quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UMA IGREJA QUE PREOCUPA



Jesus em um de seus discursos falou” Se o mundo vos aborrece, saibam que antes aborreceu a mim” (João 15:18). Que o mundo realmente aborreceu a Jesus, e que aborreceu a igreja no passado, não há qualquer duvida. A historia da igreja é uma historia de lutas, perseguições e muito sofrimento. Mas isso é história, e em parte só pode ser considerado fato onde a igreja ainda sofre algum tipo de perseguição, como nos paises onde ainda está fechada a liberdade do evangelho.

O mundo ocidental desenvolveu um estilo de vida e uma teologia que exclui o sofrimento e a perseguição do estilo de vida. O mundo não aborrece uma instituição que não luta contra seus valores e perspectivas, e por isso mesmo, já não existe mais a perseguição, como havia apenas algumas décadas passadas, parte do cristianismo se apostatou e fez tréguas com o inferno. Fizeram as pazes, um não incomoda o outro e paz reina na sociedade. Meu DEUS!

A realidade nua e crua é que parte dos evangélicos se adaptou ao sistema mundano, perdeu o seu contraste, não há mais diferença entre quem é e quem não é crente, essa diferença está limitada a um grupo cada vez mais reduzidos de cristãos que não querem compromisso com o mundanismo e com a apostasia.

A prosperidade tem sido o alvo da maioria, a vida boa, e o conforto. Hoje vimos pessoas abraçando um cristianismo, para tentar suprir suas necessidades emocionais e não espirituais. Não está em foco a vida eterna, mas os bens terrenos. Não o céu mas o viver bem nesse mundo. A prioridade numero um dos evangélicos modernos é ter dinheiro no bolso, saúde, prosperidade, status, e experiências de êxtases. Portanto foram omitidos as doutrinas bíblicas do arrependimento, da santidade e da separação do mundo, a doutrina da cruz foi substituída pela doutrina da satisfação do próprio eu. As massas são atraídas por um evangelho diluído, ao ponto de não se correr qualquer risco por abraçá-lo. O mundo não fica aborrecido com o estilo do evangelho moderno. Porque? Porque ele não afronta o mundo. O mundo não se aborrece porque não fica incomodado com os crentes modernos, tais estão vivendo abaixo de um cristianismo normal, capaz de pelo próprio modo de falar agir e viver, denunciar todos os pecados sensualistas do mundo decadente. Vejamos quantos elogios o mundo tem dado a igreja: que lastima, a critica que o mundo tem dado, aos evangélicos modernos, não é devido ao modo radical da vida espiritual que vivem, mas por causa dos escândalos vergonhosos que os profetas da prosperidades e outras ramificações apostatas do cristianismo evangélico tem caudado ao mundo, manchando o evangelho e desacreditando as boas novas de salvação. N ao invés de olharem para o mandamento divino de não amar o mundo e as coisas que nele há, somos direcionados e incentivados a alojar nossa fé nele. Como estamos vivendo em dificuldades para preservar a nossa identidade cristã.

Não estamos aborrecendo o mundo e ele se já não se sente mal com a nossa presença, de fato a maioria não é mais sal e muito menos luz. A luz que os crentes estão emitindo é tão fraca que não consegue revelar as obras malignas desse mundo decadente.

Como não se sentir incomodados diante dessa realidade em que estamos vivendo agora? Como permanecer calados? Estamos mais envolvidos com políticas desse mundo do que divulgar os valores do reino de DEUS. Estamos mais voltados nos interesses pessoais do que nos interesses do reino. DEUS não está sendo nosso alvo, não somos incentivados a buscar a vontade de DEUS, mas a maioria está sendo treinada para viver um cristianismo em que DEUS faça a vontade Do homem. O mundo fez um papai Noel sem a bíblia, nos fizemos DEUS de Papai Noel com a bíblia nas mãos. Que ironia! No final das contas acabamos por minar as bases teológicas de um DEUS supremo, para construir uma teologia em que a nossa vontade seja o centro da atenção de DEUS,

Talvez já esteja na hora de se incomodar com um estilo de vida espiritual em que o mundo não se sinta aborrecido. Isso faz com que as palavras de JESUS sobre a questão denuncie o nosso estilo de vida, e isso não é bom para nos. Satanás deve estar contente, porque quando não incomodamos ao mundo, quando as portas do inferno ficam intactas e não são ameaçadas, o inferno prosseguirá em vanguarda para seduzir com mais eficiência as almas perdidas. Por fim, me preocupa muito as palavras de JESUS quando diz: “ai de vós, quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas” (Lucas 6;26). É tempo de avaliar o nosso cristianismo.


CJJ

0 comentários:

Postar um comentário