quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brennan Manning e o “evangelho Maltrapilho”


Faz alguns anos somente que passando em frente a uma livraria evangelica, me espantei com o CD que estava na vitrine em exposição, não poderia crer, mas era a realidade, um CD de um padre católico estava em exposição numa livraria evangélica. De lá para cá, não me assustei mais, mas no entanto continuo ainda inconformado com o livre acesso com que lideres católicos tem no meio editorial evangélico. Principalmente quando se trata de livros. Gostaria de falar um pouco sobre Brennan Maning, autor de “O evangelho Maltrapilho” e que é uma das vozes da igreja emergente, e engrossa a fila dos mestres de misticismo espiritualista que invadem os meios protestantes modernos. Lembrem-se que os livros de Manning estão fazendo sucesso por aqui, são lidos editados e indicados por evangélicos. Mas Manning, padre fransciscano inativo, deveria ser visto com ressalvas, segundo o testemunho de Mike Gendron, apologeta norteamericano, o dito padre não é muito favorável ao evangelho bíblico e a doutrina da salvação, tal qual a bíblia expõe com clareza. Manning ensina a meditação, e explica que pode-se alcançar a cura de muitos males através da pratica da meditação mística, essa meditação que ele ensina é uma mistura de doutrina católica e esotérica, desenvolvida ao gosto do freguês evangélico sem discernimento. Manning é universalista, crê na restauração e salvação final de todos os homens, pelo que entendi nos escritos de Henri Nowen, parece que esse outro padre também ensinava isso. É lógico que a doutrina falsa do universalismo parece substanciar uma tolerância que muitos liberais procuram. O universalismo é biblicamente insustentável, mas soa como boa musica nesse mundo confuso. A ênfase dos livros e dos ensinos de Manning é a graça e a bondade de Deus, excluindo a sua justiça. "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." (Romanos 11 : 22)

Como ensina os místicos da nova era e muitos ocultistas, Manning ensina as técnicas de esvaziamento da mente como técnica mística, cita ensinos e técnicas de hereges e místicos católicos antigos, e faz uma sopa intragável para cristãos bíblicos e saborosa para os que tem fome sem ter paladar da verdade.

Manning não gosta da bíblia, raramente a cita em seus escritos, ele não simpatiza com os protestantes ortodoxos e bíblicos, porque esses não engolem suas pílulas de cristianismo mágico. O evangelho de Manning é mais psicológico e místico do que ortodoxo, suas palavras e seus ensinos podem ter boa aparência de piedade, mas nega o seu poder. As técnicas e seus ensinos são perigosos e cada cristão deve tomar muita preucação, nesses dias enganosos, onde muitos tem usado de terminologias cristãos para apresentar doutrinas e distorções teológicas descaradamente, nosso discernimento bíblico precisa funcionar constantemente. A exortação de Paulo é “"TU, porém, fala o que convém à sã doutrina." (Tito 2 : 1) ele adverte: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário