segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ROB BELL e seus desvios doutrinários



Rob bell, ficou conhecido mundialmente por causa dos videos que vem publicando, são pequenos vídeos que Bell trata de assuntos vitais, criou a serie Nooma, e agora tem seus vídeos também lançado aqui no Brasil. Rob Bell, é um pregador pós-moderno, e expoente das idéias da polemica igreja emergente, movimento formado dentro do protestantismo, que tem como objetivo desenvolver um neocristianismo dentro das perspectivas do novo mundo. Qual o problema com Bell, e outros expoentes da igreja emergente?

Boa pergunta! Pelo que posso entender, lendo artigos e pesquisando sobre o assunto, eles negam doutrinas básicas do cristianismo histórico, e isso por si só já é um grande perigo. Mas afinal de contas o que a igreja emergente e seus lideres estão negando? Isso afeta a ortodoxia e compromete a verdade do evangelho?

Quem leu o livro de Hank Hannegraaf “Cristianismo em Crise” sabe como houve desvios na teologia da prosperidade, a ponto de destruir as bases do cristianismo histórico. Creio que o movimento da igreja emergente e seus expoentes, não fogem a regra, estão desenvolvendo idéias e defendendo doutrinas que se chocam com o cristianismo histórico

Bell questiona o nascimento virginal, na posição desse pregador pós moderno, não é importante se Jesus Cristo nasceu de uma virgem ou não. Bell vai mais além e assume a possibilidade de que a arqueologia venha descobrir a paternidade terrena de cristo, e isso iria desfavorecer os evangelhos. A tendência de Bell é completa aberta a outras fontes de autoridade além das escrituras, ou seja, rejeita completamente a posição de que as escrituras sejam a única regra infalível de fé. Até aqui já teríamos o suficiente para tomar muito cuidado com a posição de Rob Bell. Mas ele segue livre curso entre os evangélicos, principalmente aqui no Brasil, onde tem seu material editado por uma editora muito conhecida. Uma vez que Bell mina as bases da fé cristã, desacreditando a autoridade absoluta das escrituras em termos de fé e doutrina, Bell abre-se para o relativismo, vira as costas para a reforma protestante, abraça o liberalismo teológico e passa a trilhar no lamaçal da apostasia. Daí pra frente, tudo o que Bell ensinou ou vai ensinar, vai simplesmente levá-lo para longe do cristianismo histórico, e conduzir o seu movimento, para o obscurantismo da religião e das experiências místicas espiritualistas medievais, praticas bem comuns entre os lideres do movimento emergente. Bell vai longe, nega o inferno como um lugar de punição eterna, e passa a reinterpretar esse lugar como uma condição de existência aqui nesta vida. Aliás Bell tenta reinterpretar o evangelho, e faz uso de argumentos liberais para isso.

Como Bell tem se destacado como líder evangélico contemporâneo nos EUA e em outras partes do mundo, se faz justo avaliar seus ensinos e advertir que ele tem se desviado de vários conceitos bíblicos tradicionais e trilhado um campo minado, que conduz ao perigo das heresias mortais. Temos que agir como bereanos(Atos 17;11) embora esse proceder não seja louvável por Rob Bell, uma vez que ele defende a tese de que somente as escrituras não são a autoridade final em questões doutrinarias, ainda assim, crer na bíblia como autoridade final nos garante uma posição segura na fé cristã, agir ao contrario pode conduzir um cristão para desvios sérios, pois uma vez que as escrituras percam a sua autoridade final, fica aberto o campo do relativismo e apartir disso qualquer coisa pode ser crida, não importa o quão absurda seja. Em Gálatas 1:8 Paulo nos adverte sobre essa questão, fora das escrituras, ainda que seja um anjo mensageiro, o expoente de novas doutrinas, deve ser completamente evitado,se é assim com relação aos espíritos ensinadores, não pode ser diferente com relação a lideres como Rob Bell, todo o cuidado é pouco!

Fontes

http://www.theopedia.com/Rob_Bell

http://www.verdadypalabra.com/2010/02/quien-es-rob-bell-parte-1.html

http://www.thomasumstattd.com/2009/01/rob-bell-revealed/

http://www.kies.co.za/rob%20bell_gospel,%20what%20gospel,%20apprising%20ministries.pdf

http://apprising.org/2008/10/01/rob-bell-evangelical/

0 comentários:

Postar um comentário