sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PERMANECER NA DOUTRINA

A importância de permanecer nas doutrinas dos apóstolos


O S Boyer define o termo doutrina como”tudo o que é objeto de ensino, disciplina” Millard Erickson define que a doutrina é “crença ou ensino a respeito de temas teológicos ou seja, um aspecto relacionado com a natureza de Deus, e sua ação no mundo.” concluímos a partir dessas duas definições acima que a doutrina é o conjunto de ensinos bíblicos aplicativos, deixados por Cristo e os apóstolos e os profetas, para a estruturação e consistência substancial da igreja do Senhor.
O conjunto de doutrinas cristas é no seu todo a revelação normativa de Deus vivo. É por esse motivo que ao ouvirem os ensinos de Jesus as multidões se admiravam devido a beleza e a profundidade dos ensinos pronunciados por cristo (Mateus 22:33 e Lucas 4:32).
A mensagem cristã é a única que tem sua origem no coração de Deus. Todas as outras mensagens religiosas, por mais refinadas que sejam na aparência espiritual, têm origem em duas fontes: na mente do homem ou no mundo dos espíritos caídos.
Resolvendo a questão da definição, entramos para a definição objetiva. O cristianismo é valido e produz resultados reais quando a doutrina bíblica é praticada. O apostolo Tiago adverte a todos os cristãos, que ouvir sem praticar é um caminho aberto para o auto engano(Tiago 1:22)
Como doutrina ortodoxa entendemos o conjunto de tudo o que nos é ensinado nas escrituras, e que é valido para a era da graça de Deus, ou seja o tempo da igreja até consumação de todas as coisas e que se encontra dentro dos 66 livros das escrituras, e que se harmonizam dentro de uma estrutura progressiva e equivalente em equilibrio uma com as outras dentro do contexto no seu todo.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário