terça-feira, 17 de agosto de 2010

MISTICISMO CRISTÃO?



Embora seja verdade que muitos autores tenham importado doutrinas e pensamentos do misticismo católico para dentro do protestantismo, a questão deles fazerem sucesso, está praticamente na busca desesperado de muitos crentes, em ter uma experiência radical com DEUS. Bem, há anos que o filme “A Paixão de Cristo” circulou livremente entre muitos evangélicos, e até mesmo algumas igrejas apresentaram o filme em seus templos para os membros assistirem. A verdade de que Gibson era católico, e que o roteiro do filme foi baseado nas visões místicas de Ana Catarina Emmerick, mística católica que teve varias visões espirituais. Emmerick praticamente viveu uma espiritualidade baseado naquilo que ele experimentava, não naquilo que a bíblia ensinava, conduta comum na maior parte dos místicos católicos antigos. O protestantismo tem suas raízes numa visão completamente anticatólica e profundamente bíblica, qualquer pesquisador sabe que isso é um fato. Mas isso não tem sido a visão do protestantismo moderno. Há uma fusão, uma mistura que penetra sorrateiramente dentro das denominações, através de escritores que tem abordado uma nova espiritualidade cuja a base fundamental é a experiência e o ensino de místicos idolatras, antibiblicos e antiprotestantes. Isso não seria um motivo suficiente para que o sinal do alerta vermelho das heresias e da apostasia soasse para todos ouvirem? Mas não é isso que está acontecendo. As editoras “evangélicas” assumem o compromisso de editar porque vende, a questão principal é o lucro não a sã doutrina. E o povo, ávido por misticismo, e isso não é só o brasileiro, mas sim todo o mundo, tendo em vista que o movimento Renovaré e outras vertentes carismáticas, que fundem elementos católicos e protestantes nasceram na América do norte, e só depois vieram para cá. Richard Foster e Eugene Peterson fizeram sucesso nos EUA, e depois foram acolhidos pelos evangélicos latinos. O que vimos nos escritos de Peterson e Foster são antigas praticas de místicos católicos revestidos de novos conceitos. Outro conhecido líder de vanguarda do movimento Renovaré é REV. WILLIAM L. VASWIG, formado pela universidade Salém, um centro místico onde se ensina Reiki e meditação oriental. (1)

Foster lançou novos modelos de espiritualidade entre os evangélicos, oração meditativa, Oração imaginativa e coisas assim. Qualquer um que pesquise sobre esses novos conceitos, acaba descobrindo que esses conceitos se encontram não somente nos místicos do catolicismo medieval, mas também em movimentos esotéricos ocultistas como o budismo tibetano. Isso seria motivo de alerta entre cristãos, mas não foi. Tendo em vista que Foster, Peterson e outros fazem enorme sucesso entre os evangélicos no mundo inteiro. Seus escritos se tornam best seller, e sempre são êxitos de vendas tanto no Brasil como na América do Norte. Peterson que publicou uma edição contemporânea do Novo Testamento, em seus escritos e ensinos emite claros ensinos místicos comuns no movimento Nova Era(2)o que mais me intriga é o fato de tantas coisas de origem esotérica entrarem tão facilmente na igreja contemporânea, enquanto que entre os primitivos cristãos foi duramente expelido e rejeitado como vimos claramente em Atos 19;19. eu temo que a falta de um verdadeiro novo nascimento e de uma autentica regeneração na vida muitas pessoas levam-nas ao desespero de experimentarem algo transcendental para substituir a experiência do novo nascimento. Peterson e o movimento Renovaré apóia praticas para lá de místicas esotéricas, exortam os cristãos a usarem a própria meditação e a imaginação ao ponto de insinuarem a pratica de uma espécie de projeção astral, permitindo “na imaginação’ uma viagem da alma ao encontro de Deus. Isso seria uma pratica horrrenda entre cristãos evangélicos até bem pouco tempo atrás, e bem comum no ocultismo e no espiritualismo. Mas hoje essa pratica é permitida sem qualquer oposição na maioria das denominações principalmente de orientação pentecontais e carismáticas.

Porque essas coisas invadem o meio evangélico sem qualquer questionamento por parte da maioria? A resposta está com T. A. McMahon: O erro principal na igreja evangélica de hoje é que as experiências (sensações, emoções, paixões, intuições, etc.) têm-se tornado a direção para se entrar ou estabelecer a verdadeira espiritualidade. Em vez das sensações e emoções subjetivas estarem presentes como resultado de uma adesão à sã doutrina, essas experiências têm-se tornado o árbitro de alguém ser ou não ser cristão. Em vez de testar um ensino, prática ou situação conforme a Palavra de Deus, o julgamento passa a ser “ como alguém se sente”.(3)

O movimento renovaré, no escrito de seus mentores por fim nos leva a um patamar perigoso. A soberania do homem imposta sobre Deus. Pelo fato de que a interpretação sobre a oração é distorcida, muitas pessoas querem aceitar a doutrina de que tudo o que o homem deseja pode ser realizado e que o destino da humanidade está nas mãos dos homens. Deus simplesmente tem que responder aquilo que o homem impõe. O destino estaria nas mãos dos homens e não nas mãos de Deus. Talvez aqui esteja o maior perigo. Na medida que nós nos tornamos senhores do mundo, a idolatria começa a se enraizar no nosso coração. Para a crença já bem enraizada no movimento da fé, de que somos deuses, o passo para a egolatria é muito reduzido, sinceramente não sei onde o homem quer chegar, mas se satanás não conseguiu, é lógico que os mortais humanos jamais conseguirão...

Nesses tempos perigosos e de grande confusão espiritual, somos obrigados a rever nossos conceitos doutrinários, será que somos bíblicos, ou simplesmente estamos vivendo um cristianismo superficial a base de experiências e opiniões. Tenho visto muitos conservadores, simplesmente alienados em opiniões próprias e escravizados por conceitos não bíblicos, que rejeitam qualquer tipo de correção bíblica. Simplesmente ignoram o texto bíblico quando apresentamos, estão alienados naquilo que pensam que é correto, não naquilo que a bíblia determina como correto. Isso apenas serve para revelar que muitos evangélicos conservadores na verdade e em essência não são conservadores.

Entre o místico e a realidade espiritual de uma vida renovada pelo Espírito Santo, há talvez algo similar, mas não se engane! Essa similaridade está no fato de que o inimigo é imitador. Há um enorme abismo entre praticas esotéricas e espiritualistas e espiritualidade cristã, e qualquer que não tenha um mínimo de discernimento para distinguir isso corre o risco de ser enganado.

CLAVIO JUVENAL JACINTO-

(1) http://withchrist.org/MJS/renovare.htm

(2) http://www.lighthousetrailsresearch.com/themessage.htm

(3) http://www.cpr.org.br/tbc-0207.htm

0 comentários:

Postar um comentário