sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AS PROFUNDEZAS DE DEUS E AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS



Em I Corintios 2:10 encontramos a afirmação de Paulo, que o Espírito Santo penetra todas as coisas até mesmo as profundezas de DEUS. Em Apocalipse 2;24, é descrito algo a respeito das profundezas de satanás. Nesses dois textos vimos que existe as profundezas de DEUS e também as profundezas de satanás. O que vem a ser isso?

Até onde podemos ver, aqui se trata de questões espirituais, algo de teor profundo e requer da nossa parte um grande temor. O homem pode experimentar qualquer um dos dois, tanto as profundezas de DEUS, numa intimidade e num relacionamento na área da santificação, como também pode experimentar as profundezas de satanás indo longe no ato da incredulidade e do pecado, tendo intimidade com o mal e se relacionando com todas as espécies de abominações.

Nós vimos como Enoque de alguma maneira encontrou as profundezas de DEUS, ele era intimo, o profeta solitário ante-diluviano, estava lá, não era um ser super espiritual, era um homem comum, mas que andava com DEUS, conhecia DEUS, convivia Com DEUS. Quando Paulo ordena que o cristão seja cheio do Espírito Santo, como lemos tão declaradamente em Efesios 5;18, ele está abrindo a porta da possibilidade de que um homem mortal pode ter um relacionamento equilibrado com DEUS, e conhecê-lo mais profundamente. Encher-se é ter em abundancia, é a plenitude, e a plenitude é como um fluir para as coisas espirituais. Em Hebreus 12:14 o SENHOR nos diz que devemos seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a DEUS. Essa é a questão, a santidade não é um caminho brando, não é um caminho fácil. Escolher ser amigo de DEUS é escolher ser oposto aos prazeres desse mundo. Quando andamos em direção a DEUS, precisamos para de pecar, e isso nos leva para o conhecimento de DEUS, a intimidade e a relação intima com ele, da mesma forma o pecado nos afasta de DEUS, e nos leva para a obscuridade do mal. As profundezas de satanás, são os lugares distantes da escuridão produzida pelo pecado. Esse acesso terrível e abominável é profundo e terrível e muitos satanistas da historia parecem ter encontrado essas profundezas, até mesmo pessoas envolvidas com a religião nazista da segunda guerra mundial parecem ter encontrado essas profundezas de satanás, o conhecido satanista Aleister Crowler experimentou essas profundezas terríveis e malditas de satanás. O pecado conduz o homem para as profundezas da natureza do inimigo de DEUS, por outro lado a santificação e a consagração nos eleva para mais perto do SENHOR. Em I Tessalonicenses 4:7 Paulo afirma que DEUS não nos chamou para a imundícia mas para a santificação, esse deve ser o nosso alvo, pelo Espírito Santo, devemos alcançar as profundezas de DEUS, devemos buscá-lo, amá-lo, servi-lo, honrá-lo porque ELE é o SENHOR, ele é santo e justo, maravilhoso, misericordioso. Por outro lado as profundezas de satanás conduzem o homem para longe, para o abismo, os espíritos rebeldes que aderiram a sua rebelião foram precipitados nas profundezas de seu mestre. Cada pecado é um passo para o coração do diabo, mas cada ato de santificação e obediência é um passo para nos aproximarmos de DEUS.

A característica do cristão espiritual é que ele tem comunhão no espírito Santo como descrito em filipenses 1:21, essa comunhão NO Espírito Santo permite a intimidade com DEUS PAI e com seu FILHO JESUS CRISTO. (I João 1:3). É assim que se processa o conhecimento das profundezas de DEUS, ela se dá por uma plenitude de vida, e sem duvida se concretizará com todas as potencialidades na eternidade, onde conheceremos a glória excelsa do SENHOR, e também desfrutaremos de perfeita santidade. Com relação as profundezas de satanás, essas profundezas revelam a intensidade do pecado, sua devassidão e suas conseqüências fúnebres, como morte moral, espiritual e eterna. Assim vimos como o Sodoma e Gomorra experimentaram essas profundezas. O Egito antigo dos faraós também experimentaram essas profundezas pelo ocultismo e o culto a antiga serpente que é o diabo(Apocalipse 12:9 e 20:2). A experiencia nas profundezas de DEUS no entanto terá sua plenitude na Nova Jerusalém, cidade eterna dos remidos tal como encontramos descrita em Apocalipse 21:9 a 27.

Vários povos pagãos, alguns deles também penetraram nas profundezas de satanás, com a extrema idolatria e sacrifícios humanos, sabemos que Paulo define a idolatria como cultos aos demônios(I Corintios 8), e quem cultua demônios entra na esfera das profundezas de satanás.

Assim vimos como as duas profundezas são opostas uma a outra, nas profundezas de DEUS, descobrimos sua perfeita santidade e nos tornarmos humildes, nas profundezas de satanás o homem se enche do mais vil orgulho e se rebela contra os princípios divinos. Nas profundezas de DEUS não há trevas e nem sinais de pecados, nas profundezas de satanás o homem encontra todas as raízes da rebelião e é ali a matriz de todos os pecados. As profundezas de satanás são as fossas abissais dos pecados e das abominações. Nosso coração treme diante disso, e devemos fugir desse lugar de extrema escuridão, jamais devemos permitir que o pecado assedie o nosso coração, pelo contrario, devemos resistir ao pecado, resistindo até o sangue combatendo contra o pecado, como descreve o autor aos Hebreus (Hebreus 12:4).

Paulo nos exorta “Conserva-te a ti mesmo puro”(I Timoteo 5:22) e devemos permanecer puro pelo sangue de CRISTO, já que conhecer as profundezas de DEUS é conhecer ELE em toda a plenitude, e JESUS mesmo afirma”bem aventurado os puros de coração porque eles verão a DEUS” (Mateus 5:8) a minha exortação a todos os que desejam se empenhar em fugir do pecado e se aproximar de DEUS é “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

(Oséias 6:3)

DEUS ABENÇOE A TODOS OS MEUS LEITORES

Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário