quarta-feira, 23 de junho de 2010

A importância de um equilíbrio de fé



Ao fazer uma divisão entre antigo testamento e novo testamento, e classificar períodos históricos em dispensaçoes e alianças, a igreja não deve perder de vista o ensino de que toda a bíblia é importante para o cristão, e deve ser lida de capa a capa, de Gênesis a apocalipse. Nos encontramos textos na bíblia que defendem a sua inspiração integral, e não apenas parte dela. Pelo fato do decálogo ter sido escrito pelas mãos de Deus, não significa por exemplo que e´ um texto mais importante que os outros, todos os textos são igualmente importantes: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2Tm 3:16). Toda a bíblia é um legado de lições para ensinar : Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. (Rm 15:4). Muitos crentes lêem o novo testamento e ignoram o velho testamento, estudam o novo testamento, mas se omitem do velho testamento. Mas todo o novo testamento esta intercalado com o velho testamento, fazendo da bíblia um livro harmonioso. So para se ter uma idéia, os escritores do novo testamento citaram o velho testamento com muita freqüência, vejamos alguns exemplos: Mateus faz 96 citações do AT, Lucas 58, atos 57

Romanos 74, Hebreus 86, e Apocalipse 249, o último livro da bíblia e o que possui mais afinidades com o antigo Testamento. Ao todos, o antigo testamento ´e citado em 22 livros do Novo testamento, somando 845 citações ao todo. A influencia que o novo testamento tem do antigo pode ser observado por qualquer estudante atencioso das escrituras. Essa mesma importante que os cristãos antigos deram pela velho testamento deve ser uma atitude exemplar, pois omitindo um estudo das escrituras no seu todo, o crente moderno pode perder de vista todo o propósito de Deus para seus filhos, contidos nas escrituras, principalmente no antigo Testamento. O Senhor Jesus mandou examinar rodas as escrituras, e principalmente os 39 livros do Antigo testamento. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (Jo 5:39)

CJJ

0 comentários:

Postar um comentário