quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A IMPORTANCIA DA COSMOVISÃO BIBLICA



Eu ouvi recentemente um amigo e irmão em CRISTO, falar sobre um sermão que tinha ouvido no culto de “doutrina”. Ele falou de sua decepção ao ouvir a mensagem descontextualizada e completamente equivocada do pregador a respeito do perdão. Logo em seguida ele me abriu a bíblia e mostrou como a mensagem estava errada, descontextualizada e equivocada. Então eu salientei a ele a importância do cristão ter uma cosmovisão bíblica. Ter noção do que a bíblia ensina e usar seus princípios praticas no nosso cotidiano e crer nas doutrinas básicas do cristianismo, e acima de tudo ter uma visão ampla das escrituras, fruto de uma leitura apaixonada, sistemática e proveitosa. Ressaltei que ele não foi enganado, justamente porque tinha essas qualidades, era conhecedor profundo das escrituras e aplicava seus princípios e padrões na sua vida. Ter uma cosmovisão bíblica é fundamental nesses dias em que estamos vivendo, onde muitos pregadores modernos não estão comprometidos com as verdades do evangelho. Dentro de uma cosmovisão bíblica, a responsabilidade dos pregadores é levar a mensagem de arrependimento, novo nascimento e principalmente enfatizar a mensagem da cruz. Talvez a mensagem cristã na sua essência não seja tão popular, ela não transmite odor político, mas tem o único objetivo de pregar a sã doutrina, o evangelho verdadeiro que produz verdadeiras conversões. Nessa caso está em foco a mensagem, não a questão do êxito ministerial, a fama a popularidade e os resultados em série. EM Tito 2:1 paulo nos exortou a pregar a sã doutrina, portanto o n osso compromisso é obedecer, os resultados não depende da nossa vontade mas da vontade de DEUS. Se não tivermos uma visão assim, nosso evangelho pode ficar comprometido.

Numa cosmovisão bíblica, aquilo que a bíblia ensina é o que importa, os absolutos de DEUS, a divindade e nascimento virginal, o novo nascimento e a doutrina do arrependimento, a separação do mundo, a inerrancia e a inspiração plenária das escrituras, a total suficiência das escrituras em questões doutrinarias, e outras doutrinas de valiosa importância, jamais podem ser deixados de lado.

Não podemos mudar a verdade de DEUS em mentira como descreve Romanos 1:25, e só podemos evitar isso se abraçarmos a cosmovisão cristã. Precisamos entender a bíblia como o livro divino que nos capacita ver o mundo e entender a partir de uma ótica do plano divino. A bíblia tanto fala sobre realidades físicas como também sobre realidades espirituais. É abraçando pois a cosmovisão cristã, que estabeleceremos convicções fortes a respeito de nossa fé. Uma visão distorcida do cristianismo compromete todo o sistema e gera erros que causam danos irreparáveis. Precisamos estar atentos a isso.

Não podemos pregar a nós mesmos(II Corintios 4;5) mas devemos pregar a palavra(II Timoteo 4;2). Mas se a palavra de DEUS não ocupar um lugar exato em nossa vida cristã, se a nossa vida espiritual não estiver na medida do possível no lugar certo em nossas vidas, então, nosso cristianismo vira humanismo cristianizado. Creio que os valores judaicos cristãos estão perdendo força em nossas convicções pessoais. E isso é perigoso, creio que as doutrinas fundamentais do cristianismo bíblico está cada vez mais ficando de lado nesse mundo pós moderno. É pois preciso alertar aos cristãos a respeito da importância de abraçar uma cosmovisão cristã equilibrada e viver comprometidos com os princípios da palavra de DEUS e seus ensinos em todas as áreas da nossa vida.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário