segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jezabelismo, a conexão mística ocultista no antigo Israel.



Muito já se escreveu acerca de jezabel, a casta. Esposa do rei acabe, rei de Israel. Jezabel liderou um movimento profético místico sincrético, que se posicionava contra o profetismo bíblico, sua luta por um sincretismo religioso pode ser notado com requintes de extravagâncias desde I Reis 18 até 22.

Em I Reis 19:1 nos é descrito como jezabel mantinha uma agenda nefasta de destruir os profetas do SENHOR, e desenvolver uma religião sincrética com profetas místicos. Ela amava o baalismo. Mantinha uma elite de falsos profetas que ssustentava, ao mesmo tempo odiava os profetas do SENHOR. Elias o tisbita e profeta do SENHOR, derrotou 400 deles num desafio, logo em seguida, no capitulo 21 de I Reis, já aparecem mais 400. vimos como era comum encontrar naquela época peesoas disponíveis para serem consagradas a baal, e a ingressar na escola dos falsos profetas. O que fazia com que pessoas fossem cativadas a aderirem ao colégio de profetas de Jezabel?

Em primeiro lugar: status. Os profetas de Baal não precisavam denunciar pecados, eles eram da ala liberal, vale tudo e pode tudo. O importante era o barulho, não a ética, o êxtase e não a santidade.

Em segundo lugar, não havia compromisso com DEUS. Ao invés disso, o sincretismo era a essência. Uma vez que a visão universalista permeava o jezabelismo, é notável como um sistema mentiroso pode ser intolerante com a verdade. O espaço para o sincretismo não admitia exclusivismo para ninguém.

Em terceiro lugar, a popularidade. Os profetas de baal eram populares, o compromisso com jezabel fazia com que fossemm unidos em proprositos comuns a todos, eram unidos em festas e comilanças, a bíblia fala da mesa de jezabel. Religião tipo conforto, onde as vantagens falavam mais alto do que a verdade, havia porém a vacuidade. Religião sem amor a verdade, não tem sentido nenhum.

Havia no coração de jezabel um ódio mortal aos profetas tipo Elias, que tinha compromisso com a verdade de DEUS e com o DEUS de toda a verdade. Jezabel não queria compromisso com DEUS, ela queria compromisso com baal. Sua associação era com o deus da sujeira, isso a levava a insensibilidade e a injustiça. Levantou uma armadilha para destruir nabote, porque seu marido Acabe desejava a vinha daquele homem. Era homicida pratica, porque era idolatra assumida.

Em quarto lugar, os profetas de baal, eram prestigiados. O colégio baal-profético, era um movimento com tendências as grandezas. Olhe os números: 400, depois mais 400, e nem mesmo a derrocada que sofreram diante de Elias intimidou essa turma de apostatas, as vantagens eram grandes demais para se intimidarem com Elias, talvez Jezabel usasse metodologias de manipulação a fim de fazer com que os profetas de baal prosseguissem em seus intentos, ainda que uma derrocada parecesse colocar em risco o colégio dos profetas de Baal, eles prosseguiram, porque jezabel os conduzia ao prestigio.

Quinto lugar, os profetas de baal eram dependentes de jezabel, após sua morte, eles desaparecem de cena como um vapor. Como eram efêmeros tais profetas. Dependiam de uma mulher profana assassina e apostata.

Jezabel teve uma morte trágica, junto com ela foi seu movimento ecumênico. Deixou as marcas de uma mulher terrível, e reaparece misteriosamente na igreja de Tiatira, como um símbolo de prostituta espiritual. Em apocalipse 2;20 ela mesmo é declarada profetiza, não sabemos se havia de fato uma mulher com esse nome ali na igreja de tiatira. Mas havia um fenômeno em Tiatira: as pesssoas era, seduzidas por um movimento profético promovido por alguém que induzia as pessoas a errarem através de falsos ensinos. Ela induzia as pessoas a prostituição espi ritual. Os cristãos de Tiatira. De alguma forma eram iludidos pelo ocultismo e pela feitiçaria dessa tal Jezabel, e de fato havia uma associação espiritual entre o jezabelismo do AT e o movimento profético cultual que renascia e florescia em Tiatira. Quantas pessoas estão sendo iludidas atualmente dentro do cristianismo carismático através de doutrinas errôneas.

A estratégia de Jezabel no AT era miscigenação, ou seja sincretismo. Em Tiatira parece que havia também isso, desde que satanás está ciente de que um pouco de fermento leveda a massa toda, toda a igreja de Tiatira estava sendo contaminada com as abominações de Jezabel. Muitos falsos profetas tem introduzido falsos ensinos no meio do cristianismo, muitos tem adotado praticas new age, introduzidos conceitos tipo meditação contemplativa e coisas dessa natureza revestida de uma roupagem cristã, para enganar os incautos. A fermentação mística tem invadido a igreja de forma assustadora, quase tudo o que vimos no ocultismo de alguma forma parece ser praticado dentro do cristianismo, nem mesmo as praticas mais perigosas como hipnose e yoga escapam do reavivamento espiritualista dentro do cristianismo moderno.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário