quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LEITE ESPIRITUAL NÃO ADULTERADO



Encontramos em I Pedro 2:2 , a citação de Pedro do alimento espiritual adulterado. A questão em si dentro do contexto é que somente o leite racional, o verdadeiro alimento espiritual, possibilita verdadeiro crescimento espiritual.

Esse deve ser o desejo do verdadeiro cristão: buscar alimento que possa conduzi-lo no processo da maturidade. Algumas pessoas ficam chateadas quando escolhemos pregadores, na verdade escolher quem você deve ouvir é essencial para crescer na fé. Em I João 1:7 está escrito que muitos enganadores entraram no mundo, isso já faz mais de dois mil anos, e ainda continua assim, estamos cercado de falsos profetas, falsos pregadores, que estão distribuindo leite adulterado, ou seja comida estragada. Devemos ter muito cuidado! De onde provém comida estragada, leite espiritual adulterado.

Livros: há muitos e muitos títulos de livros que deveriam ser cuidadosamente avaliados antes de serem comprados, porque as heresias mas descabidas e os erros mais crassos tem se alastrado por intermédio de literatura, livros apostilas, livretos e folhetos. Comprar o que não convém pode envenenar a nossa fé, pode produzir doenças espirituais que prejudicarão a nossa saúde espiritual. Tenha cuidado, seja rigoroso na hora de comprar um livro, você deve saber a cerca do autor, e se o conteúdo é saudável ou não.

DVDs. Vivemos na era da informação, e hoje qualquer pregador pode gravar DVD e vender, pela Internet ou através de outros meios, mas toda atenção e todo o cuidado é pouco, há muitas pessoas que não estão capacitadas para pregar a palavra de DEUS, e quem pesquisa encontra cada coisa...

Ministérios. O Brasil tornou-se um país cristão, e muitas denominações cresceram e outras surgiram, com esse crescimento surgiu uma série de novas denominações e seitas oriundas de igrejas evangélicas. Escolher onde você deve se congregar é um desafio, porque no Brasil qualquer um pode “fundar” um ministério e abrir um templo e sair pregando. A escolha de uma igreja séria, comprometida com a verdade é fundamental. É ali que você encontrará verdadeiro alimento espiritual para a sua vida cristã.

Teologia. Geralmente uma igreja segue uma corrente teológica, e algumas dessas novas teologias são perniciosas, a teologoia da prosperidade, a confissão positiva, a igreja emergente, esta ultimo tem restaurado as praticas místicas medievais, não apresentam a sã doutrina, mas na maioria das vezes como podemos ver nos livros e nos sermões que promovem essas correntes teológicas, oferecem alimento espiritual perigoso, que compromete a saúde espiritual.

Musica. É verdade, a musica gospel moderna pode trazer conteúdo estragado. Musicas que dão ênfase ao próprio eu, onde não se vê nada de adoração, mas tão somente letras carregadas de emocionalismo e humanismo. Devemos tomar cuidado na hora de escolher ouvir ou comprar um CD.

Amizades. Você conhece pessoas que freqüentam igrejas que possuem um ponto de vista completamente oposto ao que sua igreja defende. Então algo está errado, ou com eles com você. Procure sempre ter amizades e comunhão com pessoas que possuem o mesmo ponto de vista em questões essenciais e nas doutrinas fundamentais do evangelho.

Bíblias. A situação está complicada, não é mesmo? Até mesmo na hora de comprar a sua bíblia você tem que tomar cuidado com a versão ou com os estudos de rodapé que foram anexados a ela. Há bíblias que omitem alguns textos, que você encontra nas tradicionais, há nota de rodapés que não respeitam o contexto, e ensinam coisas contrarias ao que a bíblia ensina no seu todo, a bíblias que favorecem doutrinas estranhas, como o evolucionismo. Todo o cuidado é pouco, porque a versão da bíblia que você usa pode danificar a sua fé, porque os estudos e as notas defendem pontos de vistas de uma denominação e um ministério ou uma pessoa em particular.

O leite adulterado e o alimento estragado podem causar danos para a nossa vida espiritual, por isso devemos tomar cuidado. O verdadeiro alimento espiritual só pode ser encontrado em :

Bíblias que são fiéis ao texto original, somente igrejas e denominações comprometidas com a ética e com a fidelidade aos evangelhos. Somente pregadores que estão comprometidos com a sã doutrina, mesmo ao custo de ter poucos ouvintes. E somente livros que não são resultados de modismo e inovações teológicas, cujo autores já demonstraram ter compromisso com a verdade, e não com o lucro e a fama.

Vamos cuidar da nossa saúde espiritual

DEUS TE ABENÇOE

0 comentários:

Postar um comentário