livros, os sites da internet, as palestras e os workshops, e muitso cristãos caem na onda, e ao invés de lerem e estudarem a biblia, correm até as locadoras para verem o filme...

CLAVIO JUVENAL JACINTO é pesquisador, presbitero evangelico.

Bibliogarfia :2012 Ano do Apocalipse? Lawrence E. Joseph, Editorial Bizancio 2007 Lisboa Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário