quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL EM TEMPOS DE CONFUSÃO



Por C. J. Jacinto

Encontramos nas escrituras um discernimento, que todo o cristão pode ter, e não se trata do dom, dado pelo Espírito Santo, não!

Nós encontramos este discernimento sendo amplamente usado em Atos 17;11, onde os crentes de Beréia estavam usando as escrituras conferindo tudo o que Paulo estava pregando para saber se o sermão de Paulo estava de acordo com as escrituras. Creio que esse discernimento se faz muito importante hoje em dia, onde tantas coisas estão sendo pregada. Como discernimento entendemos a capacidade de descobrir a fonte de uma profecia, de uma doutrina e de um ensinamento. A pessoa com este discernimento entende que se algo não está de acordo com as escrituras, não obedece os princípios hermenêuticos e está fora do contexto, é porque não provém do Espírito Santo. Há três fontes de poder ou de revelação espiritual, primeiro de DEUS, pelo seu Espírito, depois da carne, da própria natureza humana e a de origem diabólica. Uma dessas três forças atuam numa pregação. E como podemos discernir qual força atua? Pelas escrituras isso é possível, se você lê a bíblia, tem intimidade com ela, conhece seus preceitos e as doutrinas bíblicas, se consegue ter uma visão ampla e equilibrada das escrituras é possível você exercer um poderoso discernimento espiritual e a possibilidade de você ser enganado são muito remotas.

Quem tem discernimento sabe fazer distinção do que é certo e do que é errado, consegue captar o que é e o que não bíblico, porque conhece a bíblia. Pelo fato de conhecer as escrituras, sabe que não pode haver contradição entre uma pregação, uma revelação e as escrituras. Jesus ordena que devemos examinar as escrituras(João 5:39) examinar significa fazer uma analise minuciosa das escrituras, olhando com profundidade atenciosa para o texto bíblico e seus ensinos. Desde que seja levado em contas os princípios espirituais que regem uma leitura cuidadosa, como comparar as coisas espirituais(I Corintios 2;13) e comparar uma coisa com outra até chegar a um denominador comum(Eclesiastes 7;27).

Hoje infelizmente muitas pessoas olham para o discernimento espiritual como um dom sobrenatural, em parte isso é certo, mas acreditar que um discernimento espiritual aguçado não pode ser desenvolvido na vida cristã, é um engano, que pode levar a um grande perigo. Um conhecedor das escrituras sem duvida tem grandes vantagens em detectar erros, desvios e heresias, seja em livros, pregações ou em comportamentos. E isso sem duvida é essencial para nosso tempo de grande confusão doutrinaria.

O discernimento pelo conhecimento das escrituras nos leva também para um nível de vida espiritual mais elevado com processo de maturidade mais acelerado, isso é certo pela própria experiência que tenho, com relação as pessoas que conhecem e se dedicam a estudar mais a bíblia sagrada.

"Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5 : 14)

veja bem nesse texto, que o discernimento aqui é um resultado de um exercício, e isso pode ser aplicável nas escrituras, quanto mais você sabe a respeito de doutrinas básicas, quanto mais você sabe a respeito do que o texto sagrado ensina, mais eficaz será sua visão sobre o que é bíblico e o que não é bíblico, sobre o que é proveniente das escrituras e o que é produto de espíritos enganadores e ou de mentes desequilibradas. A visão compLeta da bíblia, nos dá segurança doutrinaria, fortalece a fé e nossas convicções. Um cristão que está acomodado e lê e estuda pouco as escrituras, sem duvida terá mais possibilidade de ser enganado.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12)

veja como a palavra nos capacita para o desenvolvimento de uma visão espiritual aguçada, ela é capaz de discernir as profundezas da natureza humana.

em I João 4:1 e 2, vimos como podemos discernir os espíritos, não é um dom sobrenatural, mas sim uma questão de conhecimento bíblico, aquilo que o espírito confessa, deve estar de acordo com o que as escrituras afirmam a respeito de Cristo, e não pode contradizer nada o que está revelado nas escrituras, com respeito a natureza, obra e oficio de Cristo. quando usamos esse principio, descobrimos que praticamente tudo o que é produto de revelações espiritualistas ou resultado de canalizações e mediunidade, estão contradizendo o que a bíblia diz com relação a pessoa, natureza, obra e oficio de Cristo. discernimento através do conhecimento das escrituras

nós sabemos que as pessoas estarão aptas para discernir o que é pecado e o que não é pecado, o que é certo e o que não é certo, quando se prega e ensina de forma expositiva as escrituras, com muita diligencia: "E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro." (Ezequiel 44 : 23)

Nesse texto, o discernimento é o resultado da palavra ensinada, o povo é orientado a respeito das coisas santas, bíblicas, prega-se a sã doutrina e os crentes terão uma fé sadia.

A importância do estudo das escrituras deve ocupar um lugar de plena importância na vida de um cristão que quer compromisso com a verdade, e mais do que isso, a sua pratica deve ser constante e diligente.

Nesse dias difíceis, convém que cada cristão atente com mais diligencia para as escrituras e faça delas, o referencial para vida espiritual, lendo-, estudando com amor e paixão e memorizando suas passagens, para aprimorar o discernimento espiritual e não ser enganado pelos falsos mestres e pelos falsos profetas que se proliferam nesses últimos dias.

“Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei uma luz, e as repreensões da correção são caminho da vida”(Provérbios 6:23)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário