terça-feira, 22 de setembro de 2009

A BIBLIA É PARA TODOS

Li recentemente um artigo de um apologeta católico, criticando a postura protestante relacionada a leitura da bíblia. O romanista defendia a antiquada e atrasada tese de que a bíblia deveria ser vetada ao povo, e que só os prelados deveriam ler e instruir as massas. A apologia feita para o ensino da proibição da bíblia seguiu junto com amplas evasivas, a citação de textos fora de contexto. Vetar a bíblia para o povo alem de ser contra os propósitos divinos, revela a total incompetência do clero católico em ensinar a verdade.. Perdoem-me muitos católicos, mas essa tese medieval requer uma analise mais acurada. O dito apologeta afirma em sua defesa de que a bíblia não deve ser acessível ao povo, citando Paulo onde afirma que a letra mata. A frase é tirada e arrancada do contexto de II Corintios 3. ali Paulo não esta afirmando nem de longe que a palavra de Deus mata, como pretende o tal. No contexto a letra que mata é: o ministério da morte, gravado com letras em pedras, ,(Versículo 7). Ou seja, era a lei mosaica, que tinha o seu ministério na revelação e condenação do pecado. Por isso entendemos que: a letra mata e o Espírito vivifica. (versículo 6). Não há na bíblia qualquer tipo de texto que ensine ser a bíblia seja um livro hermético e que só os autorizados, podem ler e interpreta~las. Muito pelo contrario, Jesus ensina o homem a ler a bíblia. : Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39). Jesus não dirigiu essas palavras para sacerdotes. Alias se são os sacerdotes autorizados a lerem e interpretarem, então a bíblia é realmente para todos porque a bíblia ensina o sacerdócio universal de todos os santos: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1Pe 2:9). A bíblia é útil para todos os homens, e estudar com diligencia as sua paginas e praticar os seus preceitos, nos leva a libertação do pecado e não ao pecado. (2Tm 3:16 e 17 Salmos 119:105 e Salmos 1). Somente lideres que desejam alienar as pessoas, vetam a leitura das sagradas escrituras ao povo, esse raciocínio medieval ainda existe na mentalidade de muitos ditos sábios, que para defenderem suas teses heréticas arrancam textos do contexto para fazer com algo pareça ser verdadeiro quando na verdade não é.
CLAVIO JUVENAL JACINTO

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