quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A CONEXÃO XAMÂNICA



Com certeza você já ouviu falar sobre duendes, elfos, fadas e gnomos, pois esses seres não somente se encontram inseridas nas culturas pagãs, como também podem ser encontradas em desenhos animados seriados de TV, e nas crendices da nova era. Livros falam sobre o assunto, revistas abordam o tema e pessoas afirmam ter vistos esses seres. Tais seres, são descritos como seres híbridos(Com asas) de pequenas estaturas (como anões) e com vestimentas medievais. A casuística desses espíritos parece ter suas raízes na Europa medieval, e hoje não é pequeno o grupo de pessoas em todo o mundo que afirmam ver e ter contato com esses espíritos.

Fadas, duendes, gnomos e elfos estão interligados com crenças antigas, e tudo revela que essa conexão está intercalada com o xamanismo. Porque observo essa conexão? Pelo simples fato de que a crença nesses espíritos está ligada a uma outra crença: a ecologia espiritual. O quem vem a ser isso? Nada mais do que a observação da natureza como um campo sagrado, que precisa ser preservado, e que é de uma forma geral uma dimensão espiritual onde o divino está enraizado na própria existência da natureza (panteísmo). A expressão “mãe natureza” tem suas raízes nessa crença, assim como a visão de que a terra é um ser vivo (hipótese gaia) a natureza seria a plataforma onde se manifestam uma série de espíritos que podem ser observados por certas pessoas que possuem um dom especial, ou que experimentam uma espécie de alteração da consciência. Com relação ao xamanismo podemos observar o que descreve certo pesquisador: “Assim como o antropólogo Michael Harner e outros estudiosos, McKenna defende o xamanismo como única forma de estabelecer o contato perdido com a natureza e impedir a destruição do planeta, que já está em curso. Apesar de não ser uma idéia original. Ela faz sentido e está relacionada com os movimentos ecológicos que eclodiram nos anos 60 desse século” (1)

Aqui podemos observar como a natureza é vista como sagrada e como o xamanismo parece ocupar o seu lugar de destaque na defesa ecológica no campo do espiritualismo moderno, mas observamos na mesma matéria: “nas civilizações primitivas, os xamãs tinham uma posição privilegiada. Atuando como uma espécie de feiticeiro das tribos. Eles eram responsáveis pelos rituais de purificação, exorcismo e comunicação com espíritos, o que conseguiam realizar entrando em estados alterados de cosnciencia e penetrando em outras dimensões de existência. Agindo em beneficio da sociedade, esses seres especiais protegiam as pessoas e criavam elos entre o mundo visível e o invisível” (2)

Assim podemos observar, que no xamanismo, a natureza é considerada como a plataforma onde outras esferas ou dimensões existem, e essas esferas ou dimensões estão povoadas de espíritos. A crença em duendes e espíritos da natureza comum não somente entre os espiritualistas modernos, não é muito diferente, na verdade trata-se de uma mesma visão. Em um livro que trata sobre o assunto, a descrição dos elfos, duendes, fadas e gnomos, é praticamente muito parecida com a demonologia clássica, casuística ufológica e outros fenômenos espirituais. Descrevendo por exemplo os elfos, Geoffrey Hodson descreve que os elfos tem “constituição corporal (que) parece consistir de uma massa compacta de substancia gelatinosa, e não apresentar qualquer estrutura interna” (3) o que isso nos faz lembrar, senão com os ectoplasmas do espiritismo? Sobre os gnomos, Hodson descreve : “O gnomo é geralmente classificado como um espirito da terra” (4) a própria descrição já revela a procedência, trata-se de espíritos caídos, disfarçados e que infestaram a terra depois da queda. Há uma serie de gnomos, explica hodson, gnomos da rocha, das arvores, dos charcos e até domésticos. Além desses seres, outros aprecem povoar não somente as florestas mas também a crendice do povo, são ondinas, espíritos do mar, homúnculos, silfos, devas, um verdadeiro exercito de espíritos e elementais, onde uma grande quantidade de pessoas afirmam afirmar e ter contato.

A bíblia não fala sobre esses espíritos, mas fala sobre espíritos caídos, que se transformam em anjos de luz “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. (2Co 11:14)

,esses espíritos caídos possuem fisionomias estranhas, como os descritos em apocalipse

“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.” (Ap 16:13)

não devemos ignorar a astúcia e as maquinações de satanás (II Corintios 2;11)

algumas pessoas acham que tudo isso é inofensivo e que se trata de fantasia, mas para os cristãos que crêem na bíblia, um mundo espiritual caído é real, e não somente real, é sutil e perigoso. As descrições de fadas, duendes silfos e todas essas entidades camufladas de espíritos da natureza, escondem a verdadeira identidade para enganar os incautos e continuar suas atividades de levar pessoas a praticarem ocultismo. H. A. Maxwell Whyte advertiu em seu livro “O Beijo do diabo” que “A palavra oculto significa basicamente escondido. Deste modo o perigo do oculto está escondido dos olhos e do entendimento naturais e somente pode ser revelado pelo Espírito de Deus através da operação de maravilhas. O fato de o mundo espiritual ser invisível, não significa que ele não exista de fato”

o Dr Lewis Sperry Chafer afirma que “o poder de satanás aumenta pela inumerável hostes de demônios, que lhe fazem a vontade e os servem, e que satanás tem contato com o mundo todo através dos espíritos malignos, os demônios fazem um papel m uito importante no controle de satanás sobre a terra e fazem com que seu poder esteja presente por todas as partes.”

A conexão do ocultismo com a causitica de aparecimento de elementais é clara e deve ser evitada por todos aqueles que querem ter um compromisso sério com Deus, uma vez que o envolvimento com o ocultismo não somente é condenada pelas escrituras mas também trazem conseqüências terriiveis sobre as pessoas, devemos advertir a todos sobre esse assunto, e livrar as pessoas das teias do ocultismo, pois o preço de tal envolvimento custará no final das contas muito caro para as pessoas.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

BIBLIOGRAFIA

O Reino dos Devas e dos Espíritos da Natureza-Geoffrey Hodson Editora Pensamento

Grandes Temas Bíblicos- Lewis Sperry Chafer –Editorial Portavoz

O Beijo do Diabo- H. A. Maxwell Whyte – Dinamus

Revista Sexto sentido- Matéria : Dimensões Alternativas de autoria de Gilberto Schoereder

Numero e ano desconhecido

0 comentários:

Postar um comentário