terça-feira, 5 de outubro de 2010

UM CURSO EM MILAGRES: OUTRO EVANGELHO



Embora a advertência de Paulo sobre a possibilidade de um anjo descendo do céu trazendo outro evangelho parecia ser viável a 2000 anos atrás, essa realidade não deixou de ser antiquada para nossos dias, isso é uma prova eficiente de que as escrituras do Novo Testamento possuem um valor que ultrapassa o tempo e as geração. A advertência de Paulo se encontra em Gálatas 1:8 como podemos observar: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”

O livro “Um Curso Em Milagres” é uma obra de sucesso que vendeu mais de 1,2 milhões de exemplares desde que foi publicado, e já teve edições traduzidas para diversas línguas, inclusive o português. É uma obra canalizada, segundo seus autores, o próprio “Jesus” teria ditado a obra. Em Helen Schucman, 1965 uma psicóloga judia e ateia que atuava na Universidade de Columbia, EUA, começou a canalizar mensagens de um espírito que ela identificou ser o próprio Jesus Cristo. o resultado foi um livro, cuja a mensagem é bem temperada estilo doutrinas da nova era, e foi bem aceito em muitos setores da sociedade, desenvolvendo grupos de estudos em diversas partes do mundo. O Curso Em Milagres é um livro espiritualista, proveniente do mundo sobrenatural dos espíritos, transmitido a uma psicóloga, que acreditou tratar-se da própria pessoa de Cristo. o livro tem sido desde então divulgado pela mídia norte-americana e varias celebridades seculares tem promovido a causa do livro e das mensagens contidas em suas paginas. Até mesmo certos evangélicos tem sido influenciado pelos ensinos do livro, ou pelo menos se associado com simpatizantes da causa, citamos como exemplo, Robert Schüller, da Catedral de Cristal (EUA). O Christian Research Institute, também tem exposto a realidade de que evangélicos tem sido influenciados e cativados pela mensagem de “Um Curso Em Milagres” (1)

Muito pouco tem se escrito em língua portuguesa a respeito do livro e das doutrinas errôneas que o livro expõe, mas já observei que o livro tem circulado em nossa nação, já a muito tempo.

A autora ou melhor canalizadora do livro, afirmava receber as mensagens por ditado interior, experiência mística comum a vários canalizadores e espiritualistas da nova era. O teor das mensagens leva o leitor e o estudante para o espiritualismo oriental, e desenvolve a crença no potencial humano. Durante o percurso da leitura, a suma dos ensinos se choca completamente com as doutrinas do cristianismo ortodoxo, ou seja, são mensagens e ensinos completamente antibiblicos.

O sistema doutrinário de “Um Curso Em milagres” nega o pecado, e portanto também uma expiação. Quase sempre essa é a mensagem espiritualista, de outras fontes canalizadas. O que parece mais incomum no livro, é que ele foi bem organizado, o que auxilia bastante aqueles que querem fazer um estudo sistemático do livro. Bem, o “Um curso Em Milagres” acaba também negando o oficio do Espírito Santo como agente revelador na nova aliança, tal como compreendemos dentro do que está exposto em João 16, o ensino do Cristo bíblico é completamente oposto ao que esse outro cristo ensinou para Schumann. Além disso, ainda descobrimos que o livro faz uma negação sobre a eternidade do inferno, o que contradiz completamente os ensinos bíblicos sobre esse assunto. E acaba batendo na antiga temática da divindade do homem, afirmação da antiga serpente para Eva: “sereis como Deus”. Essa temática embora seja tão antiga, esse truque parece que não se desgasta com o tempo, e como bradou muitos gurus da nova era, a afirmativa deles era que “somos deuses”, assim esse chavão parece transparecer em “um Curso em Milagres. Ao abrirmos a pagina do livro “Um Curso em Milagres” pagina 108, descobrimos que esse tal Jesus , afirmou que o homem é o “caminho, a verdade e a vida” ao invés dele mesmo. Sem duvida trata-se de outro Jesus.

Embora tenha muitas terminologias cristãs, o livro não é cristão, assim como a trilogia do filme Matrix também tem muitas terminologias cristãs, mas a mensagem é basicamente budista com pitadas new age versão high tech. Até mesmo encontramos muita similaridade entre ambos, já que nos ensinos do tal livro ensina que ódio, dor , culpa, medo e pecado são tudo ilusão. O livro foi organizado de forma sistemática, com lições para todos os dias do ano, e realmente tem o poder de mudar a perspectiva do estudante aberto aos seus ensinos errôneos.

“Um Curso Em Milagres” tem uma natureza espiritual contrária a revelação bíblica, se opõe a muitas doutrinas essenciais dos evangelhos, e tem muita similaridade com as doutrinas hinduístas e budistas. Seus conceitos doutrinários confrontam a revelação bíblica. Qualquer cristão que preze pela palavra de DEUS e seus ensinos, rejeita completamente “Um Curso Em Milagres”. Esse confronto doutrinário entre esse livro espiritualista e a bíblia pode ser notado quando lemos textos como Romanos 3:23 e 6:23 onde Paulo ensina claramente a realidade de que o homem é pecador. Complementando esses textos de romanos, encontramos em I João 2:2 “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” Aqui já temos a prova suficiente de que o “Um Curso Em Milagres” contradiz completamente a bíblia quando nega a natureza do pecado, e negando a natureza do pecado, tal livro compromete toda a revelação bíblica relacionada a salvação, redenção, expiação, justificação, céu e inferno etc etc.

ABRAMOS NOSSOS OLHOS. TODO CUIDADO É POUCO!

CLAVIO JUVENAL JACINTO

(1) http://www.equip.org/articles/a-course-in-miracles

Fontes pesquisadas

http://contenderministries.org/courseinmiracles.php

http://endtimespropheticwords.wordpress.com/2010/02/03/the-blasphemy-of-a-course-in-miracles/

http://www.crossroad.to/articles2/007/smith-oprah.htm

http://www.equip.org/articles/a-course-in-miracles

http://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Curso_em_Milagres

0 comentários:

Postar um comentário