sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Estudo da palavra de Jeová




A palavra Jeová é o nome do Senhor Deus indevidamente transcritas do hebraico Massorético, um texto hebraico das escrituras. A palavra é composta de consoantes YHVH ou JHWH (também conhecido como Tetragrammaton) intercaladas com as vogais de uma palavra separada, Adonai (Senhor). Como o hebraico antigo não tinha vogais, ao contrário do sistema atual de representação dos sons das vogais, a sua voz original é uma questão de especulação.

Na seqüência de uma interpretação de textos como Êxodo 20:7 e Levítico 24:11, o nome passou a ser muito sagrado para se pronunciar, os escribas, na leitura em voz alta, preferiam dizer "Senhor" e, portanto, escreveram as vogais "
Senhor "no quadro das consoantes YHVH como um lembrete para os futuros leitores. Os tradutores do hebraico não perceberam o que os escribas tinham feito, acreditaram que as vogais da palavra introduzida pelos escribas,eram o nome de DEUS em vez de notar que seria apenas um lembrete da necessidade de não se pronunciar o nome sagrado,

. Esta é a origem da palavra Jeová ou Javé. Provas dos Padres da Igreja grega é a prova de que as formas Jabe e Jao eram comuns, assim como em hebraico e formas abreviadas de palavras Jah (veja Salmo 68: 4, por exemplo) e Jahu (em nomes). Tudo isso indica que ele foi chamado inicialmente com o nome de Javé ou Jeová (Yahweh frequentemente soletrado moderno). Etimologicamente, é a terceira pessoa do singular do verbo provavelmente hawah ou Hajah, o que significa "ser". Os intérpretes mais velhos explicar o verbo em sentido metafísico e abstrato, o "I" da Escritura é "Aquele que é" a existência inteira.
Certamente Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, iniciou esse movimento em 1872, sem saber deste fato, fez com fosse dada o levou uma ênfase absurda sobre a palavra “Jeová”, considerando a sua utilização como um marco da nova religião, que, segundo ele,
apenas em contacto constante com Deus, som só pode ser dado utilizando seu verdadeiro nome.

Tradução CJJ

Fonte: http://www.estudios-biblicos.tk/

Autor: Julio Martinez- Espanha

0 comentários:

Postar um comentário