terça-feira, 22 de junho de 2010

O MOVIMENTO PEDRA ANGULAR



O movimento pedra angular teve seu inicio em 1974, fundado por William Sotto Santiago, o movimento surge 9 anos após a morte do pregador norte americano William Braham, fundador de um movimento similar ao movimento Pedra angular, o Tabernaculo da Fé. O movimento fundado por William Sotto Santiago, possui muitos elementos doutrinários já defendidos por Wiliam Braham. Até certo ponto é uma divisão do Tabernaculo da Fé, e os adeptos do movimento crêem que Santiago, está dando uma continuidade ao ministério de Braham. Em suma o movimento Pedra Angular defende quase todos os erros do Tabernaculo da Fé, acrescentado outros que veremos adiante. Sotto é natural de Porto Rico, na América Central, daí sua forte ênfase a América do sul e central, como uma espécie de terra prometida para os salvos dentro de uma perspectiva profética em suas mensagens e pregações. William Sotto Santiago é considerado como o anjo mensageiro, que precede a volta de Jesus a terra. Suas mensagens são impressas em livretos e livros e distribuídas gratuitamente. Estão espalhados por todo o Brasil, e em toda a América do sul e central.

William sotto Santiago, exerce um papel essencial no movimento Pedra angular, na concepção do próprio movimento William Braham representava a lua, pois pregava sobre temas que envolvia a denuncia de pecados, e afirmava que o tempo era já a meia noite, enquanto que os adeptos da Pedra angular, afirmam que William Santiago é o sol da justiça, tendo em vista que a meia noite era o fim do milênio, e o novo milênio era o amanhecer, daí o papel predominante que o novo arauto, o profeta William sotto Santiago exerce para o movimento.

Embora o grupo tenha muitos ensinos similares com grupos evangélicos tradicionais, defendem erros já conhecidos e defendidos outros grupos, inclusive o Tabernaculo da Fé. Em seus escritos encontramos também outros erros.

Wiliam Sotto Santiago em suas palestras afirma ser o anjo, que precede o arrebatamento da igreja e que tem a responsabilidade de prover o alimento espiritual para os cristãos. Em uma palestra ele afirmou: “Porque Cristo unge o seu anjo e manifesta-se através de seu anjo, para nos dar o conhecimento do que em breve devem acontecer...”(1) esse anjo é o próprio Santiago, cuja representação espiritual no movimento é delineado por uma espécie de messianismo profético.

Santiago afirma que os que serão transformados, serão os que reconhecerem o seu oficio como anjo mensageiro e aceitarem a sua mensagem “profética”. Assim como muitos movimentos espíritas e esotéricos independentes de décadas passadas que apontavam para o Brasil e a América latina como uma espécie de terra prometida e o estabelecimento de uma nova ordem mundial, parece que Santiago também vê as coisas nessa direção e dá uma ênfase toda especial para a América latina, no estabelecimento de um futuro reino messiânico e profético(2).

Santiago afirma em suas palestras que o Céu é a sétima dimensão, em contraposição as escrituras que mencionam ser o céu a morada de Deus, sem qualquer esclarecimento se é ou não uma espécie de “sétima dimensão”. Com relação a revelação bíblica, Paulo parece ter ido ao Terceiro céu e não ao sétimo, como pretende ensinar o novo profeta.

Batizam só em nome de Jesus, em franca oposição aos ensinos de Cristo, como os outros unicistas, se firmam em passagens de Atos dos apóstolos para defenderem o batismo unitário, sem levar em conta que as passagens de Atos são descritivas e as palavras de Jesus em Mateus 28:19 são mandamentos.

Em um folheto, Santiago anuncia que os filhos de Deus atenderão ao chamado do anjo mensageiro(ele mesmo!) e os que não aceitarem receberão o juízo de Deus(3) em um livreto encontramos essa declaração: “E quem estaria escutando a voz de Cristo através de seu anjo-mensageiro? As ovelhas do Senhor Jesus Cristo; e seriam chamadas e ajuntadas no corpo místico de Cristo, na era da pedra angular por meio do ministério de Jesus Cristo através de seu anjo-mensageiro neste ultimo dia. E assim se completará o numero dos escolhidos de Deus no corpo místico de Cristo, assim é como se completará a Igreja do Senhor Jesus Cristo neste ultimo dia”(4), assim como os adeptos da congregação Cristã no Brasil que ensinam que os verdadeiros cristãos, se unirão a eles por serem a única igreja verdadeira e assumem um espécie de predestinação fatalista com relação ao assunto, os adeptos da Pedra Angular na pessoa de seu profeta parecem ensinar a mesma coisa.

Santiago mergulha nas mais exóticas teorias para tentar explicar as escrituras, afirma por exemplo que a serpente era igual a um homem, e que só não possuía alma, e que perdeu sua forma original com a maldição imposta(5)

Também afirma que os que recebem Jesus, também recebem um corpo teofanico da sexta dimensão para obter a imagem de Cristo.(6)

Parece que o profeta da Pedra angular possui também uma forte influencia do misticismo da Nova Era, além da pirâmide, símbolo do movimento em vários livretos,William Santiago declara: e nossos pedidos são pedidos os quais vêm com uma mente positiva, para apresentar a Deus os nossos pedidos pela América latina e o Caribe, e esses pensamentos positivos partem desde o profundo de nossa alma, como a expressão de nossa fé, aqui no profundo da nossa alma”(7)

Em suma, o próprio Santiago afirma que seus ensinos são uma revelação divina da parte de Jesus Cristo( 8 )

Em Gálatas 1:8, Paulo Adverte sobre o contato e revelações espirituais dado por supostos anjos celestiais, isso porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz(II Corintios 11:14). No movimento Pedra Angular, existe uma ênfase doentia por manifestações de anjos, Santiago comenta em um de seus livros que em 1963, sete anjos apareceram para William Braham. Como um movimento de origem sobrenatural, unicista, exclusivista e com ensinos estranhos as paginas das escrituras, devemos rejeitar completamente o movimento Pedra Angular como cristianismo bíblico. Paulo advertia sobre a apostasia dos últimos tempos e Jesus nos advertiu sobre falsos Cristos e falsos profetas em Mateus 24 e passagens paralelas. Precisamos entender que a bíblia e somente a bíblia é o nosso alimento espiritual e a bússola da nossa fé, e que o Espírito santo, como mestre e consolador é responsável para orientar cada verdadeiro Cristão nas verdades das escrituras.(Veja João 14:17 e 26 e II Timoteo 3:16).

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Pesquisador, Presbítero evangélico. Mora atualmente em Paulo Lopes SC

Endereço correspondência Caixa Postal 1, CEP 88490-000 PAULO LOPES SC

(1)Conhecendo o tempo da Visitação de Deus, pág 18, William soto Santiago- Missão Apocalíptica Internacional.

(2)-Idem pág 19

(3) citado no Folheto: “o Caminho da vida eterna” Associação Cultural Civilização Milenar.

(4) O Mistério do anjo Enviado por Jesus Cristo- pág 8 e 9, William sotto Santiago

(5) Vendo o invisível Pág 3, William sotto Santiago. Missão apocalíptica Internacional

(6)Conhecendo o tempo da Visitação de Deus pág 11- William sotto Santiago, Missão apocalíptica Internacional.

(7)Jovens com Mente Positiva, pág 18, William sotto Santiago. A Voz da Pedra angular

(8 ) o Mistério da Fé, pág 8, William sotto Santiago, Obra Missionária Os valente dos filhos de Davi..

0 comentários:

Postar um comentário