segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ARRANCANDO AS SEMENTES DO PECADO DA NOSSA VIDA



"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho." (Mateus 13 : 19)

"Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mateus 13 : 25)

Ao lermos essas duas passagens das escrituras, descobrimos que a função do Diabo, é dupla, arrancar as boas sementes do nosso coração e semear a má semente. Desde que entendemos essa função dupla do inimigo, se faz necessário vigiarmos com toda intensidade para impedir que a ação do inimigo afete nossa vida espiritual.

Nosso coração: um jardim

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4 : 23)

"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios," (Marcos 7 : 21)

Nosso coração é como um jardim, nele pode crescer, e realmente cresce todos os frutos venenosos do pecado. Aliás a própria natureza terrena e pecadora, faz com que as ervas daninhas espirituais cresçam espontaneamente dentro do nosso coração, essa infestação denigre o caráter do homem, e tenta impedir que a luz do evangelho resplandeça sobre as boas sementes que são colocadas no coração do homem, as ervas daninhas diabólicas infestadas no coração humano abafam as sementes divinas e benditas que tentam germinar dentro do nosso coração. A estratégia do diabo é fazer com que não haja frutificação na vida de um cristão, seu processo de danificar o homem espiritual funciona nessas condições:

1) Semear a semente maligna para interferir o crescimento da boa semente

2) Semear para infestar o coração do homem com plantas daninhas e venenosas

3) Semear ervas que crescem descontroladamente para produzir sombras espirituais dentro do coração do homem

4) Semear sementes com funções predadoras, a fim de destruir e matar as boas sementes que são plantas no coração.

Vimos então o quanto é importante cultivar nosso coração, e tratar de arrancar tudo o que tem caráter infernal e natureza pecadora dele, isso eige cuidado constante. A adão foi dado a responsabilidade de cuidar de um jardim literal, ao homem regenerado cabe a responsabilidade de cuidar de um jardim espiritual: o seu próprio coração, o que convém é mencionar o conselho de Paulo: “" conserva-te a ti mesmo puro." (I Timóteo 5 : 22)

Sabemos que o mal flui naturalmente do homem, porque ele está enraizado na natureza humana desde a queda de Adão. A produção no coração do homem natural é de natureza completamente pecaminosa, se não bastasse somente isso, durante toda a vida de um homem não regenerado, satanás ainda trabalha para infestar mais e mais esse coração. Com o homem regenerado, ocorre algo similar se não vigiarmos e cuidarmos dele, o maligno vai impor suas sementes, se elas não forem arrancadas crescerão e contaminarão, por isso o jardim deve ser tratado, cuidado, vigiado. Permanecer com o coração limpo requer que tudo o que pertence a velha natureza seja mortificado, ou seja perca seu poder de vida. Há uma lei natural chamada biogênese, vida gera vida. Se o velho homem ganha vida no homem regenerado ele gerará vida pecaminosa, frutos pecaminosos e obras pecaminososas. Por isso o cuidado deve ser diário, devemos assimilar essa verdade no nosso coração.

Na experiência da vida natural, vimos como as plantas nocivas crescem espontaneamente e se alastram desesperadamente. Quem já trabalhou no cultivo de plantações diversas e lida com a cultura de jardins sabe disso. A erva daninha e as ervas nocivas crescem descontroladamente, com o intuito de destruir ou obstruir o crescimento da boa planta. Se não for tratado a tempo e as plantas nocivas eliminadas será comprometida a colheita. Eis porque hoje em dia, muitos cristãos não frutificam praticamente nada, eles querem que a boa semente germine e viva lado alado com as plantas nocivas que o inimigo semeia. Muitos nem sequer sabem distinguir ambas, e desenvolvem um estilo de vida onde as ervas daninhas e as plantas nocivas e venenosas possam conviver lado a lado com o germinar da boa semente, mas isso é um engano. Num coração regenerado, só pode existir espaço para a boa semente germinar, crescer e frutificar.

O coração: um campo fértil

Todas as sementes que o maligno lança no nosso coração produzem pecados. As danosas ervas diabólicas são jogadas de todas as formas em nosso coração, nele são lançadas as sementes das contendas, invejas, porfias, orgulho, amarguras, sementes de concupiscências carnais são lançadas dentro do coração, sementes malignas que produzem toda sorte de pecados. Essas sementes precisam ser arrancadas, e se germinarem criam raízes dentro do nosso homem interior, o que torna a sua eliminação mais difícil. O coração do homem é um campo fértil para a infestação das sementes malignas do pecado. No coração do homem carnal e mundano, essas sementes crescem em abundancia, e infestam completamente o homem pecador. Daí entendemos o porque a evangelização e a pregação da palavra tem difícil penetração no coração pecador, muitas vezes não há espaço para a semente cair na terra do coração, e quando germina a semente encontra dificuldades de se desenvolver, somente o intenso sol da justiça de CRISTO é capaz de matar as ervas daninhas do pecado e fazer com que a boa semente da palavra de DEUS ganhe força no coração mundano. Esse sol brilha com intensidade quando existe oração intercessória de grande agonia pelos pecadores que estão sendo evangelizados. É importante atentarmos para esse fator: a oração em prol dos pecadores que estão sendo evangelizados é de suma importância para que haja verdadeiras conversões, a luz do evangelho precisa brilhar nos corações obscurecidos pelos pecados.

Mas minha mensagem, ela é dirigida principalmente para cristãos. Meu interesse é justamente com você que professa ser cristão, exortá-lo a tratar seu coração, a limpá-lo completamente e não permitir que sementes malignas fiquem alojadas dentro do você para sugar a força de fertilidade espiritual para ganhar a força necessária para a germinação e ganhar profundidade dentro de si. A infestação do mal dentro de um homem descuidado é um fato, ou tratamos nossa velha natureza e mortificamos ela, ou arrancamos todas as pestilências espirituais, ou nosso caráter ficará enegrecido e nossa espiritualidade ficará sufocada. O intuito de ervas daninhas e outras plantas nocivas é matar a boa planta, a sufocação e o sugamento dos nutrientes que servem para as boas sementes das virtudes espirituais, são sugadas pelas plantas nocivas que crescem e não são arrancadas.

Em um sentido técnico, as ervas daninhas e nocivas causam todas as espécies de males, interessante é que elas atual como obstáculos obstruindo córregos e riachos, provocando alagamentos em algumas áreas, outro fator interessante, elas tem um poder de crescimento e multiplicação de grandes proporções, tudo isso num sentido espiritual nos leva ao fator que determina a limpeza constante de nosso coração: o cuidado e a vigilância. Os cardos e abrolhos espirituais, tendem a produzir espinhos, não produzem frutos doces mas somente venenosos, ou não produzem nada, estão ali simplesmente para matar a boa semente, envenenar nosso caráter e produzir sombras e atrair as serpentes. Ervas danosas são próprias de terrenos baldios, locais onde se encontram com freqüência, cobras, répteis e aranhas, e com tudo isso, o acumulo de dejetos produzidos pelas próprias plantas nocivas.

As plantas nesse estudo juntamente com as más sementes, simbolizam todas as espécies de pecados. O diabo tenta semear tudo isso no nosso coração, e tenta destruir o nosso caráter e nossa vida espiritual. Devemos cuidar desse jardim, limpá-lo com freqüência, arrancar as ervas daninhas, eliminar as sementes de pecado que são jogadas no nosso jardim.

"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade." (Tiago 3 : 14)

Encontramos a verdade de que o coração deve ser cuidado, e deve ser cultivado com as sementes santas. Que DEUS possa te abençoar ricamente através desse estudo.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Artigos interessantes podem ser encontrados também em;

www.renovadapl.blogspot

www.crereamar.blogspot.com


0 comentários:

Postar um comentário