segunda-feira, 11 de outubro de 2010

IDOLOS SECRETOS



“Apego a algum pecado de estimação, ou a algum ídolo secreto no coração. Justificativa para o pecado. Um caminhar com o mundo, irmanando-se com ele. Depois vêm à casa do Senhor vangloriando-se: "Não estou condenado". Isso é um convite aberto aos espíritos mentirosos.”(David Wilckerson)

O nosso grande desafio é manter nosso coração limpos de ídolos. Sabemos que o inimigo de nossas almas luta para introduzir deuses falsos para o ocupar o altar do nosso coração, porque uma vez que haja disposição para permitir que nosso coração seja invadido por deuses estranhos, isso atrairá os demônios, ou espíritos imundos e isso gera sujeira espiritual. Jesus no entanto diz que são bem aventurados os limpos de coração porque eles verão a DEUS(Mateus 5:18)

A visão da glória e das coisas divinas opera mediante um coração purificado, a santidade que procede de um coração puro, influenciará todas as áreas da nossa vida. A bíblia exorta a guardarmos o nosso coração, porque é de suprema importância mantermos o nosso coração puro e limpo. Mas os ídolos podem ser colocados lá dentro, e obscurecer nosso homem interior.

Veja bem, em uma de suas epistolas Paulo explica que o culto aos ídolos é culto aos demônios. Geralmente quando falamos sobre ídolos, vem em nossas mentes os ídolos das religiões pagãs, lembremos do hinduismo com seu enorme panteão de deuses, nos lembremos de religiões tradicionais com seus cultos aos santos.

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (I Corintios 10:14) essa é a exortação bíblica, mas muitas pessoas são comdicionadas a acreditar que essa é a idoltaria pagã, mas isso não é verdade. Paulo mesmo em outra parte afirma: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” (Colossenses 3;5) aqui está claro que a avareza é idolatria. E a avareza é um mal que assola muitos cristãos modernos, não é basicamente um ídolo pagão, mas um DESEJO intimo do coração do homem. Amor ao dinheiro é idolatria, o dinheiro quando colocado como uma prioridade essencial, se torna um ídolo. Tome cuidado, porque não olhamos para o dinheiro que amamos tanto com o mesmo repudio quando olhamos para a estatua de um deus baal ou coisa parecida, mas as conseqüências são as mesmas. Ídolos secretos podem se alojar no coração humano, as vezes é um cantor evangélico, um líder que tem carisma, um vicio, uma denominação, e como tem gente que faz da denominação um ídolo! E tantas e tantas coisas. Ídolo é aquilo que cultuamos com a nossa dedicação, quando damos mais prioridades em satisfazer os apetites interiores do que a DEUS, isso é idolatria. Conheço pessoas que abandonaram uma vida de oração por causa de negócios. O dinheiro falou mais alto do que umas horas de oração: isso prezados irmãos é idolatria. Quando você escolhe o pregador, e isso é que determina o desejo de ir ou não ao culto, você é idolatra. Embora haja algumas razões legitimas para rejeitar pregadores heréticos e apostatas, não devemos escolher o pregador de preferência em detrimento do pregador que prega a verdade que você não gostamos de ouvir.

Há muitos ídolos secretos que se alojam no coração. A mulher nua da cena pornográfica que você viu, quando não vigiou. O desejo de cobiça que se enraíza no profundo do seu ser, a inveja que o seduziu profundamente, a posição eclesiástica que você acredita trazer satisfação para seu ego, tudo isso são ídolos abomináveis. Há muitos ídolos, alguns deles são terríveis, de características infernais. Há que faça da televisão um ídolo, ou ainda pior um altar de idolatria, a televisão como um nicho onde os ídolos de novelas profanas encenam suas mentiras, e onde os deuses e as deusas eróticas do cinema os levam para a libertinagem é uma realidade na vida de muitas pessoas.

Tudo o que rouba o lugar que pertence a DEUS, no seu coração é idolatria. Tudo o que ocupa o seu pensamento em proporções maiores do que as coisas relacionadas ao reino dos céus é idolatria. O ídolo se desenvolve dentro do seu coração na medida que você atribui mais e mais importância.

A. W. Tozer certa vez disse que “Um ídolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um ídolo na mão”. As palavras de tozer são verdadeiras, e deveriamos tomar muito cuidado, para não deixar que ídolos secretos sejam formados dentro do nosso coração. Porque tal coisa vai comprometer a nossa integridade espiritual e nosso relacionamento com o Senhor. Não podemos fazer com que coisas e pessoas, desejos e vícios se alojem dentro do nosso coração e faça dele um altar de idolatria. Nunca devemos permitir tal coisa. Antes devemos analisar todos os princípios espirituais contidos nas sagradas escrituras e aplica-las na nossa vida com cuidado e diligencia. Devemos cuidar do nosso coração, JESUS CRISTO deve ocupar um lugar especial na nossa vida: ELE é o SENHOR. E tudo deve ser valorizado por meio dele, para a glória do seu nome e para a proclamação do evangelho.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

(provérbios 4;23)

Senhor, guarda-nos da idolatria, e abre os olhos daqueles que tem ídolos secretos escondidos no coração, para que esses altares sejam quebrados, e o coração seja purificado.

Amem.

Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário