sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CRISTO CÓSMICO?







Imagem do suposto "cristo cósmico" nada a ver com o CRISTO histórico do Novo Testamento.


Jesus em seus sermões proféticos prenunciava a vinda de falsos cristos e falsos profetas que sinalizariam o fim dos tempos. Nas ultimas décadas tem surgido um fenômeno mundial, onde pessoas assumem a identidade de serem o cristo, mas entre tantas teorias de identidade, a teoria do cristo cósmico, tem sido a mais difundida na sociedade. A causa dessa ampla difusão é o crescimento do espiritualismo e do movimento new age, bem como sociedades secretas e outras vertentes esotéricas como escolas iniciaticas e ordens de nomenclatura filosófica ocultista.

Quem é este cristo cósmico?

O espiritualismo geralmente tenta redefinir o cristo, e negar o Cristo histórico e bíblico, na mentalidade de tradição esotérica, Jesus é uma coisa Cristo é outra. Para os esotéricos Buda o iluminado e Akhenaton, faraó egípcio foram também uma espécie de cristo. Jesus seria apenas um entre muitos cristos que surgiram e surgirão sobre a terra. É lógico que isso não é verdade, João 5:58 Cristo afirma “Antes que Abraão existisse eu sou” ele estava falando da sua eternidade, Jesus não tem nada a ver com Buda e muito menos com um faraó egípcio, ele é uma pessoa única, e quando ele diz ser a verdade, fala no singular referindo-se a ele somente, e não numa espécie sistema hierárquico de cristos, onde Jesus venha ser apenas mais um. Isso é um erro. Jesus cristo é o filho unigênito do PAI(João 1:14 com 3;16), e portanto ocupa um lugar em DEUS que nunca ocupou Buda e Akhenaton e seja lá quem for. Jesus ainda denuncia: “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores” (João 10:8).

Para o esoterismo, há um cristo no interior de cada pessoa, que precisa ser despertado, daí o termo “cristo cósmico” cristo deixa de ser um ser único para ser um em cada pessoa, e cada pessoa pode ser um cristo, como foi o CRISTO de dois mil anos atrás. É lógico que essa idéia errônea soa muito bem para se encaixar com conceitos falsos ensinados pela nova era e por muitos movimentos espiritualistas, de que somos deuses.

Mas Jesus Cristo é único, ele é o verbo de DEUS, e a doutrina da triunidade de DEUS o coloca como uma pessoa dentro da divindade única. Não há outro, assim como a bíblia determina que ele é o único salvador(Atos 4:12) enquanto que a doutrina espúria e falsa de um cristo cósmico, coloca cada ser humano como o próprio salvador de si mesmo, o que é uma farsa diabólica. Jesus é o caminho(João 14:6) mas na teoria do cristo cósmico, cada ser humano é ensinado a despertar o cristo que está em nele mesmo e para que seja o salvador de si mesmo. Ou seja : o esoterismo ensina que há outro cristo, ao invés de ensinar que somos pecadores, ensinam que o cristo interior pode ser despertado pela iluminação e que portanto somos deuses, e não pecadores.

A idéia de negar o pecado é comum entre os espiritualistas. Porque negando a pecaminosidade do homem, não há necessidade de um salvador para a humanidade, e fica claramente exposto que um Cristo único e histórico não se encaixa com esse conceito. É necessário inventar um outro cristo, e o espiritualismo fabricou um para que se encaixasse em seus conceitos errados a respeito da natureza do homem.

O conceito de um cristo na visão esotérica espiritualista é completamente fora do escopo da revelação bíblica. O cristo cósmico seria a antropomorfização da luz, não o verbo que se fez carne, mas a cristalização de uma consciência elevada ou algo mais ou menos assim. Vários personagens históricos teriam alcançado essa iluminação de consciência, e se transformaram em elevados seres de luz, ou em seres cristicos. Entre eles como já citei acima, Buda e então na visão da tradição espiritualista: Jesus de Nazaré.

A advertência de Jesus a respeito do surgimento de falsos cristos em Mateus 24;24 é normativa nessa questão. Um cristo cósmico não se encaixa nos padrões de revelação das escrituras tal como é aceito pelos cristãos ortodoxos, por isso precisamos ver a teoria do cristo cósmico como um sinal profético, levando a concluir com clareza de acordo com os prenúncios bíblicos, que se trata de algo completamente sem sustentação bíblica, e necessariamente o conceito de que todos somos cristos ou pelo menos poderemos ser, e que a aplicação teológica de que outros homens de elevada “espiritualidade” também foram cristos, é algo que soa completamente estranho aos olhos de qualquer cristão que estude e creia na revelação bíblica.

O cristo histórico e divino, morreu e ressuscitou, e isso faz parte da historia da igreja, sua existência está fundamentada nessa realidade, nesses fatos. A parusia ou volta do mesmo Cristo se baseia no fato de que ELE é a mesma ´pessoa única, sem precedentes na historia da civilização, ocupa um lugar a destra de DEUS depois que ressuscitou literalmente e voltará literalmente da mesma forma que subiu, como tão claramente lemos nos textos proféticos relacionados ao assunto da sua parusia, ou sua vinda(Atos 2:33 com Atos 1:11 etc) ora lemos nas passagens proféticas, e principalmente em I Tessalonicenses 4:16: “porque o mesmo Senhor descerá do céu...” veja bem a afirmação de Paulo O MESMO SENHOR, ou seja, o Cristo histórico, não outro mas o próprio cristo dos apóstolos e profetas, o cristo bíblico.

O conceito do cristo cósmico vê a manifestação de cristos em uma pluralização de ´pessoas nas mais diversas épocas da civilização, e na mentalidade de alguns em todas as galáxias do universo, é portanto na visão esotérica um fenômeno universal.

Como a bíblia não reconhece nenhum grande líder religioso do antigo testamento, como sendo a manifestação de CRISTO, mas reconhece UM SÓ CRISTO, a bíblia não tem sido muito útil para os espiritualistas, e de fato a bíblia tem sido rejeitada quase que completamente pelos adeptos da teoria do cristo cósmico. Uma analise da cristologia do Novo Testamento nos leva para um terreno firme, JESUS CRISTO é Deus, fez uma obra única de redenção, ele mesmo se revelou como único, em Apocalipse 1:17 ele declara ser o ALFA E O OMEGA, (compare com Isaias 41:4) após a ressurreição, Cristo apareceu como a mesma pessoa(Atos 9:17) ele é o criador(João 1:3) e a declaração de Hebreus 1:3 é taxativa e maravilhosa: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”

Em suma lemos em João 3:35 e João 5:22 que Jesus Cristo, o SENHOR, será juiz de todos, e ELE mesmo é herdeiro de tudo, isso coloca nosso salvador em lugar único no universo. Ele é incomparável.

SEJA O VERDADEIRO CRISTO LOUVADO E AMADO E SERVIDO PARA TODO O SEMPRE.

Clávio Juvenal Jacinto.

0 comentários:

Postar um comentário