segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A MEDIDA URGENTE DOS CRISTÃOS: RETORNO AS ESCRITURAS


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Embora as escrituras testificam serem eficaz, tal doutrina parece não se encaixar muito bem em muitos redutos ditos cristãos. Cada vez menos cristãos estão dando o devido valor as escrituras, e a estão considerando como de magma importância para se ter um conhecimento básico das doutrinas do cristianismo. Porque impera tanta confusão no mundo protestante e precisamente pentecostal? Aquela ênfase dada as escrituras, o seu poder transformador e seu lugar devido na vIda devocional e familiar perdeu-se completamente. Vivemos na época em que o que o pregador pregou ta falado. Poucos se dão ao luxo de averiguar se a pregação está contextualizada ou não, se o ensino é bíblico ou não. A ênfase é dada aos carismas, se um pregador transmite uma mensagem em êxtase, falando em línguas, então esse é o sinal de que realimente o que ele está pregando é a verdade, e a sua mensagem têm o aval divino. Grande parte dos crentes modernos passam mais horas em frente da televisão do que no estudo das escrituras, passam mais horas navegando na Internet em busca de coisas triviais, do que estudando sistematicamente as escrituras. A crise de identidade é visível e cada vez mais abrangente, a bíblia não tem sido eficaz, porque não ocupa mais o lugar que deve ocupar na vida de cada cristão e na igreja. Dias atrás, alguém comentou que DEUS tinha falado fortemente na igreja. Qual foi a forma em que foi avaliada essa afirmação? O dom carismático. Simplesmente porque o pregador emitiu um “assim diz o Senhor” e disse que DEUS estava revelando coisas, então se concluiu que deus falou poderosamente. Mas onde fica a contextualização da eficácia da palavra. Ela não é eficaz para transmitir a voz de DEUS quando é transmitida expositivamente? Embora seja minha fé pentecostal, não me iludo com essa questão, a bíblia sempre será a palavra final e pronto. E todas as vezes que uma mensagem é descontextualizada para dar vazão a algo que ela não afirma e nem ensina, eu rejeito completamente a pregação, não importa se cai fogo do céu, se acontece qualquer tipo de milagres. Minha referência é a bíblia, e ela é eficaz para mim. Tenho levado a sério a passagem de Hebreus.

Em questões doutrinarias, a palavra deve ser nosso guia, ela é a arma de nossa milícia, como descreve Paulo em II Corintios 10;4 e 5. o bom combate da fé se dá pelo conhecimento e aplicação da palavra de DEUS, e miseravelmente muitos cristãos modernos estão caindo no pecado e fazendo coisas que não convém porque pregadores dizem que tal coisa não é pecado, e os incautos simplesmente não verificam se realmente é isso o que a bíblia está afirmando. Crentes que estão cegos diante da luz do evangelho, porque não querem ser guiados pela bíblia mas pela razão. Certo dia alguém queria rebater minha posição com relação a certo assunto, e simplesmente argumentava que achava que não era assim como eu estava expondo. Eu apresentava a bíblia e o texto para demonstrar que a bíblia ensinava como eu estava expondo, mas sempre era rebatido com a consideração de que “eu acho que não é bem assim”. Aquilo que eu acho que é certo, não aquilo que a bíblia diz que é certos, eis a posição de pessoas que se dizem cristãs e que lastimavelmente e tragicamente ocupam púlpitos para pregarem. De fato isso é uma aberração em nossos dias.

A palavra é eficaz, deve ser eficaz, deve conter a eficácia nesses dias de tanta confusão doutrinaria. Nossa geração de cristãos está sendo enganada por causa de sua posição lastimável de desconsiderar a bíblia como um livro que deve ser amado, estudado, lido e relido, com paixão, vigor, cuidado e zelo. A maioria só tem a bíblia como uma referencia de identificação, como uma peça decorativa, nunca tivemos tantas bíblias de estudos, nunca tivemos atanto acesso a tanta informação, a tantos livros bons, a tantas bíblias, mas ela não é vista como deveria ser vista, não é estudada como deveria ser estudada, não é considerada como deveria ser considerada, isso levando em conta apenas as raríssimas exceções.

Paulo afirma que toda a escritura é inspirada para a correção(I Timoteo 3:16) veja em para a correção. Jamais poderemos crescer na graça e no conhecimento sem ser pelas escrituras, jamais podemos aperfeiçoar a vida cristã, a não ser pelas escrituras, elas tem uma importância fundamental no nosso progresso espiritual, então porque está sendo tão negligenciada hoje em dia?

Será que a acusação de Cristo se repetirá novamente, justamente contra a maioria dos cristãos modernos? “errais por não conhecer as escrituras”(Mateus 23:29).

Vamos voltar ao padrão antigo, ao tempo em que os crentes liam a bíblia, e víamos isso no fato de que eram desgastadas, pelo manuseio de suas paginas preciosas. Vamos voltar ao tempo em que éramos chamados de o povo do livro da capa preta, porque sabiam os algozes que éramos amantes das escrituras, decorávamos versículos, líamos ela pelo menos uma vez por ano, e não era qualquer pregador que nos enrolava com lorotas teológicas e fabulas religiosas. Vamos colocar a bíblia no seu devido lugar: no tempo precioso que ainda nos resta, na família onde devemos lê-la em conjunto, na igreja, abrindo e conferindo se as coisas estão de acordo com o que se está pregando.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário