quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COMO PREGADORES MATAM OVELHAS DIANTE DO PULPITO



“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel: profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura e vos vestis da lã, e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes: mas dominais sobre elas com rigor e dureza...” Ezequiel 34: 1 a 4

Estamos diante de uma palavra dura, séria, e que pode ser aplicada para os nossos dias. Em Hebreus 5:12 vimos que a palavra de DEUS, fala sobre leite espiritual e alimento sólido. Vamos analisar um pouco a situação, levando em conta os dias modernos, onde abundam lideres que dizem ser pastores e ou pregadores. Eu mesmo conheci alguns que nunca foi atrás dos desviados, mas no púlpito pregavam duro quando o assunto era dizimo...

Aliás, com o evangelho diluído que muitos abraçaram, o que se tem apresentado as ovelhas senão pastos secos, bolotas e restos de levedura supersticiosa de teologias desgastadas como a confissão positiva e a teologia da prosperidade. A mensagem atual e que está na moda é a auto-estima, falar e denunciar pecado nem pensar. E o povo se degusta com as pipocas espirituais e as guloseimas que incham os crentes ao invés de dar crescimento espiritual. Cristão mal alimentado tem tendências de adoecer, se enfraquecer e morrer. Mas quem está preocupado com isso? O que importa é a lã das ovelhas e não a vida delas, essa é a visão de muitos pregadores modernistas que ocupam o púlpito para pregar a conveniência pessoal e não o evangelho. Não há compromisso real, e o povo cai na conversa fiada e barata dos sermões emotivos e sem sabor de evangelho autentico que estão pregando por ai.

Como pastores e pregadores matam almas e as levam para a condenação eterna? Simples; é só subir o púlpito para pregar um “deus” cardiologista, que só quer o coração, e que portanto não está preocupado com o que você veste não importa quão erótico, sensual e vergonhoso possa parecer. Sim digo mais, mata-se ovelhas quando se prega sermões sem sal espiritual, onde ensina o povo a abandonar a cruz, a caminhar pelo caminho largo, quando não se ensina a separação do mundo, quando não se prega mortificação da carne, quando não se ensina que nesse presente século mal, devemos viver de forma a não se conformar com esse século! Meu amado não quero ser duro e frio legalista, mas tenho visto com meus próprios olhos, pessoas freqüentando igrejas evangélicas, sem receber qualquer transformação de vida, fazendo as mesmas impiedades que faziam quando não freqüentavam a igreja. Elas foram convidadas para “aceitar Jesus” sem precisar acertar o arrependimento de seus pecados. Isso pode funcionar? Claro, desde que a liderança esteja disposta a contar cabeças e contar os dizimistas. O que importa é o numero (de enganados) enchendo os templos, isso é o que interessa, o resto, meus amigos e acessório, pregar arrependimento, mudança de vida, estilo de vida de santidade, moral e ética são assuntos para denominações retrógradas, fechadas, fundamentalistas e para pregadores fanáticos antiquados. Os postulados do falso evangelho estão ai vendendo o produto barato do evangelho sem transformação, que faz o pecador amar ao pecado ao invés de odiá-lo, que faz o pecador continuar com o pecado ao invés de abandoná-lo. O termo pecado está cada vez mais diluído, até onde chegaremos para definir o que é e o que não é pecado? Não mais sabemos, talvez daqui um dia teremos uma denominação evangélica chamada de “igreja pode tudo e não se proíbe nada” afinal de contas o chavão “é proibido proibir” já foi proclamado por supostos cristãos modernos. Essa é a filosofia tendenciosa que flui e impera dos púlpitos modernos. O ouvinte crente ou não é freguês, e não pode ser espantado, por isso vamos falar de auto-estima, de assuntos bons, como “aceite Jesus e fique rico” “Deus só quer o coração” não se preocupe com os mandamentos, eles são estão lá nas escrituras para ocupar o espaço das paginas que não podem ficar em branco. O discurso entretenimento carregado de elementos emotivos tem preenchido o vazio do homem pecador, como preenche as drogas e o álcool e a pratica de vários pecados, nunca de fato nunca pode substituir a mensagem imperativa de que o homem é pecador, precisa se arrepender, abandonar os seus pecados, nascer de novo, mudar de vida, dar frutos e viver em santidade. Pastores e pregadores que se omitem de pregar a verdade do evangelho estão causando sérios danos em almas humanos que padecerão eternamente no lago de fogo por causa do discurso enganador de que o homem não precisa se arrepender de seus pecados, abandonar os seus pecados e lutar contra todos os pecados. As guloseimas espirituais são muito atraente, a mensagem do evangelho moderno pode ser muito colorida mas ela é falsa, é mortífera e enganosa. Quando Paulo adverte sobre o anátema dos outros evangelhos, está incluindo esse falso evangelho que ensina o homem a aceitar um cristianismo humanista, apostata e superficial. Enquanto escrevo essa matéria, milhões de pessoas são enganadas porque acreditam firmemente que pelo fato de terem correspondido ao convite de um pregador de “aceitar Jesus” como uma mera mercadoria espiritual, já tem seu passaporte garantido para o céu.

Que tragédia quando naquele dia, as pessoas que foram enganadas pelo evangelho barato ficarem frente a frente ao trono branco para serem julgadas porque foram enganadas por falsos discursos de pastores e lideres que não tinham compromisso com a verdade, que estavam usando apenas de uma conveniência para apresentar números e resultados, porque o que importava era as finanças da igreja e o numero de freqüentadores ao templo. Mas um dia o show chega ao fim, alma após alma, pregadores terão que dar conta, uma após uma, que foram enganadas, multiplicará a maldição sobre suas cabeças, e não duvido que os mais desesperados do inferno forem aqueles que em vida contribuíram mais e mais para levar pessoas para lá por intermédio de um evangelho distorcido que ignorou a suprema obra da cruz. É hora de bradar um alerta, evangelho não é sinônimo de mercantilismo de almas, não, mil vezes não! Evangelho valoriza almas, mesmo aquelas, que são modelos de viúva pobre que tem apenas alguns centavos para dar de oferta. Verdadeiros pastores e pregadores dão a própria vida se possível para morrer por elas, pregam a verdade, ainda que ela seja uma mensagem impopular para os nossos dias, ainda que as pessoas rejeitem como sendo a verdade, ela tem que ser pregada, mas vale ver pessoas sendo julgadas por terem rejeitado a verdade do evangelho do que serem condenadas pelo falso evangelho que você pregou. A escolha é sua. Milhões de almas são mortas na mensagem do falso evangelho, elas abraçam o erro com sinceridade, e firmam raízes num evangelho divorciado das escrituras, confiantes de que estão no caminho certo, porque quem as pregou continua no falso discurso, impregnando assim a mente dos enganados com mais e mais falsos discursos. A mensagem envenenada do falso evangelho pode matar os ouvintes, sim, e uma vez que se concretiza a morte o que pode ocorrer é uma indiferença pelo verdadeiro. As pessoas estão rindo quando os verdadeiros peregrinos andam por esse mundo, a mensagem de santidade soa antiquada, e digo sem errar há evangélicos que odeiam a palavra “santidade”, porque ela não se encaixa nos padrões de um evangelho modernista. E hoje as mensagens que soam dos púlpitos modernos simplesmente são contaminadas com o fermento da apostasia e cada vez menos púlpitos são de fatos ocupados por homens comprometidos com a sã doutrina.

Tenho dito aos meus amigos e companheiros de ministério, que nesses últimos dias não tem sido muitos: “devemos pregar aquilo que o povo precisa ouvir, e não aquilo que o povo quer ouvir.”

Nesses dias confusos, tenho me comprometido a estabelecer princípios que exaltem a obra do calvário e denunciem a pecaminosidade do homem, e sua necessidade de se arrepender de seus pecados, tenho me esforçado para conduzir pessoas ao entendimento de que Jesus morreu por causa de nossos pecados, e então tentar explicar o quão devastador é esse pecado, cuja resposta divina foi radical, através da morte de CRISTO na cruz.

Essa não é uma mensagem muito popular, também não é muito aceita em uma sociedade pecadora, mas ela é a essência do evangelho. Não devemos nos preocupar com os números, mas com conversões genuínas, conversões dinâmicas operadas pelo poder do Espírito Santo, mediante a mensagem expositivo de um evangelho sadio. Paulo em Tito 2;1 nos exorta a pregar a sã doutrina, não um evangelho barato, devemos ter compromisso com verdade, e não devemos compactuar com o show teatral dos púlpitos modernos, que querem reavivar a todo custo a mensagem de Laodicéia, e implantá-la em todos os lados. É tempo de despertarmos do somo como diz Paulo em Efesios 5;14.

Resista ao evangelho “doce de coco” as mensagens tipo “docinhos para crianças” elas não sustentam a alma, seu colorido pode ser atraente, mas elas não vão te fazer bem. Chega de mensagens recheadas de humanismo secular, confissão positiva e auto-estima e outros ingredientes new age. Antes procure o alimento sólido, que sustenta e da crescimento espiritual.

Não se deixe enganar, você não foi chamado para ficar rico, você foi chamado para frutificar. Deus te convida para ser santo como ele é santo, a não se conformar com este século e a renunciar toda a avareza, luxuria, erotismo e sensualidade. DEUS tem princípios espirituais que precisam ser aplicados na sua vida diária para um progresso e um crescimento sadio. Pregadores em todo o mundo tem emitido sinais de decadência espiritual, quando pregam seus “doces de abóboras” ao invés do evangelho de CRISTO. a doce mensagem do evangelho light deixará frustrado muitos ouvintes, quando descobrirem tarde demais que a realidade é intensamente amarga.

Que DEUS tenha misericórdia dos que enganam e dos que estão sendo enganados.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário