sábado, 9 de outubro de 2010

Cuide da sã doutrina




A bíblia nos dá muita advertência a termos cuidado com a doutrina pura e sã. Encontramos nas paginas do NT exortações para sermos sóbrios e vigilantes com relação aos erros destruidores. Em uma matéria tratando sobre o assunto, o famoso pregador David Wilckerson alertou:

“Quero dizer de maneira que não reste nenhuma dúvida, que é perigoso dar ouvidos a ensinos errôneos. A falsa doutrina pode condená-lo ao inferno mais rapidamente do que todas as paixões ou pecados da carne. Os falsos pregadores e mestres estão mandando mais gente para o inferno do que todos os traficantes de drogas, gigolôs e prostitutas juntos. Não acho que esta seja uma afirmativa exagerada - creio nisto. Multidões de cristãos cegos, mal conduzidos, estão cantando e louvando ao Senhor em igrejas escravizadas pela falsa doutrina. Milhares sentam-se para ouvir mestres que estão pregando a doutrina de demônios - e ainda saem dizendo: Não é uma maravilha?” (1)

a importância de viver um cristianismo bíblico é essencial nesses dias de confusão, onde muitos se identificam como “apóstolos” “profetas” e “pregadores”. Tem me assustado o numero pregadores ensinando heresias e mentiras, e fazendo uso de manipulação psicológica para iludir enganar o povo e denegrir a imagem do cristianismo.

Porque as pessoas não estão lendo a bíblia com amor? Porque elas não estão enxergando nas escrituras todas as advertências com relação aos últimos dias?

Falsos profetas e falsos pastores tem circulado livremente por causa do povo ingrato que troca a primogenitura da palavra de DEUS pelo prato de lentilhas dos sinais e prodígios de mentira.

Também tenho me assustado como as pessoas religiosas ditas evangélicas que se sentem bem diante da iniqüidade dos falsos profetas. Eles falam coisas que não se cumprem, não vivem uma vida integra, mas circulam livremente em certas denominações que conheço, sem contudo receberem nenhuma oposição. É o pecado em livre acesso diante dos narizes semi-mortos dos evangélicos maquiavélicos.

Embora Paulo nos convide para o combate, para a militância do evangelho e da sã doutrina, vimos um punhado de gente covarde e relativista com capa de “conservador” partícipes da mesma mesa dos profetas de Jezabel. O autor aos hebreus, nos adverte a não se deixar levar por doutrinas estranhas (hebreus 13;9) mas embora essas e outras advertências estejam correntes nas escrituras as pessoas se deixam levar por engodos, sem avaliar se as doutrinas e os ensinos que estão recebendo ou ouvido tem base bíblica contextualizada ou não.

Certa vez ouvi um certo irmão confessar diante de todos que ainda continuava um cristão bíblico e conservador, para logo em seguida praticar um ato de superstição desses comuns em movimentos carismáticos apostatas. Através de atos como esses podemos fazer uma clara distinção entre os que são enganados e os que promovem o engano. Há também uma distinção entre aqueles que aceitam todo tipo de ensino sem avaliar e aqueles que não suportam serem corrigidos, como disse Paulo: “não suportarão a sã doutrina” (II Timoteo 4:13).

Muitos cristãos conservadores agora atuam no lamaçal do mundanismo e atacam aqueles que defendem a santidade bíblica e a separação. Muitas pessoas estão sendo enganadas por falta de discernimento, não estão preparadas para discernir o que é bíblico e o que não é bíblico, estão alheios das verdades fundamentais das escrituras.

Textos sublimes como I Timoteo 4:1 acendem o caminho da verdade nesse mundo de confusão e escuridão que invade nosso século, mas as pessoas não estão voltadas para a palavra de DEUS, mas para as palavras dos falsos profetas. As advertências do texto acima deveriam soar um sinal de alerta, mas passa despercebidamente aos olhos dos cristãos modernos, não somente o texto acima, mas também outros textos de igual teor de advertência são ignorados e desprezados, se há algo que falta nos crentes modernos é sobriedade e intimidade pratica com a palavra de DEUS.

Sejamos sóbrios e bíblicos, porque as escrituras nos leva para um caminho seguro, nos indica a verdade transparente, e deve ser lida e estudada com amor e paixão, para que as sombras da confusão não obscureça a nossa visão espiritual

CLAVIO JUVENAL JACINTO

(1)http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts880118.htm

0 comentários:

Postar um comentário