terça-feira, 17 de agosto de 2010

MOVIMENTO RENOVARÉ



Criado em 1988, pelo quaker Richard Foster, autor de “Celebração da disciplina” livro que trata de 12 disciplinas espirituais, e que obteve muito sucesso no exterior e também no Brasil. Foster em sua obra apresenta varias disciplinas espirituais mas recorre a místicos católicos e faz uma amálgama com alguns proeminentes lideres evangélicos. O resultado é uma colcha de retalhos bem elaborada e feita bem ao paladar espiritual de quem procura por inovações. Apesar de Foster defender muitas coisas boas como um estilo de vida devocional ativo, oração e outras virtudes e atividades que enriquecem e fortalecem a vida cristã, muitas outras praticas que adota são perigosas e preocupantes. Como qualquer um pode notar lendo as obras de Foster e principalmente o livro citado acima, vai ver que entre muitos nomes de místicos católicos do qual ele toma emprestado idéias, como meditação contemplativa, oração imaginativa e outras coisas mais, próprias do mundo espiritualista. Bem, não é comum vermos que a muitos escritores católicos fazendo sucesso entre evangélicos, Henri Nowen e Brennin Maning são dois exemplos. O problema é que esses autores e a maior parte dos místicos católicos crêem em algo completamente divorciado dos evangelhos, e adotam estilos e praticas devocionais que não podem ser apoiados por qualquer cristão ortodoxo que se preze pelos ensinos das escrituras.

Após o grande sucesso do livro “Celebração das Disciplinas’ que foi lançado em 1978, Foster trabalho na edição de uma bíblia de estudos, que trouxesse os elementos doutrinários de seus escritos e de outros que se associaram pela causa do movimento Renovaré. A bíblia Renovaré foi inclusive editada aqui no Brasil, e tem sido a bíblia de auxilio para o movimento que se espalhou por todo o mundo. A marca distinat dos escriitos de Foster e da bíblia Renovare, é o misticismo. Essa ênfase é dada com bastante relutância, e pode ser observado no livro “disciplinas Espirituais”. O problema é que parte desse misticismo vem de fontes nada ortodoxas, como os místicos católicos antigos, que eram extremamente marianos, e idolatras. A bíblia renovaré chega a incluir os apócrifos católicos, só para se ter uma idéia da afinidade com o catolicismo. A também indícios de negação de que autor do livro de Daniel seja o próprio Daniel e que o livro de Gênesis não seja de autoria mosaica, isso traz implicações teológicas serias, inclusive cedendo terreno para a teoria racionalista de que Gênesis contem mitologia.

Com relação ao misticismo católico, sabemos que a maior parte, senão todos os ditos “santos” católicos, rejjeitaram a reforma protestante, muitos lutaram contra os evangélicos, a base de suas crenças era revelações e experiências místicas, inclusive de raízes budistas e esotéricas. É comum encontrar nos escritos e relatos de experiências dos místicos católicos não somente erros terríveis, desvios doutrinários sérios, mas também forte elementos de ocultismo, para você ter uma idéia da minha afirmação, sugiro que leia como exemplo, as visões de místicos sobre almas do purgatório, visões marianas e outras coisas a mais.

Creio a bíblia deveria ser o suficiente, ela somente com seus 66 livros. Os místicos católicos quando estudados, deveriam ser lidos com muita cautela, e suas experiências deveriam passar pelo crivo das escrituras e completamente rejeitados quando não possuem apoio nelas. Jamais devemos abraçar experiências místicas, simplesmente porque elas podem nos trazer prazer. O mundo espiritual é muito complexo, tão complexo que Paulo advertiu que o próprio satanás se transfigura em anjo de luz. Isso deveria ser tomado a sério, e deveríamos evitar contato com pessoas ou praticas não bíblicas que levam a experiências extáticas e nos trazem revelações espirituais que se chocam com as escrituras. Muito dos conceitos e idéias do movimento renovaré e de Foster podem ser encontrados no movimento Nova Era, e não nas escrituras, portanto ai está: todo cuidado é pouco.

Clávio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário