sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A PERVERSÃO DA FÉ



Nós encontramos o termo “perverter a fé” em II Timoteo 2:17 e 18. perverter é distorcer, corromper, avariar a fé. Pelo fato de ser bíblico, o conceito deve ser analisada, avaliado, pois sem duvida um evangelho perverso, pode levar uma pessoa a naufragar na fé. E naufrágio é perdição, e afundamento.

O conceito de bíblico de são doutrina e fé sadia também se encontra nas escrituras. De fato a perversão da fé, é um ato possível na vida de qualquer cristão descuidado, que não tenha como lema as escrituras, que não tem o principio bereano de avaliar tudo de acordo com as escrituras, para ver se é isso mesmo o que ensina a bíblia. Se de fato fosse usado a bíblia ao invés das opiniões próprias, muita coisa poderia ser evitada na vida de um cristão. Acontece que as normas bíblicas não são levadas em conta, somando a isso a uma visão relativista e liberal do evangelho, isso soma um verdadeiro desvio da verdade.

Perverter a fé, é danificar a sua pureza, é inverter os conceitos que fazem ela funcionar biblicamente.

Algo que se torna perverso se torna antibíblico, é algo corrompido, que traz mesmo ocultamente, características ou elementos heréticos. Nós vimos na historia do cristianismo como isso de fato pode acontecer, bem como podemos observar em maior ou em menor grau como a fé de uma pessoa ou de um grupo pode se perverter, até um estado de completa blasfêmia. Líderes que outrora eram cristãos legítimos se deixaram levar pelo poder, e pela ganância acabaram sucumbindo a erros, levando consigo muitas pessoas do circulo da fé. Quando Jim Jones foi para a guiana em 1978 arrastou consigo mais de 900 de seus adeptos, pessoas que já não pensavam por si mesmas, que não tinham a bíblia como regra de fé, a historia da perversão da fé, é a historia das heresias e das brutalidades em nome da religião cristã, obscurecendo aos olhos do ímpios, as verdades do evangelho. A fé perversa soa como o macabro, se faz valer da manipulação das massas, arremessa ao mundo sofismas. A fé pervertida é um engano que arrasta milhões de pessoas que não querem pensar de acordo com as escrituras, infelizmente nosso mundo moderno está vivendo em larga escala, todo um naufrágio de fé, devido a perversão da mesma, que fizeram da fé cristã um meio de explorar as massas para se construir impérios. O império religioso sempre e sempre será o resultado da fé pervertida.

O texto que citei no inicio, é relevante, Himeneu e Fileto ´perverteram a fé de muitos, ensinando doutrinas erradas. Sempre haverá os Himeneus e Filetos dentro do cristianismo. Devemos tomar cuidado, e sempre ter uma intimidade com as escrituras para que ninguém nos engane com palavras persuasivas de engano. Muitos arrastam incautos para a perdição, e quem não tem cuidado na vida espiritual, pode sofrer o dano do engano.

O diabo tenta perverter a fé a qualquer custo, ele sabe que uma vez que a fé seja pervertida, o evangelho sofre conseqüências. Ele sabe que a fé pervertida é capaz de corromper toda uma igreja, um grupo de pessoas e até uma denominação.

Todo o cuidado é pouco, a fé deve ser santíssima e pura, e só pode ser exercida com pureza quando optamos pelo preço da ortodoxia e da sã doutrina.

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (I João 5 : 4)

"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita." (Apocalipse 2 : 13)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário