sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CONTROLE MENTAL E PODER DA MENTE



Durante muitas décadas nossa sociedade tem sido bombardeada com teorias de controle mental e poder da mente. Essas teorias tem sido a base para os movimentos de auto-estima e outras vertentes como pensamento positivo e confissão positiva e o movimento de potencial humano. Muitas dessas teorias entraram sorrateiramente em novas teologias principalmente no movimento neopentecostal. O que há de errado com os movimentos de poder mental?

Elas tem suas raízes no ocultismo, e são essencialmente panteístas. Por isso mesmo são perigosas. Os movimentos de controle da mente e poder mental tem dado ênfase em uma doutrina diabólica: a doutrina de que o homem é um deus, por isso mesmo pode alterar o seu destino de forma sobrenatural usando o poder da sua mente, pode criar a realidade pelo poder de sua mente e pode conquistar o impossível pelo poder da sua mente.

Mas a teoria de que o homem é um ser divino não resiste a analise das escrituras. O homem não é um deus, mas um homem, e sempre que o homem é divinizado, o que resulta disso é a idolatria.

Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. (Dt 4:39)

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Dt 6:4)

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Mc 12:29).

Os movimentos de poder mental e controle da mente, enfatizam o potencial do homem, por isso são essencialmente humanistas, o homem passa a ser o centro, por isso mesmo também é ególatra, e assim o homem aprende a confiar em si mesmo ao invés de confiar em DEUS, o que temos a partir daí é um desvio sério da fé em DEUS para a fé no próprio homem. No entanto somos pecadores falidos, porque estamos destituídos da glória de DEUS(Romanos 6;23) Jesus não ensinou esse suposto poder para o homem, vejamos o que ele diz: “Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.” (Mt 5:36), por isso ai está a falência e a impotência do homem, ele não é capaz nem mesmo de salvar a si mesmo e não tem o poder de efetuar a sua redenção, é falso o ensino que afirma que o homem tem um super poder, na verdade,, a bíblia ensina que ele depende de forças exteriores para ultrapassar a barreira das coisas naturais, Davi confiou no SENHOR, e não em si mesmo quando enfrentou Golias, Sansão ultrapassa a barreira das coisas naturais quando estava cheio do Espírito Santo, e o gadareno experimentava um poder sobrenatural quando estava possesso, por isso quase sempre o homem por si mesmo tem forças espirituais bem limitadas. Não há motivo para acreditarmos que somos super-homens, somos apenas homens e nada mais, em condições bem limitadas.

Os movimentos de poder mental e controle mental tendem sempre para o espiritualismo, e aplicam técnicas esotéricas como yoga, relaxamento, esvaziamento da mente e meditação, portas para atuação de espíritos enganadores, e por isso mesmo os movimentos descritos como cristãos se afastam da ortodoxia bíblia e vão para o campo minado do ocultismo, ainda que os conceitos sejam revestidos de nomenclaturas cristãs.

Os movimentos do poder mental e controle mental semeiam confusão porque desviam a pessoa do seu verdadeiro foco, somos exortados a confiar em Jesus e olhar para JESUS, acreditar que podemos tudo sozinho, pelo poder que existe em nós mesmo é uma falácia doutrinaria: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:5) nós somos chamados para olharmos para JESUS e não para nos mesmos, para nossas capacidades e para nossas forças mentais, pois olhar para JESUS nos leva a depender DELE, mas confiar em nos mesmos nos leva para o campo do orgulho e da auto-suficiência, e a auto-suficiência somada ao orgulho são as bases da rebelião. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hb 12:2)

O movimento do poder da mente e do poder do pensamento, é egoísta ao extremo, coloca a humanidade como salvadora de si mesma, e cada homem como seu próprio salvador, acaba por fim negando o pecado, mergulha o homem no espaço obscuro da sua consciência, que no homem caido é escura e nebulosa, isso nada mais é do que uma condição oposta ao evangelho da graça, pois precisamos ser iluminados pela luz do evangelho e ver em CRISTO nosso único SENHOR e salvador, pois está escrito: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4:12)

A bíblia e precisamente CRISTO não nos ensina técnicas estranhas como o esvaziamento da mente, mas nos ensina a renovar o nosso pensamento e acima de tudo ocupar o nossa mente com bons pensamentos e não esvazia-lo (Romanos 12:1 e 2) encontramos essa maravilhosa exortação de Paulo: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8) a bíblia ensina a encher a nossa mente com bons pensamentos, mas os mestres do controle e poder mental, bem como esotéricos, ocultistas e professores de yoga, defendem um ensino completamente oposto, de o homem tem que usar técnicas de esvaziamento da mente para conseguir êxito e despertar suas potencias espirituais.

Estou ciente de que o movimento de poder mental e suas variadas vertentes são perigosas e essencialmente anticristãs, e por fim conduzem os homens a idolatria e praticas que são condenadas por DEUS.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário