sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Estudo da palavra de Jeová

0 comentários




A palavra Jeová é o nome do Senhor Deus indevidamente transcritas do hebraico Massorético, um texto hebraico das escrituras. A palavra é composta de consoantes YHVH ou JHWH (também conhecido como Tetragrammaton) intercaladas com as vogais de uma palavra separada, Adonai (Senhor). Como o hebraico antigo não tinha vogais, ao contrário do sistema atual de representação dos sons das vogais, a sua voz original é uma questão de especulação.

Na seqüência de uma interpretação de textos como Êxodo 20:7 e Levítico 24:11, o nome passou a ser muito sagrado para se pronunciar, os escribas, na leitura em voz alta, preferiam dizer "Senhor" e, portanto, escreveram as vogais "
Senhor "no quadro das consoantes YHVH como um lembrete para os futuros leitores. Os tradutores do hebraico não perceberam o que os escribas tinham feito, acreditaram que as vogais da palavra introduzida pelos escribas,eram o nome de DEUS em vez de notar que seria apenas um lembrete da necessidade de não se pronunciar o nome sagrado,

. Esta é a origem da palavra Jeová ou Javé. Provas dos Padres da Igreja grega é a prova de que as formas Jabe e Jao eram comuns, assim como em hebraico e formas abreviadas de palavras Jah (veja Salmo 68: 4, por exemplo) e Jahu (em nomes). Tudo isso indica que ele foi chamado inicialmente com o nome de Javé ou Jeová (Yahweh frequentemente soletrado moderno). Etimologicamente, é a terceira pessoa do singular do verbo provavelmente hawah ou Hajah, o que significa "ser". Os intérpretes mais velhos explicar o verbo em sentido metafísico e abstrato, o "I" da Escritura é "Aquele que é" a existência inteira.
Certamente Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, iniciou esse movimento em 1872, sem saber deste fato, fez com fosse dada o levou uma ênfase absurda sobre a palavra “Jeová”, considerando a sua utilização como um marco da nova religião, que, segundo ele,
apenas em contacto constante com Deus, som só pode ser dado utilizando seu verdadeiro nome.

Tradução CJJ

Fonte: http://www.estudios-biblicos.tk/

Autor: Julio Martinez- Espanha

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Revelações e enganos

0 comentários


Alguns anos atrás uma noticia abalou muitos evangélicos do Brasil, aconteceu no Acre, um suposto líder carismático, juntamente com sua esposa liderando um grupo de seringueiros analfabetos, começou a sofrer da síndrome de Herodes, centralizar a atenção a devoção e adoração a própria pessoa. Afirmavam receber revelações de deus, e tudo acabou em tragédia como sempre planeja o diabo. Estampados nos jornais estava a manchete: ¨líder diz que matou por ordem de Deus`. Não é a primeira vez que isso acontece na historia da igreja, o caso de Jim Jones e outros casos, de supostos evangélicos que trilharam o caminho da abominação e que mancharam a integridade do evangelho, deveria ser lições para a igreja moderna, que deveria estar alerta com relação a muitos lideres que querem manipular e dar a palavra final como se fossem intocáveis profetas de uma nova ordem. Alias o fanatismo e todas as formas perversões religiosas, sempre contribuíram para o avanço do reino das trevas. Supostos Dons de revelações, manipulações psicológicas, pressões emocionais e outras parafernálias metafísicas não representam o verdadeiro cristianismo. Mas o problema é que essas coisas correm solta em muitas denominações evangélicas atuais. E pior de tudo, de forma tão natural que poucos lideres estão preocupados com esses excessos. Alias o mal mais assustador não são esses escândalos, mas um contingente enormes de lideres que não enxergam o perigo e expõe uma congregação ao perigo, pela falta de discernimento com relação ao assunto. A ênfase ao culto a personalidade, ênfase exagerada e desequilibrada com relação a batalha espiritual, as visões extrabiblicas e antibilicas, a manipulação sob pressão, usando de técnicas nefastas para enganar e manipular o povo. Embora os seringueiros vitimas de embustes do episodio ocorrido em novembro de 1998, sejam analfabetos como citou a reportagem, meu temor é que uma geração de analfabetos bíblicos, que se intitulam de cristãos, vivem uma vida sem qualquer conhecimento bíblico elementar acreditando em tudo e em todos. o analfabetismo bíblico não é uma generalização, mas é o mal predominante da nossa época. Como nosso povo estará preparado para o forte engano, se não se submeter ao rigor de viver uma vida em plena intimidade com a palavra de Deus, e a estuda-la com toda diligencia como fazia os crentes de gerações passadas. Jesus deixou o alerta: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (Mt 24:24). Uma geração de espiritualidade superficial, será presa fácil para os falsos profetas que virão com engano profundo.


CJJ

Era de aquário ou era do fogo

0 comentários



O movimento Nova Era ou New Age, alicerça seus ensinos numa suposta mudança de paradigmas astrológicos. A transição da era de peixes para a era de aquários, representativo das águas.

É uma suposição pouco plausível dentro a perspectiva escatológica do novo testamento.

Todo o ensino relativo ao futuro no que concerne a escatologia neotestamentaria, esta ligada ao juízo com fogo e não há qualquer simbolismo ligado com as águas. Jesus já ensinava: E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. (Mt 3:10) e Pedro também: Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. (2Pe 3:7). Temos ainda a informação de João com relação ao futuro: E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Ap 21:1). O que vimos com relação ao final dos tempos não tem nenhuma ligação com águas, como supõe a era de aquários, o que vimos predominando nos finas das eras é o fogo, seja ele literal ou simbólico. O estado final dos ímpios será no lago de fogo: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21:8). Estejamos atento para os sinais do fim, pis na medida em que o tempo se aproxima, a igreja mais e mais será descartada, desacreditada e a mensagem apostólica desacreditada. A igreja do fim dos tempos deve ser uma igreja preparada para qualquer tipo de oposição, seja ela do mundo ou do inferno. Essa suposta era de aquário simplesmente contradiz as profecias bíblicas: E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. (Ap 16:8), estejamos atentos e não durmamos na vida espiritual.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

A IMPORTANCIA DA COSMOVISÃO BIBLICA

0 comentários



Eu ouvi recentemente um amigo e irmão em CRISTO, falar sobre um sermão que tinha ouvido no culto de “doutrina”. Ele falou de sua decepção ao ouvir a mensagem descontextualizada e completamente equivocada do pregador a respeito do perdão. Logo em seguida ele me abriu a bíblia e mostrou como a mensagem estava errada, descontextualizada e equivocada. Então eu salientei a ele a importância do cristão ter uma cosmovisão bíblica. Ter noção do que a bíblia ensina e usar seus princípios praticas no nosso cotidiano e crer nas doutrinas básicas do cristianismo, e acima de tudo ter uma visão ampla das escrituras, fruto de uma leitura apaixonada, sistemática e proveitosa. Ressaltei que ele não foi enganado, justamente porque tinha essas qualidades, era conhecedor profundo das escrituras e aplicava seus princípios e padrões na sua vida. Ter uma cosmovisão bíblica é fundamental nesses dias em que estamos vivendo, onde muitos pregadores modernos não estão comprometidos com as verdades do evangelho. Dentro de uma cosmovisão bíblica, a responsabilidade dos pregadores é levar a mensagem de arrependimento, novo nascimento e principalmente enfatizar a mensagem da cruz. Talvez a mensagem cristã na sua essência não seja tão popular, ela não transmite odor político, mas tem o único objetivo de pregar a sã doutrina, o evangelho verdadeiro que produz verdadeiras conversões. Nessa caso está em foco a mensagem, não a questão do êxito ministerial, a fama a popularidade e os resultados em série. EM Tito 2:1 paulo nos exortou a pregar a sã doutrina, portanto o n osso compromisso é obedecer, os resultados não depende da nossa vontade mas da vontade de DEUS. Se não tivermos uma visão assim, nosso evangelho pode ficar comprometido.

Numa cosmovisão bíblica, aquilo que a bíblia ensina é o que importa, os absolutos de DEUS, a divindade e nascimento virginal, o novo nascimento e a doutrina do arrependimento, a separação do mundo, a inerrancia e a inspiração plenária das escrituras, a total suficiência das escrituras em questões doutrinarias, e outras doutrinas de valiosa importância, jamais podem ser deixados de lado.

Não podemos mudar a verdade de DEUS em mentira como descreve Romanos 1:25, e só podemos evitar isso se abraçarmos a cosmovisão cristã. Precisamos entender a bíblia como o livro divino que nos capacita ver o mundo e entender a partir de uma ótica do plano divino. A bíblia tanto fala sobre realidades físicas como também sobre realidades espirituais. É abraçando pois a cosmovisão cristã, que estabeleceremos convicções fortes a respeito de nossa fé. Uma visão distorcida do cristianismo compromete todo o sistema e gera erros que causam danos irreparáveis. Precisamos estar atentos a isso.

Não podemos pregar a nós mesmos(II Corintios 4;5) mas devemos pregar a palavra(II Timoteo 4;2). Mas se a palavra de DEUS não ocupar um lugar exato em nossa vida cristã, se a nossa vida espiritual não estiver na medida do possível no lugar certo em nossas vidas, então, nosso cristianismo vira humanismo cristianizado. Creio que os valores judaicos cristãos estão perdendo força em nossas convicções pessoais. E isso é perigoso, creio que as doutrinas fundamentais do cristianismo bíblico está cada vez mais ficando de lado nesse mundo pós moderno. É pois preciso alertar aos cristãos a respeito da importância de abraçar uma cosmovisão cristã equilibrada e viver comprometidos com os princípios da palavra de DEUS e seus ensinos em todas as áreas da nossa vida.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Charlatães religiosos.

0 comentários

CHARLATÃES RELIGIOSOS

Ninguém vos engane (II Tessalonicenses 2:3)

Uma nova geração de pregadores tem surgido no cenário evangélico moderno, usando táticas e técnicas de manipulação para enganar as pessoas e manipulá-las de um modo geral. Os novos pregadores exploram as massas com surpreendente poder de persuasão, usam métodos de exploração do sentimento alheio para chegar a seus fins, vender seus produtos, angariar fundos, receber glória dos homens e ascender no ministério eclesiástico.

A bíblia adverte que nos últimos dias haveria apostasia da fé, por isso o que escrevo aqui não é novidade para quem ler a bíblia. Mas como prevenir é preciso, se faz necessário escrever e advertir as pessoas com relação aos verdadeiros pregadores da palavra de DEUS, que possuem zelo e ainda estão comprometidos com a sã doutrina. Muitos charlatães religiosos querem apenas graus de posição terrena, querem ser bem vistos pela turba, fazer fama e ser bem considerado pela comunidade evangélica. O alvo é o status de popularidade, atrair os olhos das massas e receber gloria de homens.

Nesse cenário, é preciso desenvolver uma mensagem que venha ser bem aceita pelo povo, ao gosto do consumidor. Aqui vale ressaltar, é preciso mostrar algo, porque o povo é treinado para o fato que precisa acontecer para ser de “deus”. Ai abre-se espaço para a manipulação, para a encenação, para o show. Mas tomo as palavras de Paulo: “digo isto para que ninguém vos engane” (Colossenses 2;4). Temos que abrir os olhos para não sermos enganados e abrirmos a nossa boca para advertir as pessoas que estão sendo manipuladas e enganadas, em suma está em jogo a vida eterna de muita gente!

Os charalatães religiosos não estão preocupados com o seu destino eterno, eles estão simpreocupados com a própria fama, em vender o evangelho que abraçaram, e fazer manipulação para seu bel prazer. Afinal ministério bem sucedido num mundo relativista é ter muitos aplausos, muitas ofertas, muita fama, muitos seguidores, muitos financiadores, o minsterio de êxito precisa ter como alvo pregar para multidões, andar de carro importado, vender muitos DVDs, comprar jatinho particular, etc etc e etc.

Lamento ter que escrever isso, mas não é a realidade? Os charlatães não estão pteocupado com a sua vida espiritual, eles determinam que você vai vencer, vai ser curado, vai receber unção, vai receber poder, vai receber autoridade, vai receber emprego e sei lá mais o que, mas a questão sempre será que a benção nunca vem tão rápido para eles quanto é vem lentamente para você.

As vaidades dos charlatães religiosos no meio evangélico, são diluídos pela mensagem centralidade no eu e suas necessidades mundanas e o culto do humanismo disfarçado de evangelho. Geralmente cada ascensão de um charlatão vem o culto a sua própria personalidade, porque ele quer estar por cima. O auge dessa gente é status a qualquer custo, ser reverenciado e respeitado. Os pregadores de vaidade de nosso tempo desenvolveram um mecanismo teológico deficiente produto de interpretações descontextualizada das escrituras para defenderem seus erros. Adulteram com astúcia a palavra de DEUS, para dar sabor cristão aos seus conceitos errôneos. João em uma de suas epistolas já tinha advertido que em seu tempo já muitos enganadores tinham saído pelo mundo, para ludibriar as pessoas através de ensinos errôneos. Agora, nosso cuidado deve ser redobrado, porque a infestação tem sido de fato muito grande.

Os charlatães religiosos pregam o que convem por ganância ,(Tito 1;11) e somente aquilo que convém e nada mais. Raramente vimos eles pregarem sobre santidade e arrependimento. Não falam sobre a questões importantes como o novo nascimento, a mortificação da natureza terrena e o contentamento com DEUS. Ao invés disso, é incentivado a busca pelo material e é dada uma exortação doentia pela saúde do corpo em detrimento a indiferença com relação a maior de todas as doenças, o nefasto pecado. Por isso não há substância em suas mensagens, não há teor evangélico genuíno. Geralmente tais são movidos por cobiça, quer seja ela por bens materiais ou posições e status na sociedade e na igreja. Pregam com tenacidade seus erros, e não estão interessados em mudar de opinião, suas mensagens são o toque de Midas ou a galinha dos ovos de ouro, conseguem a satisfação egoístas que tanto almejam. Para eles não importa uma vida transformada pelo evangelho ou o caminho de obediência a Deus. Eles não estão preocupados com a questão da igreja perseguida ou da pobreza, com uma perspectiva de ajudá-los, a mensagem de tais é sugar dos pobres sugando seus bens pela pregação manipulativa, prometendo com heresias, que Deus irá ajudar tais a se enriquecerem. Isso não soa um tanto estranho? Se você vê alguns desses falsos profetas distribuindo algum bem aos pobres e necessitados, pode ter certeza de que está fazendo as custas dos seus adeptos, não estão tirando de suas reservas colossais. Você já viu lideres de ministérios de teologia da prosperidade, distribuindo seus bens aos pobres? Constroem impérios as custas do evangelho e não repartem com ninguém, vivendo então no luxo e na boa vida, estilo de vida que Jesus nunca viveu. Assim como no passado existiram apóstolos dos pés sangrentos, hoje existem os apóstolos dos bolsos cheios, não sangram os pés desses novos apóstolos, porque só andam de sapatos de camurça e de carro blindado, o ministério pastoral ao invés de ser o oficio do amor da compaixão e do sacrifício, tem sido a profissão do alto rendimento, anseios ardentes de corações que querem ocupar púlpitos, andar no mais luxuoso terno e viver esporadicamente as custas dos bens e ofertas alheias. Essa modalidade de liderança cristã, é mais pagã do que cristã, está a milhões de kilometros de distancias do modelo bíblico de um apostolado. Paulo desconsiderou o luxo, o status e os bens terrenos, em prol de uma vida de sacrifício ao evangelho, hoje a maioria dos charlatães religiosos deveriam ser chamados de anti-apostolos, porque vivem um estilo de vida completamente inversa dos apóstolos de Senhor Jesus Cristo. veja o que o apostolo Paulo fala sobre as riquezas “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.(I Timoteo 6;9) acaso essa não é uma mensagem contraria ao que geralmente ouvimos no meio evangélico moderno?

E Tiago,o que diz sobre o assunto? “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2:5) veja você mesmo, que Tiago fala sobre riquezas espirituais (A fé) e não com relação as riquezas materiais.

E o autor aos Hebreus, o que diz sobre o assunto? “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.(Hebreus 13:5) meu DEUS, como os autores bíblico tinham uma perspectiva bíblica sobre a questão da vida material. Sabe porque eles eram assim? A vida deles estava centralizada no verdadeiro evangelho de Nosso Senhor JESUS CRISTO. Pra finalizar deixarei as palavras finais com Pedro, em suas epistolas ele trata muito sobre o assunto dos enganadores, quero incentivar você a ler suas epistolas, após a leitura desse artigo.

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.(II Pedro 2:3)

DEUS ABENÇOE A TODOS

CLAVIO JUVENAL JACINTO

O PARALELO ENTRE DEMONIOS E SERES PARANORMAIS

0 comentários



Todas as vezes que alguém nos fala sobre o enxofre, nos lembremos das palavras de Jesus com relação ao inferno e a danação eterna, Jesus descreve o inferno como um lugar que tem fogo e enxofre. O enxofre dentro do ensino cristão está associado com as coisas pertencentes ao inferno. E sem duvida, Jesus mais do que qualquer outra pessoa, sabia que havia muito em comum entre o cheiro pungente e asco do enxofre e as manifestações sobrenaturais. O enxofre de enxofre parece ser uma marca comum em manifestações sobrenaturais ligadas ao ocultismo, a literatura sobre o assunto, as narrativas e os testemunhos de quem se envolveu ou foi vitimas do sobrenatural tem registrado isso durante todo o tempo em que o fenômeno transpareceu comum ou incomum na vida de tais. Os exemplos estão ai e cada um pode pesquisar livremente sobre o assunto. O cheiro repugnante é, pois, uma característica comum, na aparições de óvnis e alienígenas. O cenário aterrador de aparições de óvnis quase sempre é acompanhado do cheiro asco do enxofre. Assim também acontece em descrições de aparições de sucubos e incubos, poltergeits, fantasmas. A visitação paranormais quase sempre é acompanhada desse cheiro misterioso. Porque será? Com certeza trata-se demônios, o cheiro característicos do enxofre é próprio de sua natureza caída, e que de alguma forma pela qual não sabemos, já tem ligações com a própria morada futura desses seres caídos. Mas o mais interessante é com relação aos deuses da Antigüidade, os deuses da mitologia grega, quando apareciam, segundo os escritores antigos, também apresentavam a característica misteriosa do cheiro do enxofre, bem como também nas descrições celtas com relação a aparições de fadas duendes e gnomos, podemos ver a similaridade desses fenômenos como provenientes de uma mesma fonte, o mundo espiritual caído, dos demônios. Alguns anos atrás a mídia enfatizou bastante o mistério do controvertido caso do “chupacabras” aqui no Brasil, nas descrições do aparecimento desses seres, as testemunhas também descreveram a respeito do cheiro asco do enxofre. Em apocalipse 9:13 a 21, Jesus falou sobre os anjos que estavam presos(porque eram anjos caídos), eles também tinham uma couraça de enxofre, logo em seguida em apocalipse 19:20, 20:10 e 21:10, é a descrição do lago de fogo, que arde com fogo em enxofre. Não é casualidade que nos fenômenos de aparições de fenômenos sobrenaturais de vínculos ocultistas ocorram esse misterioso cheiro de enxofre, como a casuística ufológica descreve, os escritores pagãos registraram a respeito dos deuses pagãos, do aparecimento e manifestação de espíritos de duendes,fadas gnomos e outras manifestações de fontes paranormais. Na realidade se trata de um mesmo fenômeno, a manifestação do mundo demoníaco, fortalecendo assim o ensino bíblico sobre o assunto, e todas as advertências que a bíblia dá, para que o homem não se envolva com o ocultismo.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

UMA IGREJA QUE PREOCUPA

0 comentários



Jesus em um de seus discursos falou” Se o mundo vos aborrece, saibam que antes aborreceu a mim” (João 15:18). Que o mundo realmente aborreceu a Jesus, e que aborreceu a igreja no passado, não há qualquer duvida. A historia da igreja é uma historia de lutas, perseguições e muito sofrimento. Mas isso é história, e em parte só pode ser considerado fato onde a igreja ainda sofre algum tipo de perseguição, como nos paises onde ainda está fechada a liberdade do evangelho.

O mundo ocidental desenvolveu um estilo de vida e uma teologia que exclui o sofrimento e a perseguição do estilo de vida. O mundo não aborrece uma instituição que não luta contra seus valores e perspectivas, e por isso mesmo, já não existe mais a perseguição, como havia apenas algumas décadas passadas, parte do cristianismo se apostatou e fez tréguas com o inferno. Fizeram as pazes, um não incomoda o outro e paz reina na sociedade. Meu DEUS!

A realidade nua e crua é que parte dos evangélicos se adaptou ao sistema mundano, perdeu o seu contraste, não há mais diferença entre quem é e quem não é crente, essa diferença está limitada a um grupo cada vez mais reduzidos de cristãos que não querem compromisso com o mundanismo e com a apostasia.

A prosperidade tem sido o alvo da maioria, a vida boa, e o conforto. Hoje vimos pessoas abraçando um cristianismo, para tentar suprir suas necessidades emocionais e não espirituais. Não está em foco a vida eterna, mas os bens terrenos. Não o céu mas o viver bem nesse mundo. A prioridade numero um dos evangélicos modernos é ter dinheiro no bolso, saúde, prosperidade, status, e experiências de êxtases. Portanto foram omitidos as doutrinas bíblicas do arrependimento, da santidade e da separação do mundo, a doutrina da cruz foi substituída pela doutrina da satisfação do próprio eu. As massas são atraídas por um evangelho diluído, ao ponto de não se correr qualquer risco por abraçá-lo. O mundo não fica aborrecido com o estilo do evangelho moderno. Porque? Porque ele não afronta o mundo. O mundo não se aborrece porque não fica incomodado com os crentes modernos, tais estão vivendo abaixo de um cristianismo normal, capaz de pelo próprio modo de falar agir e viver, denunciar todos os pecados sensualistas do mundo decadente. Vejamos quantos elogios o mundo tem dado a igreja: que lastima, a critica que o mundo tem dado, aos evangélicos modernos, não é devido ao modo radical da vida espiritual que vivem, mas por causa dos escândalos vergonhosos que os profetas da prosperidades e outras ramificações apostatas do cristianismo evangélico tem caudado ao mundo, manchando o evangelho e desacreditando as boas novas de salvação. N ao invés de olharem para o mandamento divino de não amar o mundo e as coisas que nele há, somos direcionados e incentivados a alojar nossa fé nele. Como estamos vivendo em dificuldades para preservar a nossa identidade cristã.

Não estamos aborrecendo o mundo e ele se já não se sente mal com a nossa presença, de fato a maioria não é mais sal e muito menos luz. A luz que os crentes estão emitindo é tão fraca que não consegue revelar as obras malignas desse mundo decadente.

Como não se sentir incomodados diante dessa realidade em que estamos vivendo agora? Como permanecer calados? Estamos mais envolvidos com políticas desse mundo do que divulgar os valores do reino de DEUS. Estamos mais voltados nos interesses pessoais do que nos interesses do reino. DEUS não está sendo nosso alvo, não somos incentivados a buscar a vontade de DEUS, mas a maioria está sendo treinada para viver um cristianismo em que DEUS faça a vontade Do homem. O mundo fez um papai Noel sem a bíblia, nos fizemos DEUS de Papai Noel com a bíblia nas mãos. Que ironia! No final das contas acabamos por minar as bases teológicas de um DEUS supremo, para construir uma teologia em que a nossa vontade seja o centro da atenção de DEUS,

Talvez já esteja na hora de se incomodar com um estilo de vida espiritual em que o mundo não se sinta aborrecido. Isso faz com que as palavras de JESUS sobre a questão denuncie o nosso estilo de vida, e isso não é bom para nos. Satanás deve estar contente, porque quando não incomodamos ao mundo, quando as portas do inferno ficam intactas e não são ameaçadas, o inferno prosseguirá em vanguarda para seduzir com mais eficiência as almas perdidas. Por fim, me preocupa muito as palavras de JESUS quando diz: “ai de vós, quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas” (Lucas 6;26). É tempo de avaliar o nosso cristianismo.


CJJ

sábado, 16 de outubro de 2010

Olhando para o céu, esperando ETs...

0 comentários



O famoso cientista Carl Sagan, que engrossou a corrente dos sem-deus nesse mundo, e que não cria no Deus bíblico e nem nas escrituras, tinha uma esperança que precisava de tanta fé, quanto mais simples camponês cristão. A diferença, no entanto é evidente, um camponês simples mas com convicções cristãs tinha toda uma performance para crer em DEUS, pelas evidencias bíblicas. Sagan não cria, porque a sua intelectualidade racionalista não admitia um DEUS bíblico, preferia ao invés disso abraçar conceitos pagãos.

Certa vez Sagan escreveu algo a respeito de sua esperança, e com essa perspectiva, certamente muitos outros estão aguardando a tão esperada hora em que ETs de um planeta fora do sistema solar pousem com suas naves possantes e façam um contato amistoso com os terráqueos presos nesse mundinho perdido no espaço.

Milhões de corações são alimentados com essa esperança, até mesmo Hawkins, famoso ateu moderno não descartou a possibilidade desse grandioso evento. Embora tudo o que se sabe a respeito da exobiologia não passe apenas de conjecturas, hipóteses e teorias que resultaram das ciências da probabilidade. Ou seja, não existe nada que comprove ser evidente que exista um planeta fora do sistema solar que possa agremiar uma civilização ultra avançada e inteligente. Hawkis e cia, precisam de uma fé enorme para sustentar essa esperança, assim como precisou Sagan quando era vivo, agora vejamos como a sociedade dos incrédulos é de sagaz astúcia, muitos zombam e desprezam os cristãos que aguardam a vinda de SENHOR, como ele mesmo profetizou e também os seus apóstolos. CRISTO virá nas nuvens e todo o olho o verá, como diz as escrituras. Todos os cristãos modernos são chamados para essa esperança e são ensinados a respeito desse assunto que sempre cativou o coração dos mais piedosos. Já ao mundo cabe esperar a chegada, a vinda de supostos extraterrestres vindos de uma civilização distante, trazendo boas novas dentro de suas naves possantes e coloridas, para fazerem um pacto galáctico, e suprir as necessidades morais e tecnológicas da humanidade. O time dos ateus apenas são menos ateus do se imagina. É lógico que num contato tão casual, aonde alienígenas com um avanço tecnológico e moral que vai além da imaginação humana, como querem que sejam esses tal ETs, a idolatria seria memorável, poderia ver os jornais estampar noticias de primeira pagina: “deuses do espaço descem a terra”. Que loucura imaginar isso, mas é mais loucura ainda imaginar como pessoas que afirmam não crer em Deus porque não conseguem vê-lo em lugar algum, acreditem em ETs que não conseguem ver em nenhum lugar, no final das contas muda a crença, mas a fé que eles combatem é a fé que precisam para crer em suas convicções.

No final da historia, a humanidade se resume exatamente nisso, aqueles que olham para o céu a espera dos ETs e aqueles que olham para o céu esperando o SENHOR JESUS. A posição de espera é a mesma, mas com certeza, a vinda do SENHOR será certa e breve, enquanto isso, os que esperam os ETs, silenciem na sua fé, já que para eles, as evidencias que exigem para os cristãos, eles mesmos não podem apresentar, com relação a esperança que alimentam aguardando avinda dos ETs.

Para ler o trecho do texto em que Carl Sagan fala sobre a sua esperança de ver ETs avançados descerem a terra numa nave interplanetária num futuro próximo acesse:

http://doomsday-prophecies.blogspot.com/search/label/Alien%20Encounters

Clávio Juvenal Jacinto

Genesis 6 e a decadência do casamento

0 comentários




Em Gênesis 6 é registrada a corrupção do gênero humano. A questão envolve casamento, ou uniões ilícitas. Até aqui tudo transparece em questões comuns. Quem eram esses filhos de Deus? Anjos como defendem alguns? A linhagem piedosa de Sete? De fato não sabemos, porque as duas interpretações têm uma base bíblica embora, a interpretação contextualizada apóia mais a teoria dos anjos. Questão polemica, sem duvida nenhuma, já que a teoria de que os filhos de Deus tenham sido anjos caídos, podem se chocar completamente com outras descrições a respeito de seres espirituais, como anjos ou demônios, em textos do NT por exemplo. De qualquer forma a interpretação de que os filhos de Deus eram os piedosos da linhagem de sete, não resolve os mistérios que envolvem todo o contexto do relato do dilúvio e a sua causa. O primeiro problema é porque essa união ilícita produziu gigantes?(No Hebraico nephilins). Houve uma mutação genética nos filhos frutos dessa união infame? São questões que precisam de respostas concretas. Mas a minha direção não é basicamente expor quem eram os filhos de Deus, mas sim as uniões ilícitas que foram formadas a partir do ato conjugal entre as filhas dos homens e os filhos de Deus. O casamento até então era algo normal, pois foi uma instituição divina, que teve como principio o jardim do Éden, foi lá que foi formado o primeiro casal. Porque aqui em Gênesis 6, essas uniões foram consideradas abomináveis ao ponto de causarem a degeneração da raça humana? São mistérios, temas difíceis de resolver. Mas pelo fato de que esses casamentos era ilícitos, pelo menos dentro do que cristo falou a respeito dos últimos dias, que seriam como os dias de Noé, casavam-se e davam-se em casamento, então o casamento tem o seu nível de santidade, seriedade e valor diante dos olhos de DEUS, e é nesse ponto que quero chegar. Porque hoje em dia estamos vendo o quanto o casamento esta se tornando algo trivial e como o divorcio está assolando e destruindo essa instituição sagrada. Quando Jesus fala que seria como nos dias de Noé, significa antes de tudo, que o casamento deixou de ser uma instituição santa, pura, elevada, para ser algo comum. Seus princípios bíblicos e sacros são ignorados e hoje vimos como pessoas são levadas a cometerem erros, torpezas, defendendo o divorcio e ou se divorciando. Isso não soa um alerta para os perigos desses últimos dias? O divorcio faz de um cônjuge um objeto descartável, ao invés de uma unidade. O casamento passa a ser um escravo da razão humana, ao invés de uma instituição divina, e o que vimos é um mundo cada vez mais dilacerado e caótico por causa da destruição causado pelo divorcio, pela prostituição, pelo adultério e por praticas infames. São os sinais dos dias do fim, o casamento sendo ridicularizado, a palavra de DEUS sendo manipulada para produzir uma apologia pró-divorcio. Dias difíceis esses que estamos vivendo!

O ensino claro das escrituras é que DEUS odeia o divorcio(Malaquias 2:6) e que um cônjuge não está livre para casar com outro enquanto o outro ainda está vivendo(Romanos 7:2 e 3 I Corintios 7:39) a instituição do casamento, tal como fez o SENHOR, não era admitido o divorcio(Mateus 19:3 a 5) e somente pela lei de Moisés foi permitido se divorciar(Deuteronômio 24:1 a 4) mas no entanto meus amigos a lei de Moisés vigorou até João Batista(Lucas 16:16), porquanto estamos na nova aliança e o texto sobre o divorcio, dilema polemico levantado pelos judeus, teve uma resposta de Cristo para os judeus.(Mateus 19 e passagens paralelas) inaugurada a nova aliança a lei de Moisés já não tem mais vigor sobre esse assunto. Portanto o que vimos na palavra de DEUS é que o crente só pode casar de novo, quando o outro morre(I Corintios 7:13 a 16) tentar defender o divorcio partindo da passagem de Mateus 19 e outros textos em que Cristo responde a essa questão aos judeus é tirar o texto do seu contexto. Nas escrituras, o exemplo é o próprio SENHOR, e como vimos, o SENHOR se reconcilia com Israel após o adultério(Jeremias 3:1) e temos o caso clássico do profeta Oséias, que também se reconciliou com a sua esposa. Esses são exemplos dignos, mas os judeus duros de corações que cristo descreve, em Mateus 19:8 e Marcos 10:6 a 9, nunca devem ser o exemplo dos cristãos sinceros. Eis a realidade transparente, mas o que vimos hoje? Famílias dilaceradas, casamentos desfeitos aos montões e o casamento perdendo o seu teor sacro. São os sinais descritos por cristo, “como foi nos dias de Noé, casavam-se e davam-se em casamento” que lastima, hoje lideres cristãos que dizem acreditar nas escrituras ignoram os conselhos claros das escrituras, e assumem o modelo dos judeus duros de coração, que não aceitavam a reconciliação, mas partiam para um segundo casamento, e para um terceiro, e um quarto e assim por diante, já que as palavras de Jesus são muito claras: Um abismo chama outro abismo. Nesse presente século mal, vivamos sobriamente, para não sermos levados por conceitos e doutrinas errôneas.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CRISTO CÓSMICO?

0 comentários







Imagem do suposto "cristo cósmico" nada a ver com o CRISTO histórico do Novo Testamento.


Jesus em seus sermões proféticos prenunciava a vinda de falsos cristos e falsos profetas que sinalizariam o fim dos tempos. Nas ultimas décadas tem surgido um fenômeno mundial, onde pessoas assumem a identidade de serem o cristo, mas entre tantas teorias de identidade, a teoria do cristo cósmico, tem sido a mais difundida na sociedade. A causa dessa ampla difusão é o crescimento do espiritualismo e do movimento new age, bem como sociedades secretas e outras vertentes esotéricas como escolas iniciaticas e ordens de nomenclatura filosófica ocultista.

Quem é este cristo cósmico?

O espiritualismo geralmente tenta redefinir o cristo, e negar o Cristo histórico e bíblico, na mentalidade de tradição esotérica, Jesus é uma coisa Cristo é outra. Para os esotéricos Buda o iluminado e Akhenaton, faraó egípcio foram também uma espécie de cristo. Jesus seria apenas um entre muitos cristos que surgiram e surgirão sobre a terra. É lógico que isso não é verdade, João 5:58 Cristo afirma “Antes que Abraão existisse eu sou” ele estava falando da sua eternidade, Jesus não tem nada a ver com Buda e muito menos com um faraó egípcio, ele é uma pessoa única, e quando ele diz ser a verdade, fala no singular referindo-se a ele somente, e não numa espécie sistema hierárquico de cristos, onde Jesus venha ser apenas mais um. Isso é um erro. Jesus cristo é o filho unigênito do PAI(João 1:14 com 3;16), e portanto ocupa um lugar em DEUS que nunca ocupou Buda e Akhenaton e seja lá quem for. Jesus ainda denuncia: “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores” (João 10:8).

Para o esoterismo, há um cristo no interior de cada pessoa, que precisa ser despertado, daí o termo “cristo cósmico” cristo deixa de ser um ser único para ser um em cada pessoa, e cada pessoa pode ser um cristo, como foi o CRISTO de dois mil anos atrás. É lógico que essa idéia errônea soa muito bem para se encaixar com conceitos falsos ensinados pela nova era e por muitos movimentos espiritualistas, de que somos deuses.

Mas Jesus Cristo é único, ele é o verbo de DEUS, e a doutrina da triunidade de DEUS o coloca como uma pessoa dentro da divindade única. Não há outro, assim como a bíblia determina que ele é o único salvador(Atos 4:12) enquanto que a doutrina espúria e falsa de um cristo cósmico, coloca cada ser humano como o próprio salvador de si mesmo, o que é uma farsa diabólica. Jesus é o caminho(João 14:6) mas na teoria do cristo cósmico, cada ser humano é ensinado a despertar o cristo que está em nele mesmo e para que seja o salvador de si mesmo. Ou seja : o esoterismo ensina que há outro cristo, ao invés de ensinar que somos pecadores, ensinam que o cristo interior pode ser despertado pela iluminação e que portanto somos deuses, e não pecadores.

A idéia de negar o pecado é comum entre os espiritualistas. Porque negando a pecaminosidade do homem, não há necessidade de um salvador para a humanidade, e fica claramente exposto que um Cristo único e histórico não se encaixa com esse conceito. É necessário inventar um outro cristo, e o espiritualismo fabricou um para que se encaixasse em seus conceitos errados a respeito da natureza do homem.

O conceito de um cristo na visão esotérica espiritualista é completamente fora do escopo da revelação bíblica. O cristo cósmico seria a antropomorfização da luz, não o verbo que se fez carne, mas a cristalização de uma consciência elevada ou algo mais ou menos assim. Vários personagens históricos teriam alcançado essa iluminação de consciência, e se transformaram em elevados seres de luz, ou em seres cristicos. Entre eles como já citei acima, Buda e então na visão da tradição espiritualista: Jesus de Nazaré.

A advertência de Jesus a respeito do surgimento de falsos cristos em Mateus 24;24 é normativa nessa questão. Um cristo cósmico não se encaixa nos padrões de revelação das escrituras tal como é aceito pelos cristãos ortodoxos, por isso precisamos ver a teoria do cristo cósmico como um sinal profético, levando a concluir com clareza de acordo com os prenúncios bíblicos, que se trata de algo completamente sem sustentação bíblica, e necessariamente o conceito de que todos somos cristos ou pelo menos poderemos ser, e que a aplicação teológica de que outros homens de elevada “espiritualidade” também foram cristos, é algo que soa completamente estranho aos olhos de qualquer cristão que estude e creia na revelação bíblica.

O cristo histórico e divino, morreu e ressuscitou, e isso faz parte da historia da igreja, sua existência está fundamentada nessa realidade, nesses fatos. A parusia ou volta do mesmo Cristo se baseia no fato de que ELE é a mesma ´pessoa única, sem precedentes na historia da civilização, ocupa um lugar a destra de DEUS depois que ressuscitou literalmente e voltará literalmente da mesma forma que subiu, como tão claramente lemos nos textos proféticos relacionados ao assunto da sua parusia, ou sua vinda(Atos 2:33 com Atos 1:11 etc) ora lemos nas passagens proféticas, e principalmente em I Tessalonicenses 4:16: “porque o mesmo Senhor descerá do céu...” veja bem a afirmação de Paulo O MESMO SENHOR, ou seja, o Cristo histórico, não outro mas o próprio cristo dos apóstolos e profetas, o cristo bíblico.

O conceito do cristo cósmico vê a manifestação de cristos em uma pluralização de ´pessoas nas mais diversas épocas da civilização, e na mentalidade de alguns em todas as galáxias do universo, é portanto na visão esotérica um fenômeno universal.

Como a bíblia não reconhece nenhum grande líder religioso do antigo testamento, como sendo a manifestação de CRISTO, mas reconhece UM SÓ CRISTO, a bíblia não tem sido muito útil para os espiritualistas, e de fato a bíblia tem sido rejeitada quase que completamente pelos adeptos da teoria do cristo cósmico. Uma analise da cristologia do Novo Testamento nos leva para um terreno firme, JESUS CRISTO é Deus, fez uma obra única de redenção, ele mesmo se revelou como único, em Apocalipse 1:17 ele declara ser o ALFA E O OMEGA, (compare com Isaias 41:4) após a ressurreição, Cristo apareceu como a mesma pessoa(Atos 9:17) ele é o criador(João 1:3) e a declaração de Hebreus 1:3 é taxativa e maravilhosa: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”

Em suma lemos em João 3:35 e João 5:22 que Jesus Cristo, o SENHOR, será juiz de todos, e ELE mesmo é herdeiro de tudo, isso coloca nosso salvador em lugar único no universo. Ele é incomparável.

SEJA O VERDADEIRO CRISTO LOUVADO E AMADO E SERVIDO PARA TODO O SEMPRE.

Clávio Juvenal Jacinto.

AS PROFUNDEZAS DE DEUS E AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS

0 comentários



Em I Corintios 2:10 encontramos a afirmação de Paulo, que o Espírito Santo penetra todas as coisas até mesmo as profundezas de DEUS. Em Apocalipse 2;24, é descrito algo a respeito das profundezas de satanás. Nesses dois textos vimos que existe as profundezas de DEUS e também as profundezas de satanás. O que vem a ser isso?

Até onde podemos ver, aqui se trata de questões espirituais, algo de teor profundo e requer da nossa parte um grande temor. O homem pode experimentar qualquer um dos dois, tanto as profundezas de DEUS, numa intimidade e num relacionamento na área da santificação, como também pode experimentar as profundezas de satanás indo longe no ato da incredulidade e do pecado, tendo intimidade com o mal e se relacionando com todas as espécies de abominações.

Nós vimos como Enoque de alguma maneira encontrou as profundezas de DEUS, ele era intimo, o profeta solitário ante-diluviano, estava lá, não era um ser super espiritual, era um homem comum, mas que andava com DEUS, conhecia DEUS, convivia Com DEUS. Quando Paulo ordena que o cristão seja cheio do Espírito Santo, como lemos tão declaradamente em Efesios 5;18, ele está abrindo a porta da possibilidade de que um homem mortal pode ter um relacionamento equilibrado com DEUS, e conhecê-lo mais profundamente. Encher-se é ter em abundancia, é a plenitude, e a plenitude é como um fluir para as coisas espirituais. Em Hebreus 12:14 o SENHOR nos diz que devemos seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a DEUS. Essa é a questão, a santidade não é um caminho brando, não é um caminho fácil. Escolher ser amigo de DEUS é escolher ser oposto aos prazeres desse mundo. Quando andamos em direção a DEUS, precisamos para de pecar, e isso nos leva para o conhecimento de DEUS, a intimidade e a relação intima com ele, da mesma forma o pecado nos afasta de DEUS, e nos leva para a obscuridade do mal. As profundezas de satanás, são os lugares distantes da escuridão produzida pelo pecado. Esse acesso terrível e abominável é profundo e terrível e muitos satanistas da historia parecem ter encontrado essas profundezas, até mesmo pessoas envolvidas com a religião nazista da segunda guerra mundial parecem ter encontrado essas profundezas de satanás, o conhecido satanista Aleister Crowler experimentou essas profundezas terríveis e malditas de satanás. O pecado conduz o homem para as profundezas da natureza do inimigo de DEUS, por outro lado a santificação e a consagração nos eleva para mais perto do SENHOR. Em I Tessalonicenses 4:7 Paulo afirma que DEUS não nos chamou para a imundícia mas para a santificação, esse deve ser o nosso alvo, pelo Espírito Santo, devemos alcançar as profundezas de DEUS, devemos buscá-lo, amá-lo, servi-lo, honrá-lo porque ELE é o SENHOR, ele é santo e justo, maravilhoso, misericordioso. Por outro lado as profundezas de satanás conduzem o homem para longe, para o abismo, os espíritos rebeldes que aderiram a sua rebelião foram precipitados nas profundezas de seu mestre. Cada pecado é um passo para o coração do diabo, mas cada ato de santificação e obediência é um passo para nos aproximarmos de DEUS.

A característica do cristão espiritual é que ele tem comunhão no espírito Santo como descrito em filipenses 1:21, essa comunhão NO Espírito Santo permite a intimidade com DEUS PAI e com seu FILHO JESUS CRISTO. (I João 1:3). É assim que se processa o conhecimento das profundezas de DEUS, ela se dá por uma plenitude de vida, e sem duvida se concretizará com todas as potencialidades na eternidade, onde conheceremos a glória excelsa do SENHOR, e também desfrutaremos de perfeita santidade. Com relação as profundezas de satanás, essas profundezas revelam a intensidade do pecado, sua devassidão e suas conseqüências fúnebres, como morte moral, espiritual e eterna. Assim vimos como o Sodoma e Gomorra experimentaram essas profundezas. O Egito antigo dos faraós também experimentaram essas profundezas pelo ocultismo e o culto a antiga serpente que é o diabo(Apocalipse 12:9 e 20:2). A experiencia nas profundezas de DEUS no entanto terá sua plenitude na Nova Jerusalém, cidade eterna dos remidos tal como encontramos descrita em Apocalipse 21:9 a 27.

Vários povos pagãos, alguns deles também penetraram nas profundezas de satanás, com a extrema idolatria e sacrifícios humanos, sabemos que Paulo define a idolatria como cultos aos demônios(I Corintios 8), e quem cultua demônios entra na esfera das profundezas de satanás.

Assim vimos como as duas profundezas são opostas uma a outra, nas profundezas de DEUS, descobrimos sua perfeita santidade e nos tornarmos humildes, nas profundezas de satanás o homem se enche do mais vil orgulho e se rebela contra os princípios divinos. Nas profundezas de DEUS não há trevas e nem sinais de pecados, nas profundezas de satanás o homem encontra todas as raízes da rebelião e é ali a matriz de todos os pecados. As profundezas de satanás são as fossas abissais dos pecados e das abominações. Nosso coração treme diante disso, e devemos fugir desse lugar de extrema escuridão, jamais devemos permitir que o pecado assedie o nosso coração, pelo contrario, devemos resistir ao pecado, resistindo até o sangue combatendo contra o pecado, como descreve o autor aos Hebreus (Hebreus 12:4).

Paulo nos exorta “Conserva-te a ti mesmo puro”(I Timoteo 5:22) e devemos permanecer puro pelo sangue de CRISTO, já que conhecer as profundezas de DEUS é conhecer ELE em toda a plenitude, e JESUS mesmo afirma”bem aventurado os puros de coração porque eles verão a DEUS” (Mateus 5:8) a minha exortação a todos os que desejam se empenhar em fugir do pecado e se aproximar de DEUS é “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

(Oséias 6:3)

DEUS ABENÇOE A TODOS OS MEUS LEITORES

Clavio Juvenal Jacinto

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEDITE:

0 comentários

"Os cristãos demolem o cristianismo, mais do que os inimigos e os adversários"


João Crisostomo

As ovelhas cegas

0 comentários



Havia num aprisco muitas ovelhas que estavam ficando cegas pelos maus tratos e pela comida inferior que recebiam todos os dias. Ao invés de pastos verdejantes comiam lama misturada com açúcar embaladas com rótulos da teologia da prosperidade. Havia também sorvetões feitos de teoria humanistas, que as pobres ovelhas também degustavam muito. Nas badaladas festinhas de final de semanas e shows de musica de auto-estima,musicas próprias para servir de estimulo para abrir o apetite e comer aqueles capins secos, sermões de psicologia e triunfalismo terreno, regada a drinque de profetadas, pudins de delírios visionários, refrigerantes de óleos de unção misturados com sal grosso, haja estomago! E as famosas balinhas de goma sabor de sete votos e não pago nenhum.

As ovelhinhas fracotas, de pernas tremulas, comiam e comiam e se lambusavam de tantas coisas “gostosas”. Que trato!

Um dia certo pastor chegou com um saco cheio de novidades, e as ovelhas já perceberam o que rolava no pedaço: comida para iludir a alma e fortalecer o ego das pobres ovelhas. As luzes do show pirotécnico espiritual também foram acesas. Chegava novidade no pedaço. Comida nova, suco de rosa ungida misturada com farinha de superstição, bolacha “Deus só quer o coração” e bolinhos “tudo é permitido, não faz mal” e as famintas ovelhas trituravam os bolinhos e as bolachas e se babavam de tanto comer, devoravam tudo como se a fome fosse incontrolável. E cada vez mais a visão estava se indo. Já não viam mais o poente e o nascente, e cada vez mais as ovelhas perdiam a visão. Certo pastor Timtim, o mais velho da turma, chegou com a tal unção do riso, e as ovelhas caiam na gargalhada, era uma alegria extravagante, e os pastores das pobres ovelhas celebravam o êxito ministerial. “Como nosso povo é feliz” comentou um deles.

As ovelhas pobres tinham garganta de aço, conseguiam engolir tudo o que seus pastores colocavam no aprisco. Pastor Dandam disse outro dia: “alimento novo no cardápio turma!”

E abriu o saco, e foi jogando para as ovelhas mingau de areia do mar morto e suco de suor ungido dos profetas da terceira dimensão. Pobres ovelhas, cada vez mais perdiam a força de seus olhos e já não conseguiam mais discernimento da realidade. Certo dia a porteira se abriu, e as ovelhas saíram correndo do aprisco, uma após a outra , e as que estavam na frente gritavam e celebravam a liberdade de um passeio, e saíram pelo mundo perverso, enquanto seus pastores descuidados estavam trocando idéias para inovar o cardápio para a própria semana, trancados lá no escritório, em felpudas almofadas e ar condicionado. Então as ovelhas cegas correram e correram para longe do abismo, celebrando a liberdade cristã que deduziram possuir, mas havia um abismo a frente delas, e elas não viram, e uma após uma caíram no abismo, e pereceram para sempre...

Pobres ovelhas, quem perde a visão também perde a direção...

AMIGO, SE VOCÊ É OVELHA, CUIDE-SE, PROCURE UMA IGREJA ONDE O EVANGELHO É PREGADO COM INTEGRIDADE, SINCERIDADE E SANTIDADE. NÃO PERCA A VISÃO PARA NÃO PERDER A VERDADE.

CJJ

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O renascimento do paganismo.

0 comentários



Não é admirável que hoje em pleno avanço tecnológico, encontramos um avanço do paganismo pelo mundo? Acontece que a própria tecnologia como a Internet e a televisão tem contribuído para que uma onde de neopaganismo cresça cada vez mais. A astrologia como arte divinatória, simpatias e superstições, o interesse pelos cultos de mistérios de civilizações antigas como egípcios e maias, tem refletido bem a questão do neopaganismo. Nosso mundo foi recém bombardeado por conceitos de bruxaria que passaram como algo benéfico e não de raízes malignas. Harry Potter por exemplo, foi um fenômeno de vendas a nível mundial, e até mesmo filmes que refletem bem a tecnologia do século XXI, retratam no fundo mensagens pagãs, como a trilogia Matrix e o mais antigo Jornada Nas estrelas, este ultimo chegou a ser a inspiração para a criação de uma seita. A religião Jedi. É comum as pessoas consultarem a astrologia, e quão comum é a figura da bruxa boazinha. Os conceitos positivos que são aplicados agora, sobre certas atividades consideradas demoníacas ou diabólicas, é preocupante. O paganismo está crescendo, através de conceitos vários, a festa de Hallowen, que antes era um festival dos druidas, antigos povos da ,força atua por trás do renascimento do paganismo? E porque ele cresce assustadoramente em nossos dias? Talvez dependendo da perspectiva espiritual, varias repostas podem ser apresentadas, mas creio que a bíblia tem respostas sólidas sobre este assunto. Em I Timoteo 4:1Paulo fala sobre a atividade demoníacas que se manifestariam nos últimos tempos, para inaugurar uma época de grande apostasia. Em Apocalipse 18, vimos como as escrituras falam sobre o Mistério da grande babilônia e a sua queda, nesse capitulo fala-se de suas feitiçarias e outras coisas horrendas que aos olhos do mundo parece não ter qualquer ameaça espiritual.

Nós estamos cientes de que o paganismo foi o resultado das trevas espirituais em que ficou nossos antepassados após serem expulsos do Éden.

Nós vimos que ao desenvolver a lei, já nos primórdios da humanidade, Deus tomou oposição ao paganismo e suas influencia nas sociedades decadentes da época de Moisés.

Em gálatas 5:20, a feitiçaria está ligada a obra da carne, entendemos nesse sentido que há uma associação entre a carnalidade e o paganismo.

O mundo oculto foi desenvolvido dentro de um mundo caído. Aqui há uma complexidade, porque os espíritos imundos e caídos infestaram nosso mundo após a queda de Adão. Em Efesios 6;10 a 18 vimos como essa realidade é clara nas escrituras.

Há todo um método funcional no mundo oculto, e a influencia do ocultismo e do paganismo sobre a humanidade é poderosa e cativante. O homem sempre foi tentado a penetrar no véu da morte, conhecer o futuro e decifrar os enigmas mais profundos do seu ser. Ele também passou a acreditar num panteão de deuses que de alguma forma interferia na vida cotidiana de cada ser humano, deuses que precisavam ser aplacados através do sacrifício humano e coisas assim. Muitos desenvolveram toda a sorte de rituais, talismãs e amuletos. O paganismo poderia ser descrito numa linguagem teológica como uma cultura basicamente alicerçada em crenças e liturgias completamente distantes do DEUS criador. Uma humanidade afastada de DEUS, completamente em trevas, vivendo a mercê de espíritos enganadores.

A neopaganismo tenta avivar todos os conceitos que se desenvolveram nessas eras de trevas espirituais. Muitas vezes as crenças,as liturgias e os conceitos são apresentados com uma roupagem cristã, ou associado a e ela, podemos ver essas evidências comparando o paralelismo entre páscoa e coelhos, natal e papai Noel, sétimo dia com Saturday(na língua inglesa significa dia de saturno) domingo com Sunday(na língua inglesa dia do sol).

Mas o avivamento pagão vai mais além do que os conceitos tradicionais que vimos acima. Uma nova modalidade de bruxaria tem surgido nos últimos tempos, não mais associadas com demônios, mas com novas perspectivas, ocultando aos olhos do mundo, suas raízes, os magos modernos são bonzinhos, e livros e filmes tem doutrinado a sociedade para que tenham uma nova perspectiva sobre o ocultismo.

Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. (Atos 19:19)

O cristianismo começou como um movimento que combatia o paganismo, e hoje vemos se desligou completamente de qualquer influencia. Mas isso não durou muito, todos os que estudam a historia da igreja descobrem o quanto foi assimilado do paganismo e foi introduzido sob nova roupagem no cristianismo embora de alguma forma, muitos grupos têm lutado por uma preservação mais evidente. Agora vimos um novo fenômeno, a própria sociedade se voltando para horóscopos, talismãs, simpatias e coisas dessa natureza.

Um mundo que se paganiza cada vez mais prepara a sociedade para uma nova consciência, necessária para que o terreno do anticristo se firme. Hoje a meta é introduzir um conceito de que somos deuses e que temos o poder de manipular as forças ocultas e o destino, para que mais na frente a consciência global esteja preparada para endeusar a criatura, nesse caso o próprio satanás.

Nesse paganismo re renasce, a terra é chamada de Gaia, e é vista como um ser vivo que pode ser adorado e invocado, não obstante a ecologia ganha uma força maior, em alguns casos temos visto o nascimento de novos termos teológicos como a ecoteologia. A tendência geral do paganismo é divinizar a criatura, acreditar no controle de forças espirituais desconhecidas, e invocar e ter contato com as potencias invisíveis, chamados de espíritos ancestrais, fadas, gnomos, duendes etc.

Toda essa tendência se choca completamente com as escrituras e com a doutrina cristã. Em Levitico 20:23 lemos que a ordem dada ao povo de Israel: “E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.” Vimos que essa ordenança é aplicada como um principio, e simplesmente é valida para nós hoje. Quando nós lemos os ensinos do Novo Testamento, vimos que em varias passagens é aludida ao fato de que não devemos nos envolver com o paganismo e nem apoiar o paganismo (leia por Exemplo I Corintios 8.

Deus nos adverte e nos exorta: “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.”(Efesios 4:11)

Estejamos atento aquilo que a bíblia nos ensina, e para os sinais dos tempos...




CLAVIO JUVENAL JACINTO

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

IDOLOS SECRETOS

0 comentários



“Apego a algum pecado de estimação, ou a algum ídolo secreto no coração. Justificativa para o pecado. Um caminhar com o mundo, irmanando-se com ele. Depois vêm à casa do Senhor vangloriando-se: "Não estou condenado". Isso é um convite aberto aos espíritos mentirosos.”(David Wilckerson)

O nosso grande desafio é manter nosso coração limpos de ídolos. Sabemos que o inimigo de nossas almas luta para introduzir deuses falsos para o ocupar o altar do nosso coração, porque uma vez que haja disposição para permitir que nosso coração seja invadido por deuses estranhos, isso atrairá os demônios, ou espíritos imundos e isso gera sujeira espiritual. Jesus no entanto diz que são bem aventurados os limpos de coração porque eles verão a DEUS(Mateus 5:18)

A visão da glória e das coisas divinas opera mediante um coração purificado, a santidade que procede de um coração puro, influenciará todas as áreas da nossa vida. A bíblia exorta a guardarmos o nosso coração, porque é de suprema importância mantermos o nosso coração puro e limpo. Mas os ídolos podem ser colocados lá dentro, e obscurecer nosso homem interior.

Veja bem, em uma de suas epistolas Paulo explica que o culto aos ídolos é culto aos demônios. Geralmente quando falamos sobre ídolos, vem em nossas mentes os ídolos das religiões pagãs, lembremos do hinduismo com seu enorme panteão de deuses, nos lembremos de religiões tradicionais com seus cultos aos santos.

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (I Corintios 10:14) essa é a exortação bíblica, mas muitas pessoas são comdicionadas a acreditar que essa é a idoltaria pagã, mas isso não é verdade. Paulo mesmo em outra parte afirma: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” (Colossenses 3;5) aqui está claro que a avareza é idolatria. E a avareza é um mal que assola muitos cristãos modernos, não é basicamente um ídolo pagão, mas um DESEJO intimo do coração do homem. Amor ao dinheiro é idolatria, o dinheiro quando colocado como uma prioridade essencial, se torna um ídolo. Tome cuidado, porque não olhamos para o dinheiro que amamos tanto com o mesmo repudio quando olhamos para a estatua de um deus baal ou coisa parecida, mas as conseqüências são as mesmas. Ídolos secretos podem se alojar no coração humano, as vezes é um cantor evangélico, um líder que tem carisma, um vicio, uma denominação, e como tem gente que faz da denominação um ídolo! E tantas e tantas coisas. Ídolo é aquilo que cultuamos com a nossa dedicação, quando damos mais prioridades em satisfazer os apetites interiores do que a DEUS, isso é idolatria. Conheço pessoas que abandonaram uma vida de oração por causa de negócios. O dinheiro falou mais alto do que umas horas de oração: isso prezados irmãos é idolatria. Quando você escolhe o pregador, e isso é que determina o desejo de ir ou não ao culto, você é idolatra. Embora haja algumas razões legitimas para rejeitar pregadores heréticos e apostatas, não devemos escolher o pregador de preferência em detrimento do pregador que prega a verdade que você não gostamos de ouvir.

Há muitos ídolos secretos que se alojam no coração. A mulher nua da cena pornográfica que você viu, quando não vigiou. O desejo de cobiça que se enraíza no profundo do seu ser, a inveja que o seduziu profundamente, a posição eclesiástica que você acredita trazer satisfação para seu ego, tudo isso são ídolos abomináveis. Há muitos ídolos, alguns deles são terríveis, de características infernais. Há que faça da televisão um ídolo, ou ainda pior um altar de idolatria, a televisão como um nicho onde os ídolos de novelas profanas encenam suas mentiras, e onde os deuses e as deusas eróticas do cinema os levam para a libertinagem é uma realidade na vida de muitas pessoas.

Tudo o que rouba o lugar que pertence a DEUS, no seu coração é idolatria. Tudo o que ocupa o seu pensamento em proporções maiores do que as coisas relacionadas ao reino dos céus é idolatria. O ídolo se desenvolve dentro do seu coração na medida que você atribui mais e mais importância.

A. W. Tozer certa vez disse que “Um ídolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um ídolo na mão”. As palavras de tozer são verdadeiras, e deveriamos tomar muito cuidado, para não deixar que ídolos secretos sejam formados dentro do nosso coração. Porque tal coisa vai comprometer a nossa integridade espiritual e nosso relacionamento com o Senhor. Não podemos fazer com que coisas e pessoas, desejos e vícios se alojem dentro do nosso coração e faça dele um altar de idolatria. Nunca devemos permitir tal coisa. Antes devemos analisar todos os princípios espirituais contidos nas sagradas escrituras e aplica-las na nossa vida com cuidado e diligencia. Devemos cuidar do nosso coração, JESUS CRISTO deve ocupar um lugar especial na nossa vida: ELE é o SENHOR. E tudo deve ser valorizado por meio dele, para a glória do seu nome e para a proclamação do evangelho.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

(provérbios 4;23)

Senhor, guarda-nos da idolatria, e abre os olhos daqueles que tem ídolos secretos escondidos no coração, para que esses altares sejam quebrados, e o coração seja purificado.

Amem.

Clavio Juvenal Jacinto

sábado, 9 de outubro de 2010

Cuide da sã doutrina

0 comentários




A bíblia nos dá muita advertência a termos cuidado com a doutrina pura e sã. Encontramos nas paginas do NT exortações para sermos sóbrios e vigilantes com relação aos erros destruidores. Em uma matéria tratando sobre o assunto, o famoso pregador David Wilckerson alertou:

“Quero dizer de maneira que não reste nenhuma dúvida, que é perigoso dar ouvidos a ensinos errôneos. A falsa doutrina pode condená-lo ao inferno mais rapidamente do que todas as paixões ou pecados da carne. Os falsos pregadores e mestres estão mandando mais gente para o inferno do que todos os traficantes de drogas, gigolôs e prostitutas juntos. Não acho que esta seja uma afirmativa exagerada - creio nisto. Multidões de cristãos cegos, mal conduzidos, estão cantando e louvando ao Senhor em igrejas escravizadas pela falsa doutrina. Milhares sentam-se para ouvir mestres que estão pregando a doutrina de demônios - e ainda saem dizendo: Não é uma maravilha?” (1)

a importância de viver um cristianismo bíblico é essencial nesses dias de confusão, onde muitos se identificam como “apóstolos” “profetas” e “pregadores”. Tem me assustado o numero pregadores ensinando heresias e mentiras, e fazendo uso de manipulação psicológica para iludir enganar o povo e denegrir a imagem do cristianismo.

Porque as pessoas não estão lendo a bíblia com amor? Porque elas não estão enxergando nas escrituras todas as advertências com relação aos últimos dias?

Falsos profetas e falsos pastores tem circulado livremente por causa do povo ingrato que troca a primogenitura da palavra de DEUS pelo prato de lentilhas dos sinais e prodígios de mentira.

Também tenho me assustado como as pessoas religiosas ditas evangélicas que se sentem bem diante da iniqüidade dos falsos profetas. Eles falam coisas que não se cumprem, não vivem uma vida integra, mas circulam livremente em certas denominações que conheço, sem contudo receberem nenhuma oposição. É o pecado em livre acesso diante dos narizes semi-mortos dos evangélicos maquiavélicos.

Embora Paulo nos convide para o combate, para a militância do evangelho e da sã doutrina, vimos um punhado de gente covarde e relativista com capa de “conservador” partícipes da mesma mesa dos profetas de Jezabel. O autor aos hebreus, nos adverte a não se deixar levar por doutrinas estranhas (hebreus 13;9) mas embora essas e outras advertências estejam correntes nas escrituras as pessoas se deixam levar por engodos, sem avaliar se as doutrinas e os ensinos que estão recebendo ou ouvido tem base bíblica contextualizada ou não.

Certa vez ouvi um certo irmão confessar diante de todos que ainda continuava um cristão bíblico e conservador, para logo em seguida praticar um ato de superstição desses comuns em movimentos carismáticos apostatas. Através de atos como esses podemos fazer uma clara distinção entre os que são enganados e os que promovem o engano. Há também uma distinção entre aqueles que aceitam todo tipo de ensino sem avaliar e aqueles que não suportam serem corrigidos, como disse Paulo: “não suportarão a sã doutrina” (II Timoteo 4:13).

Muitos cristãos conservadores agora atuam no lamaçal do mundanismo e atacam aqueles que defendem a santidade bíblica e a separação. Muitas pessoas estão sendo enganadas por falta de discernimento, não estão preparadas para discernir o que é bíblico e o que não é bíblico, estão alheios das verdades fundamentais das escrituras.

Textos sublimes como I Timoteo 4:1 acendem o caminho da verdade nesse mundo de confusão e escuridão que invade nosso século, mas as pessoas não estão voltadas para a palavra de DEUS, mas para as palavras dos falsos profetas. As advertências do texto acima deveriam soar um sinal de alerta, mas passa despercebidamente aos olhos dos cristãos modernos, não somente o texto acima, mas também outros textos de igual teor de advertência são ignorados e desprezados, se há algo que falta nos crentes modernos é sobriedade e intimidade pratica com a palavra de DEUS.

Sejamos sóbrios e bíblicos, porque as escrituras nos leva para um caminho seguro, nos indica a verdade transparente, e deve ser lida e estudada com amor e paixão, para que as sombras da confusão não obscureça a nossa visão espiritual

CLAVIO JUVENAL JACINTO

(1)http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts880118.htm