quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A SOLIDÃO DO HOMEM ESPIRITUAL






E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra. (Mc 6:47)

A vida espiritual genuína nunca foi o caminho da multidão. As pessoas não querem ser amigas de DEUS, em contrapartida preferem ser amigas desse mundo. A visão da maioria está focalizada nas coisas visíveis. Para ser amigo de DEUS é preciso ter o coração purificado “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5:8).

E ter a sua mente e coração completamente voltada para a comunhão intima com DEUS. Ser amigo de DEUs requer abandono a muitos prazeres dessa vida. DEUS nos chama para a humildade, a mais profunda humildade, a humildade da cruz, a humildade do lava-pés. Só a pratica da perfeita humildade nos leva para o caminho mais elevado da intimidade. Isso custa caro, porque perdemos tudo aquilo que a carne mais ama. Amigos de DEUS não podem ser amigos do mundo. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2:15)

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1Jo 2:16)

as pessoas de um modo geral são devotas das coisas terrenas, veneram os prazeres da vida, mas a bíblia nos adverte: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2:17)

ao abrir as escrituras, descobrimos que os amigos de DEUS, sempre foram solitários, primeiro porque o estilo de vida não se encaixava com os padrões da maioria, segundo porque o isolamento foi uma motivação sólida para ter uma intimidade com o TODO-PODEROSO, a maior parte dos homens não estão interessados em assuntos ligados a devoção profunda e santidade, não! A maior parte está ligada numa teia social de cuidados e prazeres dessa vida, toda a atividade do homem comum circula e se mobiliza dentro desse aspecto, conquistar para si mesmo, agradar a si mesmo, possuir para si mesmo, viver para si mesmo, lutar por si mesmo, angariar para si mesmo. O eu é pois o centro do movimento do homem sem DEUS.

Na vida onde DEUS é o centro, onde o SENHOR JESUS CRISTO é o centro, as coisas não funcionam assim. Não é o nosso eu quem decide ou quem precisa ser saciado. O alvo é dar a adoração e a devoção que DEUS merece, e isso é o objetivo do homem espiritual. Quando uma pessoa busca viver nesse sentido, torna-se estranho aos olhos comuns. O mundo não gosta desse tipo de pessoas, eles jamais podem entender a missão elevada de um cristão que ao ter o SENHOR como amigo intimo, abandona-se a amor radical em ama-lo em todas as coisas.

“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gn 5:24)

o maior bem do homem espiritual é essa amizade com DEUS, o mundo nunca será digno daqueles que amam radicalmente a DEUS, o amam de todo coração, de toda alma e de todo o pensamento. Vou usar de sinceridade, a maior parte dos cristãos não amam a DEUs dessa maneira.

O desafio daqueles que querem amar a DEUS assim, é que eles não se encaixam com os moldes do mundo, o conceito religioso do mundo nunca entenderá a beleza e a radicalidade dos que preferem a solidão ao invés da multidão, para ter um contato mais poderoso, mais intimo, mais profundo com o SENHOR.

Há pessoas que não podem adorar ao SENHOR de perto, são como certos seguidores do antigo pacto: “Depois disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.” (Ex 24:1)

Adorar de longe, seguir de longe, caminhar longe da presença de DEUS, tudo isso são coisas comuns na cristandade, mas aqueles que querem servir, amar e andar com o SENHOR mais de perto, precisam optar pela solidão. Como diz o próprio salmista: “A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.” (Sl 63:8)

Porque deveríamos seguir ao SENHOR de longe, se a palavra nos diz que ELE está tão perto. “Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.”(Sl 119:151)

“Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? “(Jr 23:23)

sabemos que o SENHOR é onisciente, mas sabemos também que a vida intima com o SENHOR custa mais caro, mas é a única coisa que realmente vale a pena nesse mundo, e terá uma grande repercussão na eternidade. Os amigos de DEUS que aqui neste mundo desprezaram a amizade mundana, certamente serão dignos de maior glória nos céus.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário