quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GENESIS 1



O primeiro capitulo do primeiro livro da bíblia, é uma revelação extraordinária do Criador. Trata-se de uma revelação que o SENHOR deu a Moisés. O livro de gênesis tem sido muito combatido e não somente a autoridade mosaica do livro tem sido combatida, como também a autoria mosaica. Também há um combate contra o livro tentando fragmentá-lo em vários documentos e classificá-lo como fabulas. Este são os meios que o inimigo tem usado para minar a autenticidade e a autoridade do primeiro livro da bíblia.

Gênesis 1 é importante para o cristão, como é todo o restante do livro, pois o cerne, a matriz de toda redenção encontra o seu frescor nas paginas do primeiro livro da bíblia. Mas antes de tudo, gênesis 1, é uma refutação ao panteísmo, a teologia da morte de DEUS e é uma apologia séria ao monoteísmo. Vimos a ação de DEUS, Gênesis 1 revela um DEUS ativo, criativo inteligente, organizador, abençoador. Sua criação reflete sabedoria, e parte dessa organização sabia ficou obscura por causa do pecado de Adão. Nós precisamos entender um mundo diferente após a queda, e isso torna difícil a nossa visão do que era o mundo, antes da queda, ao contrario do que ensina o evolucionismo, apresentando um mundo caótico, o que Gênesis deixa transparecer é um mundo perfeito e harmonioso.

Gênesis 1 é perfeito na revelação de descrever um DEUS pessoal, que não se confunde com a criação, ele é criador, mas não é a própria criação. No primeiro capitulo, bem como nos posteriores encontramos a afirmação inclusa nos textos, que DEUS não abandonou o universo, deixando todas as coisas a mercê de um destino casual ou a sorte cega. Vimos um DEUS trabalhando, antes por uma criação orgânica e organizada, sem deixar de moldar todo o cosmos dentro de um perfeito processo de ampliação. Vimos DEUS trabalhando dentro de um sistema que vai culminar num ato tão esplendido quanto foi a obra primordial: a redenção. Até aqui DEUS é santo, único, maravilhoso, organizador e sábio. Mas o que se destaca dentro do contexto geral dos primeiros capítulos de Gênesis, é a pessoalidade de DEUS, ele é uma pessoa. Ele organiza, abençoa, pensa, faz, conversa, comunga, decide, age, tudo dentro do circulo de uma pessoa. Isso revela a profunda pessoalidade real do Criador. Ele é uma pessoa exata, é se distingue completamente da criação, ele é o organizador e o engenheiro por excelência, toda a botânica, toda a maquina cósmica, toda a biologia, tudo enfim foi criado por ELE, e está dentro do seu controle. DEUS não é estático, mas se move, sua decisão sempre é ativa, os resultados finais sempre são excelentes, e sua conduta pessoal revela bem isso: Ele vê que é bom e abençoa. Aqui vimos um DEUS justo, sem rancor, mas amoroso e sábio, a ira de DEUS só é revelada após a desobediência e a rebelião humana, e isso é muito importante observar, já que os inimigos da bíblia e do DEUS bíblico, gostam muito de criticar o DEUS de Moisés por causa de seus juízos duros, mas a humanidade corrupta precisa ser disciplinada, como é duramente disciplinado nossos filhos quando erram, e mais severo é o castigo de um homem, na medida em que ele é mais criminoso. Os ateus acham isso normal, quando a lei aplica severidades contra os mais desumanos bandidos, nesse caso é aplicada a lei de homem para homem, e porque usar um pretexto diferente quando a questão é criador para com a criatura rebelde e desobediente? Os inimigos do cristianismo se escandalizam com um DEUS irado, mas um santo se escandalizaria mais ainda se no Antigo Testamento existisse um DEUS que tolerasse a rebelião e o pecado, e não tratasse com as injustiças iníquas da humanidade.

Gênesis 1 é um texto antigo, a autoria mosaica, é sem duvida a essência de Gênesis, e com certeza foi fruto de uma revelação de DEUS, tendo em vista que a comunicação divina transparece não somente em todo o contexto do Pentateuco, mas no próprio contexto do livro de Gênesis. DEUS e homem se comunicando, como pessoas, isso não somente no caso de Adão, mas também podemos notar esses traços de comunhão na vida Noé, Enoque e o próprio Moisés. Esse ensino claro, de que DEUS é pessoal, único e triuno, é um fato muito claro no livro de Gênesis.

Vimos assim um DEUS pessoal, que intervem na historia e no tempo, age e se comunica e não está divorciado na historia e muito menos do destino da humanidade. A intervenção divina no dilúvio, a manifestação e a encarnação do VERBO amado, o SENHOR JESUS CRISTO, são provas de que o DEUS de Gênesis 1 também é o mesmo DEUS em toda a historia da revelação bíblica.

Aceitar isso é um fato importante para a nossa fé e estabelecimento de normas éticas compatíveis para uma comunhão viva com esse DEUS, que nos últimos dias se manifestou em CRISTO.


CJJ

0 comentários:

Postar um comentário