sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Criação da vida: As alternativas

Evolução teista; explica que Deus Criou a vida por intermédio da evolução das espécies. Ela não é aceita nem pelos ateístas e nem pelos cristãos bíblicos conservadores. Essa é uma teoria intermediaria aceita pelos mais liberais, católicos e protestantes. A evolução teista tenta defender a crença num deus estranho, que faz com que as palavras de Gênesis sejam menos verídicas do que as palavras de Darwin. A evolução teista, sem querer dá autoridade para o darwinismo e servidão a bíblia sagrada.

A teoria do Gênesis alegórico. Muitos afirmam categoricamente que a descrição dosm primeiros capítulos de Gênesis é uma alegoria, e não deve ser interpretada como narrativa histórica. O problema dessa teoria é que ela não respeita o contexto geral das escrituras. Qualquer estudante sério descobrirá que tanto os apóstolos, como o próprio Cristo, aceitaram as narrativas de Gênesis como históricos e não como alegóricos. Trata-se de uma invenção de homens, ou melhor doutrina de homens.

A rejeição completa da bíblia. Muitos ateus e humanistas fazem isso. Eles simplesmente não crêem na bíblia. Muitos não crêem nem no criacionismo bíblico, nem o evolucionismo darwinista, tornam-se agnósticos.

Criacionismo bíblico. Aceita o livro de Gênesis e o testemunho posterior de todas as escrituras como uma narração verídica e fiel do começo de todas as coisas, inclusive da criação da vida. É abrangente, crê num homem bipolar, material e imaterial, na possibilidade de comunhão com o criador, e numa posterior restauração cósmica. É a teoria mais viável, mais sábia, mas abrangente, e a que melhor se encaixa no padrão da existência de todas as coisas.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Texto elaborado através de uma reflexão da obra de Charles Ryrie: “Nosotros creemos em Creacion” editado por :Edicions Cristianes Bíbliques, Catalunya-España.
Maquetación/Edición: A.M.M. Apartat 2533. 08080 Barcelona.

0 comentários:

Postar um comentário