quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O renascimento do paganismo.



Não é admirável que hoje em pleno avanço tecnológico, encontramos um avanço do paganismo pelo mundo? Acontece que a própria tecnologia como a Internet e a televisão tem contribuído para que uma onde de neopaganismo cresça cada vez mais. A astrologia como arte divinatória, simpatias e superstições, o interesse pelos cultos de mistérios de civilizações antigas como egípcios e maias, tem refletido bem a questão do neopaganismo. Nosso mundo foi recém bombardeado por conceitos de bruxaria que passaram como algo benéfico e não de raízes malignas. Harry Potter por exemplo, foi um fenômeno de vendas a nível mundial, e até mesmo filmes que refletem bem a tecnologia do século XXI, retratam no fundo mensagens pagãs, como a trilogia Matrix e o mais antigo Jornada Nas estrelas, este ultimo chegou a ser a inspiração para a criação de uma seita. A religião Jedi. É comum as pessoas consultarem a astrologia, e quão comum é a figura da bruxa boazinha. Os conceitos positivos que são aplicados agora, sobre certas atividades consideradas demoníacas ou diabólicas, é preocupante. O paganismo está crescendo, através de conceitos vários, a festa de Hallowen, que antes era um festival dos druidas, antigos povos da ,força atua por trás do renascimento do paganismo? E porque ele cresce assustadoramente em nossos dias? Talvez dependendo da perspectiva espiritual, varias repostas podem ser apresentadas, mas creio que a bíblia tem respostas sólidas sobre este assunto. Em I Timoteo 4:1Paulo fala sobre a atividade demoníacas que se manifestariam nos últimos tempos, para inaugurar uma época de grande apostasia. Em Apocalipse 18, vimos como as escrituras falam sobre o Mistério da grande babilônia e a sua queda, nesse capitulo fala-se de suas feitiçarias e outras coisas horrendas que aos olhos do mundo parece não ter qualquer ameaça espiritual.

Nós estamos cientes de que o paganismo foi o resultado das trevas espirituais em que ficou nossos antepassados após serem expulsos do Éden.

Nós vimos que ao desenvolver a lei, já nos primórdios da humanidade, Deus tomou oposição ao paganismo e suas influencia nas sociedades decadentes da época de Moisés.

Em gálatas 5:20, a feitiçaria está ligada a obra da carne, entendemos nesse sentido que há uma associação entre a carnalidade e o paganismo.

O mundo oculto foi desenvolvido dentro de um mundo caído. Aqui há uma complexidade, porque os espíritos imundos e caídos infestaram nosso mundo após a queda de Adão. Em Efesios 6;10 a 18 vimos como essa realidade é clara nas escrituras.

Há todo um método funcional no mundo oculto, e a influencia do ocultismo e do paganismo sobre a humanidade é poderosa e cativante. O homem sempre foi tentado a penetrar no véu da morte, conhecer o futuro e decifrar os enigmas mais profundos do seu ser. Ele também passou a acreditar num panteão de deuses que de alguma forma interferia na vida cotidiana de cada ser humano, deuses que precisavam ser aplacados através do sacrifício humano e coisas assim. Muitos desenvolveram toda a sorte de rituais, talismãs e amuletos. O paganismo poderia ser descrito numa linguagem teológica como uma cultura basicamente alicerçada em crenças e liturgias completamente distantes do DEUS criador. Uma humanidade afastada de DEUS, completamente em trevas, vivendo a mercê de espíritos enganadores.

A neopaganismo tenta avivar todos os conceitos que se desenvolveram nessas eras de trevas espirituais. Muitas vezes as crenças,as liturgias e os conceitos são apresentados com uma roupagem cristã, ou associado a e ela, podemos ver essas evidências comparando o paralelismo entre páscoa e coelhos, natal e papai Noel, sétimo dia com Saturday(na língua inglesa significa dia de saturno) domingo com Sunday(na língua inglesa dia do sol).

Mas o avivamento pagão vai mais além do que os conceitos tradicionais que vimos acima. Uma nova modalidade de bruxaria tem surgido nos últimos tempos, não mais associadas com demônios, mas com novas perspectivas, ocultando aos olhos do mundo, suas raízes, os magos modernos são bonzinhos, e livros e filmes tem doutrinado a sociedade para que tenham uma nova perspectiva sobre o ocultismo.

Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. (Atos 19:19)

O cristianismo começou como um movimento que combatia o paganismo, e hoje vemos se desligou completamente de qualquer influencia. Mas isso não durou muito, todos os que estudam a historia da igreja descobrem o quanto foi assimilado do paganismo e foi introduzido sob nova roupagem no cristianismo embora de alguma forma, muitos grupos têm lutado por uma preservação mais evidente. Agora vimos um novo fenômeno, a própria sociedade se voltando para horóscopos, talismãs, simpatias e coisas dessa natureza.

Um mundo que se paganiza cada vez mais prepara a sociedade para uma nova consciência, necessária para que o terreno do anticristo se firme. Hoje a meta é introduzir um conceito de que somos deuses e que temos o poder de manipular as forças ocultas e o destino, para que mais na frente a consciência global esteja preparada para endeusar a criatura, nesse caso o próprio satanás.

Nesse paganismo re renasce, a terra é chamada de Gaia, e é vista como um ser vivo que pode ser adorado e invocado, não obstante a ecologia ganha uma força maior, em alguns casos temos visto o nascimento de novos termos teológicos como a ecoteologia. A tendência geral do paganismo é divinizar a criatura, acreditar no controle de forças espirituais desconhecidas, e invocar e ter contato com as potencias invisíveis, chamados de espíritos ancestrais, fadas, gnomos, duendes etc.

Toda essa tendência se choca completamente com as escrituras e com a doutrina cristã. Em Levitico 20:23 lemos que a ordem dada ao povo de Israel: “E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.” Vimos que essa ordenança é aplicada como um principio, e simplesmente é valida para nós hoje. Quando nós lemos os ensinos do Novo Testamento, vimos que em varias passagens é aludida ao fato de que não devemos nos envolver com o paganismo e nem apoiar o paganismo (leia por Exemplo I Corintios 8.

Deus nos adverte e nos exorta: “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.”(Efesios 4:11)

Estejamos atento aquilo que a bíblia nos ensina, e para os sinais dos tempos...




CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário