quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DOIS PECADOS QUE OS CRENTES DEVEM EVITAR E UM QUE OS PERDIDOS NÃO DEVEM COMETER



Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:31)

Aqui temos advertência de Jesus Cristo, e quero chamar a atenção para este pecado. Alguns comentadores tem ensinado que hoje cristão não corre o risco de cometer o pecado imperdoável. Não é minha intenção fazer uma exposição sobre o assunto. A minha intenção é advertir que este pecado sim, é possível de ser praticado. Se não fosse o texto ficará completamente sem sentido. O homem comum, não salvo pode praticá-lo sim, e praticando esse pecado terrível não será nunca mais perdoado. Ele simplesmente terá seu coração embrutecido e obscurecido de tal forma, que nunca mais terá a possibilidade de receber a salvação do SENHOR. Algumas pessoas tem chegado até a minha pessoa preocupadas se blafesmaram ou não contra o Espírito Santo. Devem ficar cientes que uma vez alguém tenha blasfemado contra o Espírito Santo, ele nunca mais terá seu coração sensível para as coisas sagradas. Ele ficará incrédulo de uma tal forma, que se voltará completamente contra as coisas santas do evangelho. Rejeitará com veemência tudo relacionado a CRISTO.

Agora quero voltar-me ao texto de Hebreus 10:29 ali há dois pecados perigosos que os crentes não devem cometer. Profanar o sangue da aliança com que foi santificado e fizer agravo ao espírito da graça. Com respeito ao sangue da aliança, quero alertar a todos que a maioria dos cristãos tem visto o ato sagrado da santa ceia de modo muito supérfluo. Mas quando lemos o que Paulo fala sobre a santa ceia, deveríamos no mínimo entender que o ato é serio, não deve ser tratado de maneira leviana. Profanar é desrespeitar algo que é sagrado, que é restrito a uma condição especial. No caso do templo, o santo dos santos era vedado, somente alguns tinham acesso legal, qualquer pessoa sem direito de acesso, ao entrar no santo dos santos, profanava o santuário(Atos 24:6). Não podemos fazer uso do fruto da vide no cálice se não estamos em condições para isso. Devemos ter respeito e estima pelo sangue do novo pacto, ele foi o preço pago para efeito contra os nossos pecados, como deveríamos tratar o sangue de CRISTO de maneira leviana? De jeito nenhum, o sangue de Jesus é demasiadamente santo e precioso, para ser tratado tão superficialmente. Devemos meditar no sangue do sacrifício de Cristo, ele tingiu a obra do calvário, cada gota de sangue que CRISTO derramou deve ser olhado com apreço e estima, pois trata-se do sangue da redenção.

Fazer agravo ao Espírito da graça. Aqui o pecado é direcionado para o Espírito Santo, e a advertência é para nós que somos cristãos. Ananias e Safira fizeram agravo, desrespeitaram o espírito da graça, e acabaram perdendo a vida. Olhe como no paralelo de textos, profanar o sangue da aliança também pode conduzir a morte prematura ( I Corintios 10:28 a 30 ). Devemos respeitar o Espírito Santo como uma pessoa, como o próprio DEUS, porque ele de fato é um com DEUS. O texto de Hebreus nos leva para um terreno de equilíbrio, reestruturando nossa visão na base do relacionamento com o Consolador. Não devemos nunca insultá-lo, entristecê-lo ou ignorá-lo, porque fazendo tal coisa podemos processar no nosso coração um espírito de indiferença para com o Santo Consolador, e cometer gravidades com relação a Ele.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário