quinta-feira, 24 de junho de 2010

Deve um cristão doente receber tratamento medico?



Já li e ouvi muitos casos de cristãos que ao padecerem uma enfermidade não procuraram a ajuda medica e argumentaram que esperavam a cura em Cristo. Outros ainda mais radicais afirmam que procurar um medico ou tomar remédio e falta de fé e pecado grave. Será que isso e verdade ou a bíblia não ensina tal coisa. Infelizmente existem muitos cristãos que defendem ensinos sem base bíblica. São fabulas e doutrinas de homens que mais servem para tropeçar incautos e fracos, como também para escandalizar o evangelho. Quando o profeta Ezequias adoeceu e foi declarada sua morte pelo profetas Isaias, seu clamor lhe devolveu a benção de mais 15 anos de vida. Ele padecia de um tumor e Isaias não orou pela enfermidade de Ezequias. Pelo contrario, orientou o rei a tomar pastas de figo e aplicar sobre o local da doença. Ou seja Isaias mandou Ezequias se medicar. No Novo Testamento também temos alguns exemplos, Paulo orientou Timoteo com um conselho medico I Timoteo 5:23. Jesus também usou a máxima do ponto de vista físico para revelar verdades espirituais: Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (Mt 9:12). Aqui podemos interpretar tanto no sentido de doença física quanto no sentido de doença espiritual, e Jesus não reprovou o tratamento medico, pelo contrario usou de uma verdade para estabelecer outra verdade. Encontramos também no livro de apocalipse algo que pode nos ajudar a compreender essa questão, embora devamos interpretar ali de uma outra maneira, segue o principio de que uma verdade sempre fornece luz a uma outra verdade. E sabemos que a natureza criada por Deus fornece uma serie de plantas que são bênçãos do Senhor. Pois quando ele criou todas as coisas não criou somente as frutas para nossa alimentação, mas também ervas para a possibilidade de curar nossas enfermidades No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. (Ap 22:2). Não e pecado tomar remédio e muito menos procurar um medico, segue um conselho, procure confiar em Deus em caso de enfermidade, mas nunca deixe de procurar um medico se houver necessidade.


CJJ

0 comentários:

Postar um comentário