quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EM BUSCA DO VERDADEIRO DESCANSO NO SENHOR



Vivemos em um tempo de atividades intensas na alma. Nosso tempo é o tempo das grandes imaginações vãs, foi esse o pecado do povo antediluviano, seus pensamentos eram maus, a atividade do homem interior era maligna, extremamente maligna. Não é diferente em nossos dias, vivemos a época da depressão, das fobias, das doenças da alma. As pessoas estão procurando por um sentido para a vida, elas buscam um descanso, uma resposta, um refrigério, algo que faça a alma ficar quieta e satisfeita, mas infelizmente não estão encontrando. Infelizmente a mensagem do evangelho estpá sendo deturpada, quando muitos pregadores estão ensinando algo que não nos remete a paz, não nos leva para um descanso, mas para uma atividade de intensa ansiedade na alma, fique rico, ganhe dinheiro, busque o seu sucesso, lute por seu status, todas essas tendências materialistas de busca de êxito fama e dinheiro, leva o cristão para um lugar de intensa atividade na alma, ao invés de leva-lo para um descanso. De fato, Cristo não é mais suficiente, e por isso seu jugo não mais atrai, seu descanso não é suficiente, porque a visão de muitos pregadores é materialista, escravista e mundanizada, é o cristianismo do ter ao invés do ser, o cristianismo do egoísmo ao invés da humildade, a ênfase está em adquirir ao invés do contentamento, e para que isso ocorra, é necessário que seja omitido dos púlpitos e das mensagens, todas as advertências bíblicas com relação ao perigo do dinheiro e da ganância.

A questão é o poder, a conquista do mundo e ao mesmo tempo tentar suprir as necessidades do velho homem reformado por uma religião que não transforma, porque não é autentica. A estética deteriorada do evangelicalismo moderno é uma conversão para ficar rico ou não sofrer mais, ao invés de uma transformação radical de vida, para fazer a diferença em um mundo caído, mesmo a custa do martírio. Essa mesnagem simples é o perfume da teologia apostata na cavidade do pecado pútrido do homem caído, para que ninguém sinta seu cheiro asco. O pecado fede nas narinas de Deus, mas não estamos nos importando muito com isso, o que interessa é o nosso interesse. O cristianismo egoísta está ai, atraindo as pessoas para uma escravidão da alma, não abre caminho para uma libertação e um descanso, mas nos lança para uma ansiedade terrível, ao invés de levar pessoas a descansarem na presença de Deus, leva pessoas peçonhentas, a buscarem fortuna, dinheiro, bênçãos, prosperidade, e tudo isso como o centro da rotação teológica.

A prosperidade por si só nos leva a cuidados mais amplos, não que em si mesmo prosperar seja errado, a questão é que o materialismo tem como raiz a prosperidade, e as vezes quando olhamos para o estilo de vida feliz dos antigos menonitas, mesmo na simplicidade e numa vida longe das loucuras do evangelho materialista, vimos como isso ainda hoje é possível. O que precisamos hoje é descanso, só o descanso de CRISTO, nos dá felicidade, as pessoas correm loucamente atrás de algo que possa trazer satisfação, drogas sexo pornografia religião, misticismo etc etc, mas no entanto acabam entrando num circulo vicioso de atividades externas e internas, que o escravizam mais. O povo da época do profeta Isaias estava assim, e o SENHOR disse: “em vos converterdes e em repousares, estaria a vossa salvação”(Isaias 30;15). Assim como o povo estava ansioso naquela época, o SENHOR então disse: “Por isso o SENHOR esperará em ter misericórdia” (Isaias 30:18) o velho e tradicional convite de Jesus em Mateus 11:28 perde o seu sentido em meio a toda essa palhaçada de evangelho roto e materialista, o centro da atenção são as bênçãos, esse é o evangelho das segundas intenções, “vou servir a Deus e ser evangélico porque quero ser abençoado, não porque ELE É DEUS” e ainda “que se dane a alma, o que importa é o agora, a vida vencedora é o mais importante”.

O evangelho moderno chama as pessoas não porque ela está cansada, mas porque ela é ambiciosa, não são atraídos pelo perdão de DEUS, mas pelas bênçãos de DEUS. Não é a obra da cruz que está no centro, mas uma vida regalada, bem estilo a que Judas Iscariotes estava procurando. Ao invés de olharem para a condição essencial de DEUS, que ensina e exige arrependimento e conversão, impõem a condição do homem secular: “abençoa-me e te servirei”

O homem precisa de um descanso, sim um descanso verdadeiro, e só uma vida regenerada, um ato do ESPIRITO SANTO é capaz de conduzir o homem a esse descanso: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," (Atos 3 : 19)

Talvez essa mensagem de arrependimento e conversão esteja fora de moda, é considerada antiquada, muito antiquada para nossos dias, porem precisamos aprender que essa é a mensagem que funciona, muitos não a querem, mas ela precisa ser pregada, porque onde alguém acreditar nisso de todo coração encontrará o descanso maravilhoso de DEUS. Por ser impopular em nossos dias, as palavras de Isaias não são tão antiquadas como parecem

"Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir." (Isaías 28 : 12)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário