quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Charlatães religiosos.

CHARLATÃES RELIGIOSOS

Ninguém vos engane (II Tessalonicenses 2:3)

Uma nova geração de pregadores tem surgido no cenário evangélico moderno, usando táticas e técnicas de manipulação para enganar as pessoas e manipulá-las de um modo geral. Os novos pregadores exploram as massas com surpreendente poder de persuasão, usam métodos de exploração do sentimento alheio para chegar a seus fins, vender seus produtos, angariar fundos, receber glória dos homens e ascender no ministério eclesiástico.

A bíblia adverte que nos últimos dias haveria apostasia da fé, por isso o que escrevo aqui não é novidade para quem ler a bíblia. Mas como prevenir é preciso, se faz necessário escrever e advertir as pessoas com relação aos verdadeiros pregadores da palavra de DEUS, que possuem zelo e ainda estão comprometidos com a sã doutrina. Muitos charlatães religiosos querem apenas graus de posição terrena, querem ser bem vistos pela turba, fazer fama e ser bem considerado pela comunidade evangélica. O alvo é o status de popularidade, atrair os olhos das massas e receber gloria de homens.

Nesse cenário, é preciso desenvolver uma mensagem que venha ser bem aceita pelo povo, ao gosto do consumidor. Aqui vale ressaltar, é preciso mostrar algo, porque o povo é treinado para o fato que precisa acontecer para ser de “deus”. Ai abre-se espaço para a manipulação, para a encenação, para o show. Mas tomo as palavras de Paulo: “digo isto para que ninguém vos engane” (Colossenses 2;4). Temos que abrir os olhos para não sermos enganados e abrirmos a nossa boca para advertir as pessoas que estão sendo manipuladas e enganadas, em suma está em jogo a vida eterna de muita gente!

Os charalatães religiosos não estão preocupados com o seu destino eterno, eles estão simpreocupados com a própria fama, em vender o evangelho que abraçaram, e fazer manipulação para seu bel prazer. Afinal ministério bem sucedido num mundo relativista é ter muitos aplausos, muitas ofertas, muita fama, muitos seguidores, muitos financiadores, o minsterio de êxito precisa ter como alvo pregar para multidões, andar de carro importado, vender muitos DVDs, comprar jatinho particular, etc etc e etc.

Lamento ter que escrever isso, mas não é a realidade? Os charlatães não estão pteocupado com a sua vida espiritual, eles determinam que você vai vencer, vai ser curado, vai receber unção, vai receber poder, vai receber autoridade, vai receber emprego e sei lá mais o que, mas a questão sempre será que a benção nunca vem tão rápido para eles quanto é vem lentamente para você.

As vaidades dos charlatães religiosos no meio evangélico, são diluídos pela mensagem centralidade no eu e suas necessidades mundanas e o culto do humanismo disfarçado de evangelho. Geralmente cada ascensão de um charlatão vem o culto a sua própria personalidade, porque ele quer estar por cima. O auge dessa gente é status a qualquer custo, ser reverenciado e respeitado. Os pregadores de vaidade de nosso tempo desenvolveram um mecanismo teológico deficiente produto de interpretações descontextualizada das escrituras para defenderem seus erros. Adulteram com astúcia a palavra de DEUS, para dar sabor cristão aos seus conceitos errôneos. João em uma de suas epistolas já tinha advertido que em seu tempo já muitos enganadores tinham saído pelo mundo, para ludibriar as pessoas através de ensinos errôneos. Agora, nosso cuidado deve ser redobrado, porque a infestação tem sido de fato muito grande.

Os charlatães religiosos pregam o que convem por ganância ,(Tito 1;11) e somente aquilo que convém e nada mais. Raramente vimos eles pregarem sobre santidade e arrependimento. Não falam sobre a questões importantes como o novo nascimento, a mortificação da natureza terrena e o contentamento com DEUS. Ao invés disso, é incentivado a busca pelo material e é dada uma exortação doentia pela saúde do corpo em detrimento a indiferença com relação a maior de todas as doenças, o nefasto pecado. Por isso não há substância em suas mensagens, não há teor evangélico genuíno. Geralmente tais são movidos por cobiça, quer seja ela por bens materiais ou posições e status na sociedade e na igreja. Pregam com tenacidade seus erros, e não estão interessados em mudar de opinião, suas mensagens são o toque de Midas ou a galinha dos ovos de ouro, conseguem a satisfação egoístas que tanto almejam. Para eles não importa uma vida transformada pelo evangelho ou o caminho de obediência a Deus. Eles não estão preocupados com a questão da igreja perseguida ou da pobreza, com uma perspectiva de ajudá-los, a mensagem de tais é sugar dos pobres sugando seus bens pela pregação manipulativa, prometendo com heresias, que Deus irá ajudar tais a se enriquecerem. Isso não soa um tanto estranho? Se você vê alguns desses falsos profetas distribuindo algum bem aos pobres e necessitados, pode ter certeza de que está fazendo as custas dos seus adeptos, não estão tirando de suas reservas colossais. Você já viu lideres de ministérios de teologia da prosperidade, distribuindo seus bens aos pobres? Constroem impérios as custas do evangelho e não repartem com ninguém, vivendo então no luxo e na boa vida, estilo de vida que Jesus nunca viveu. Assim como no passado existiram apóstolos dos pés sangrentos, hoje existem os apóstolos dos bolsos cheios, não sangram os pés desses novos apóstolos, porque só andam de sapatos de camurça e de carro blindado, o ministério pastoral ao invés de ser o oficio do amor da compaixão e do sacrifício, tem sido a profissão do alto rendimento, anseios ardentes de corações que querem ocupar púlpitos, andar no mais luxuoso terno e viver esporadicamente as custas dos bens e ofertas alheias. Essa modalidade de liderança cristã, é mais pagã do que cristã, está a milhões de kilometros de distancias do modelo bíblico de um apostolado. Paulo desconsiderou o luxo, o status e os bens terrenos, em prol de uma vida de sacrifício ao evangelho, hoje a maioria dos charlatães religiosos deveriam ser chamados de anti-apostolos, porque vivem um estilo de vida completamente inversa dos apóstolos de Senhor Jesus Cristo. veja o que o apostolo Paulo fala sobre as riquezas “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.(I Timoteo 6;9) acaso essa não é uma mensagem contraria ao que geralmente ouvimos no meio evangélico moderno?

E Tiago,o que diz sobre o assunto? “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2:5) veja você mesmo, que Tiago fala sobre riquezas espirituais (A fé) e não com relação as riquezas materiais.

E o autor aos Hebreus, o que diz sobre o assunto? “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.(Hebreus 13:5) meu DEUS, como os autores bíblico tinham uma perspectiva bíblica sobre a questão da vida material. Sabe porque eles eram assim? A vida deles estava centralizada no verdadeiro evangelho de Nosso Senhor JESUS CRISTO. Pra finalizar deixarei as palavras finais com Pedro, em suas epistolas ele trata muito sobre o assunto dos enganadores, quero incentivar você a ler suas epistolas, após a leitura desse artigo.

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.(II Pedro 2:3)

DEUS ABENÇOE A TODOS

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário