quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Blasfêmia contra o Espírito Santo


Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mt 12:31). Todas as vezes que ouvi umj comentário sobre este assunto, sempre foi enfatizado um fato pouco provável, que a blasfêmia contra o Espírito Santo, não pode ser praticada por um cristão em nossos dias. Bem, no contexto, a advertência não foi dirigida aos crentes, mas aos judeus incrédulos. E pelas escrituras, discordo da maioria dos que tentam interpretar o texto ao afirmarem que ela não serve para a nossa época. Isso porque se torna invalida as palavras de Jesus e o peso da sua advertência. Ela é uma advertência séria para os incrédulos, sejam de que tipos forem eles. Incrédulos seculares e incrédulos religiosos. A palavra grega “blasphemia” significa: 1) calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém.

2) discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina.

É possível que se faça isso contra o Espírito Santo hoje em dia? Pelo texto bíblico, é claro que sim. Se tomarmos a interpretação como ela deve ser interpretada dentro das regras de hermenêutica, é claro que sim! Agora a pergunta se torna mais complexa, quando questionamos se ela também é atribuída a cristãos. Talvez ao verdadeiro cristão não, porque é impossível que aconteça com alguém se seja cheio do Espírito Santo. Mas isso é possível ao nominal, ao herético e ao falso cristão. Creio que uma dos objetivos do diabo é levar as almas perdidas para um estado irreconciliável perante Deus. ele luta no sentido de fazer com que as pessoas desacreditem a obra do Espírito Santo, cometam ações injuriosas, difamem e caluniem a pessoa do Espírito Santo. Ele reina na confusão para tirar proveito espiritual das pessoas. Se o texto está nos evangelhos, é claro que devemos tomar cuidado, para incentivar as pessoas não difamarem o Espírito Santo, de qualquer maneira o texto se torna útil para nós.

CJJ

0 comentários:

Postar um comentário